
1, 2, 3, 4, 5 Terre – Itália | Le Cinque Terre
São 5 as terras mais lindas e peculiares da Itália, região da Ligúria, onde fica a Riviera Italiana: Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso. (sentido sul-norte).
Tão lindas e encantadores que me atraíram para lá duas vezes (por enquanto). Fui em 2008 e retornei em 2011. Pergunta se eu voltaria? Sempre! Neste post vou tentar fazer um resumo do que é a Cinque Terre (em português Cinco Terras) e, caso queiram alguma dica extra, é so falar na caixa de comentários, ok?

As Cinco Terras localizam-se a 130 km de Gênova, que é a capital da Ligúria, e ficam praticamente “penduradas sobre o mar mediterâneo”. Maravilha considerada pela UNESCO Patrimônio da Humanidade – não é para menos – o lugar realmente é muito lindo e bastante requisitado por turistas do mundo todo!

Uma boa maneira de conhecer Cinque Terre é ficar hospedado na cidade vizinha La Spezia (que foi onde fiquei hospedada). O acesso até essa cidade é facil e há varias opções de hospedagem. Além disso, a partir dela, é tranquilo de chegar às cinco terras: de trem ou de barco. Outra opção interessante é se hospedar em Portovenere.

Quando estive lá fiquei em La Spezia, fui de barco às terras (para ter a visão imperdível das terras pelo mar) e voltei de trem. Também há a possibilidade de fazer os trajetos a pé pelas trilhas conhecidas como Sentiero Azzurro: mas para isso é preciso disposição e tempo pois a trilha é bastante acidentada e tem aproximadamente 11Km. Há partes mais sossegadas, como a Via del Amore (essa eu fiz questão de fazer a pé) e outras mais puxadas e cansativas (como a que leva à Corniglia e que finda com uma subida de 368 degraus).

Em La Spezia me hospedei no hotel que faz parte de uma rede conhecida na Europa, a NH. Fica em frente ao mar, é confortável e tem um bom café da manhã. A diária para o casal custa em torno de 125 euros, com café incluso. O link do hotel: NH La Spezia.













Outro destaque sobre Cinque Terre é a sua culinária e seu vinho, o Sciacchetrà – que é um vinho doce muito gostoso produzido com uvas Bosco, Albarola e Vermentino. Vale lembrar que as uvas de lá são para lá de especiais, cultivadas íngremes e acidentadas encostas – pense no trabalho do agricultores de lá?!

A comida não fica para trás, não – foi lá que comi a melhor Bruschetta de minha vida, com tomate, atum e bastante azeite 🙂



Os vilarejos e suas ruelas são um capítulo a parte: graciosos e ótimos para passear, parar nas lojinhas, comprar lembranças e artigos típicos da região.
E, não podia deixar de mostrar, a já citada Via Dell’Amore – que nos leva de Manarola à Riomaggiore e que fiz questão de fazer a pé e de levar meus cadeados (é um ritual bastante comum dos turistas levar 2 cadeados que simbolizariam a uniao de duas pessoas apaixonadas e prendê-los nas grades da Via Del’ Amore – foi o que fiz!)



