Bali, Indonésia :: Um lugar irresistivelmente bagunçado

Se exótico significar um “lugar irresistivelmente bagunçado”, essa seria a minha definição para a ilha de Bali – Indonésia!

Por algumas características:

Paraíso (?) …longe disso, porém a mistura de mar/penhascos – montanhas/vulcões – lagos/arrozais, fazem com que a paisagem da ilha de Bali seja bem intrigante sim.

Praias (?) …Normais, mas os penhascos à beira-mar emoldurados com templos imponentes, deixam a faixa litorânea com um apelo bem exótico.

Mar (?) …Depende, os surfistas adoram as ondas, os mergulhadores o fundo, pescadores o alto mar, porém os banhistas pé na areia não se impressionam tanto com as águas em si (nem com as praias).

Cultura (?) …Fascinante, talvez por ser tão diferente da nossa! A dança Barong, as vestimentas coloridas, a música, o ritmo são especialmente encantadores.

Devotismo (?) …Absoluto, o povo é muito devoto, seguem um ritual diário de  Hinduísmo com toques Budista. Procissões, rezas, oferendas e música para seus Deuses são parte da rotina local.

Templos (?) …alguns muito bem cuidados, outros nem tanto. A arquitetura é fascinante e o ar místico faz com gostamos de estar lá.

Povo (?) …hummm, tirando os vendedores ambulantes e alguns guias turísticos que são insuportáveis, os Balineses são bem simpáticos e acolhedores.

Primatas (?) …Sem comentários. Em Bali os macacos são considerados “sagrados” e podem perambular a vontade. Mas os bichanos são é mesmo “safados”, abusados e cleptomaníacos. Cuidado, esconda seus pertences ou nem leve-os.

Trânsito (?) …Caótico, mas todo mundo se entende. Se não entende, buzina.

Artesanato (?) …Capricho, as esculturas de madeira, a pintura, o mobiliário e a prata são marcas registradas da ilha. Não tem nada parecido em qualquer outro lugar do mundo, até existe, mas provavelmente veio de lá.

Culinária (?) …Misturada, aromática e deliciosa. Uma paladar envolvente e picante, impossível não gostar do legítimo Nasi Goreng (arroz frito com tudo junto).

Aroma (?) …Envolvente, o cheiro de Bali é único. A flor Frangipani (Bunga Jepun) é usada em tudo, deixando o ar impecavelmente perfumado.

 Agito (?) …Sim, de calmaria que não vive Bali. A noite é pequena para tantos bares, beach clubs, restaurantes e baladas. A ilha é considerado o “caribe da oceania”, então os australianos e neozelandeses fazem a festa por lá.

Curiosidade (?) …Pintos! Estátuas do “órgão masculino” estão espalhadas por toda a ilha. Para os Balineses o “pênis” é um símbolo da fertilidade, e quanto maior, mais considerável é o significado. Não é fácil se deparar com estátuas desse porte em locais públicos (portas de pousadas, por exemplo).

…Resumindo, essa “bagunça irresistível” de Bali faz com que qualquer fotografia fique impecavelmente exótica 🙂

Dá um look:

Templo Pura Besakih Bali Indonesia
Templo: Pura Besakih é um “destino sagrado” para todos os turistas que vão para Bali
Pura Besakih Bali Indonesia
Templo: Pura Besakih – o templo mãe
Pura Besakih Bali Indonesia
Devotismo: Rituais religiosos dentro do Templo Pura Besakih
Deuses Bali Indonesia
Devotismo: Uma das muitas estátuas/deuses dos templos.
Monte Agung vulcao Bali Indonésia
Interior: O Monte Agung e seu vulcão.
Dança Barong Bali Indonesia
Cultura: A Dança que encanta – Barong
Povo Bali Indonesia
Cultura: sempre impecáveis, o povo é dedicado a sua religião.
Fontes Templos Bali Indonesia
Fontes em um dos muitos templos da ilha
Bali Indonesia
Pra entrar no clima, uma oferenda as Deuses.
Bali Indonesia
O colorido da ilha é inconfundível!
Posto Gasolina Bali Indonesia
Autêntico posto de gasolina Balinês
Ubud Arrozais Bali Indonesia
Arrozais em Ubud, Interior da Ilha
Por do Sol Tanah Lot Bali Indonesia
Tradicional pôr do sol no Templo Tanah Lot

Criadora e editora do blog, adora colocar os pés na estrada! Está sempre planejando uma nova viagem. Sua Bucket List é enorme (e azul), dificilmente irá conhecer todos os destinos que deseja, mas continua esperançosa!

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.