P.S.: desculpem de antemão caso eu tenha errado o nome de alguma terra, quando vamos organizar as fotos, nossa cabeça vira uma confusão e já não sabemos mais exatamente que terra é qual terra.
E aí, gostaram?
Vanessa Thiesen
Colaboradora do blog, tem paixão por tudo que se relaciona a viagens: adora o antes, o durante e o depois de todas elas. Sua perdição é perder-se pelas cidades que está descobrindo. Contato: vanessa@travelforever.com.br
Carmem
Ai, que saudades!
Pena que fui no inverno e depois da enchente.
Mas voltarei!
Lindas as fotos.
Pois é, você viu Manarola de outro ponto de vista, né? E as cidades vistas do mar ficam mais lindas ainda.
Obrigada pela visita ao meu blog. volte sempre que quiser.
Vanessa Thiesen
Carmem, foi uma pena a enchente, né?! Mas pelo vi, tudo esta sendo reconstruído e logo tudo volta ao normal 🙂
E, como vc disse, vendo do mar é uma coisa, por terra é outra e pelas trilhas também é bem diferente – isso é bom, dá para ir e voltar tres vezes rsrs
Oscar | www.MauOscar.com
Este é um destino que certamente vai entrar numa próxima ida a Europa
Vanessa Thiesen
Você vai adorar!
Rosangela
Que saudades de vc e da Itália!
Com certeza quero voltar e olhar 5 Terras do mar, que essa vista eu não tive.
Amei as tuas fotos.
Um grande beijo,
Rô
Vanessa Thiesen
Rô, saudades de todos vocês também 🙂
E, obrigada pela dica do Hotel, adoramos.
Bjos
claudia liechavicius
Vanessa,
Se eu gostei? Amei!!!
Estive lá no ano passado e me apaixonei. Fui numa época um pouco fria, em outubro e quero voltar no alto verão para ver a região fervilhando de gente. A Itália tem milhares de lugares fantásticos.
Um beijo
Claudia
Vanessa Thiesen
Que legal, Claudia! Lá é muito lindo mesmo, né? Quero conhecer também Portofino, que vc cita em seu post. Beijo!
ed13Luiz
Muito mais que belo, o post e o local. Saudades
Vanessa Thiesen
Obrigada!!! A Itália é incrível.
Isabella
Vanessa, queria tanto saber as lentas que vc usa! Ateh te mandei email (email do blog) com uma foto que eu queria saber a lente que voce usa! Queria tanto que vc me respondesse… =D
Aguardo demais sua resposta.. De verdade!!!
bellinhars@gmail.com
Vanessa Thiesen
Isabella, acabei não vendo o seu email. Mas respondo agora: minha câmera é compacta (até o mês que vem – pois vou partir para uma "melhor", com comandos manuais). É a Sony WX5 – apesar de compacta, ela consegue fazer fotos legais – os cenários também ajudam bastante, né?!
E, por curiosidade, qual foto que vc tinha dúvida?
Beijos e volte sempre por aqui 🙂
Karina Borges
Oi Vanessa adorei seu post. Vou a Italia em Julho vou ficar 7 dias, gostaria de saber quanto tempo fico em cinque terre…Quanto tempo vc acha q e suficiente…Obrigada. bjs
Vanessa Thiesen
Oi Karina. Que legal, com certeza você vai adorar.
Dois dias são suficientes para conhecer as terras. Você pode ir de barco e voltar de trem ou a pé. Assim você conhece as terras de vários ângulos, o que vale muito a pena.
Eu fiz assim: cheguei um dia à tarde e conheci La Spezia. Fui para as terras no outro dia bem cedinho e passei todo o dia passeando nelas. Voltei a La Spezia, dormimos mais uma noite e no outro dia seguimos viagem.
Caso você esteja próxima, pode ir até la e passar o dia, acho que também valeria a pena.
Agora, se você deseja ir para pegar praia e descansar, com certeza é preciso mais 🙂
Beijos e boa viagem!
Dani Bispo
Vanessa! quero quero e quero! Minha próxima ida a Italia estarei lá! esse post só serviu para aguçar meu desejo 😉
Beijos
Dani Bispo
Vanessa Thiesen
Dani, vá sim, não tem como se arrepender.
Beijos!
patricia
ola Vanessa!
estou indo pra la amanha e vou passar dois dias… estou indo sozinha, alguma sugestao?
Patricia
Vanessa Thiesen
Faça o percurso que passa pelas Cinque Terre de barco, a vista que se tem do mar das terras é inesquecível 🙂
maria
Olá Vanessa, hoje, l7 de julho 2012 estou vendo o seu blog sobre 1 2 3 4 5 Terres. Adorei conhecer um pedaço do mundo tão bonito e de veras fantástico. Conheço várias partes do mundo mas nunca vi coisa igual! É uma pena que já tenho algumas limitaçoes para cidades com subidas e descidas, mas achho que ainda vou me aventurar este ano.
O mês de setembro terá um bom clima? Se possivel, responda pelo meu email. Resido em Fortaleza, mas sou do mundo. Agradeço, e parabens pelo blog.
Vanessa Thiesen
Olá, Maria!
Realmente é um lugar que surpreende qualquer olhar. E posso garantir, ao vivo é ainda mais bonito. Quanto a limitações, não se preocupe, você pode perfeitamente conhecer 4 das 5 terras sem ter que subir ou descer nada. Podes fazer assim: ir de barco e voltar de trem. Corniglia fica um pouco mais complicado, mas não impossível. 🙂
Acho que setembro é um ótimo mês, com menos turistas e ainda quente. Essa fotos foram tiradas no mês de julho – semana passada fez um ano que estive lá. Qualquer coisa, estou à disposição e obrigada pela visita ao Blog. Um beijo, Vanessa.
Mariana
Olá Vanessa. Sou de Portugal e vou a cinque terre no inicio de Outubro. Vou aterrar em Pisa e estou com duvidas onde poderei ficar a dormir. Acha q La Spezia é o mais aconselhável?
E no início de Outubro ainda dá para fazer a viagem de barco?
Obrigado.
Mariana
Vanessa Thiesen
Oi Mariana.
Eu fiquei em La Spezia e adorei. O acesso até a cidade é tranquilo para quem vem de Pisa. Além disso, é só chegar na beira mar e pegar os barcos, que partem para as Cinque Terre todos dias durante todo o ano – só não sai se as condições de mar não estiverem favoráveis. De La Spezia também é possível ir até as terras de trem. Aproveite 🙂
Carolina
Ola Vanessa,
Lindo post! Adorei e tirou bastante duvida.
Gostaria de saber mais uma coisa… Nas Cinque Terres ou em La Spezia é possível ficar na areia da praia pegando sol?
Digo isso pq estou há meses sem ver o mar e escolhi fazer as 5 Terres por isso. Vc recomenda ir pra lá? Agora estou em
Florença e pretendo chegar lá dia 15 de agosto.
Beijos,
Carol
Vanessa Thiesen
Obrigada, Carol. Que bom que ajudou a tirar suas dúvidas.
Para ficar na praia, pegando sol, teria que ser Monterosso…. Em La Spezia, não lembro de ter visto pessoal na praia não… As outras não tem uma faixa grande que propicie isso. Mas, como falei, Monterosso fica lotada – lá mesmo tem guarda-sol e cadeiras para alugar.
E eu recomendo sim, acho que dá para conhecer as outras praias e depois descansar e curtir o mar – mas só para te lembrar: a água não é das mais quentes e não é areia, são pedrinhas 🙂
Beijos,
Vanessa
SDT
Essa região é mesmo fantástica! Estive na Itália ano passado durante o meu programa de intercâmbio de italiano em Florença e tive a oportunidade de conhecer, além de Roma e a Região da Calábria, a Região da Ligúria e me surrprendi com tanta beleza e charme dessa região. O meu curso de italiano em Florença eu fiz na escola Sprachcaffe e foi inesquecível pois eu me diverti bastante, conheci novos lugares, fiz amizade com várias pessoas de todo o mundo e ainda aprendi italiano. Uma viagem à Itália é inesquecível e vale realmente a pena e recomendo também a escola de idiomas logo abaixo
http://www.sprachcaffe.com/portuguese/study_abroa…
Josie
Vanessa, seu post fez meu noivo e eu decidir incluir cinque terre na nossa lua de mel. Muito legal!!!
Vanessa Thiesen
Que legal Josie!!! Aproveite bastante e depois volte para nos contar como foi! Um beijo e parabéns pelo casamento.
Raul Teske
Olá Vanessa, estou querendo ir com minha esposa e minha filha de 02 anos p/ lá em Outubro.Estou pretendendo ir até Milão de avião( até pq é um dos poucos destinos sem conexão) ficar 01 noite e pegar o trem até Levanto já que venho pelo norte, ficar num hotel e passar uns 4 dias por lá. Você teria alguma dica de hotel, se 4 dias seria pouco, ou talvez se hospedar em um outro lugar? Outubro seria um mes legal de ir? Se puder ajudar, agradeceria muito. Obrigado
Vanessa Thiesen
Olá, Raul! Tudo bem?
Eu fiquei hospeda em La Spezia, então não sei te dizer sobre hotéis em Levanto. Achei esse ponto de partida excelente e também vinha do norte, pois estava no sul da França. Fiquei no hotel NH La Spezia, que é uma rede conhecida lá. Fica de frente pro mar e tem um bom café da manhã. Dessa cidade partem os trens e também os barcos para as terras. Outubro já é um pouco frio – será bonito para conhecer, mas difícil de entrar na água, que naturalmente já não é muito quente. 4 dias é mais que suficiente para conhecer as terras. Se quer relaxar, ok, pois estará com seus filhos. Se a intençao nao for descansar, penso que podes incluir mais algum destino próximo.
Espero qter ajudado,
Vanessa
Raul Teske
Olá Vanessa!
Obrigado pela sua ajuda.
Raul
maria macedo
Boa noite! gostei muito da sua descriçao dessa viagem!! eu e as minhas amigas adoramos viajar! e italia e um dos lugares onde nao fomos ainda! as cinco terras fascinam me pela sua beleza! e muito bom apreciar paisagens lindas como estas! no entanto, como ainda somos jovens gostariamos de saber se durante a noite existe algum movimento ou nem por isso! obrigada e desculpe o incomodo!
Vanessa Thiesen
Maria, não sei te dizer sobre as baladinhas noturnas. Mas acredito que não deva ter muita coisa…Na mesma viagem, fomos ao sul da França (Nice, Cannes, Mônaco) e lá tem bastante vida noturna. Mesmo assim, acredito que seria um bom passeio para vocês. E não se preocupe, não é incomodo algum.
Volte sempre!
Vanessa
olga
Olá Vanessa, adorei as dicas e o blog. Vamos passar a lua de mel na Itália em junho. Sao 7 dias de cruzeiro pelo Mediterraneo (passando por Marselha-Barcelona-Valencia-Palma-Roma-Genova) e 4 dias em terra na Itália. Fiquei muito em dúvida se devemos ir à Cinque Terre ou Costa Amalitana. Se voce tivesse que escolher um destes 2 locais para visitar na sua lua de mel qual dos dois voce escolheria??? A ideia é alugar um carro ao chegar na Italia. Vou aguardar sua dica para fechar a viagem, rs. bjs, Olga
Vanessa Thiesen
Oi Olga! Que maravilha, será uma lua de mel fantástica!
Acho os dois lugares bem legais e muito lindos, ambos com atmosfera bem romântica…propício para uma lua de mel. Positano, na costa Amalfitana, e Capri (bem pertinho da Costa Amalfitana) possuem um ar mais requintado…
Mas, pelo que vc disse, provavelmente vc vai desembarcar em Geneva, né? Se sim, acho que o melhor lugar seria Cinque Terre, fica bem pertinho de Genova, seria muito prático e rápido.
Para sair de Genova e ir até a Costa Amalfitana vcs iriam desperdiçar bastante tempo no trajeto…pois é bem longe.
Bem… pode mandar mais dúvidas, que terei prazer em responder.
Você já viu os posts sobre a Costa Amalfitana e Capri, né?
Um beijo,
Vanessa
olga
Oi Vanessa, super obrigada pela resposta. Na verdade vamos desembarcar em Marselha e inicialmente havíamos pensado em alugar um carro para ir até Veneza passando pela Riviera francesa, mas a locacao ficou muito cara e devemos fazer Marselha-Veneza de aviao e já na Italia alugar um carro. Portanto, estaríamos na verdade em Veneza. Vi que nao fica tao perto de Cinque Terre (umas 3h30). Temos apenas 4 dias na Italia e precisamos passar em Veneza. A questao é qual a melhor forma de aproveitarmos estes 4 dias para conhecermos lugares inesquecíveis (pensamos em voltar a Roma ja que o navio fica 1 dia apenas por la). Por isso perguntei o que voce acha. As alternativas inicialmente seria: Veneza – Cinque Terre – Roma ou Veneza-Roma-Costa Amalfitana (so que teríamos que voltar a Roma para pegar o voo para a Alemanha, nosso próximo destino). (vi os posts sim e fiquei mais na dúvida ainda, rs) HEELLLLLP!!! Ps. Nao somos requintados nao, gostamos de coisas lindas e simples (amei Santorini, meu lugar favorito até agora, só nao voltei la nessa lua de mel porque eu queria ir para um lugar novo, para conhecer junto com ele). beijo grande.
Vanessa Thiesen
Ah, Olga! Tambem amei Santorini, um dos lugares mais lindos que ja estive também. Escrevi dois posts sobre lá, vc ja viu??
Tenho muita saudade dessa ilha…um sonho!
Mara
Olga, vou fazer ste cruzeiro no inicio de junho em 2017, vc gostou?
Vanessa Thiesen
Hummm
Agora entendi!
Bem, dei uma olhada nas distancia de Veneza até Cinque Terre (3h e meia) e até Costa Amalfitana (7h e meia). Sem dúvida, com 4 dias eu iria para Cinque Terre. Voces farão uma viagem mais tranquila e ainda podem conhecer mais alguma cidade da região, que é bem próxima à Toscana. E ainda, podem sair da Cinque Terre e pegar o voo em Milão para Alemanha, que fica apenas a 2 horas e meia dali…
Como tanto Costa Amalftiana como Cinque Terre são lindas, fiquem com a mais prática 🙂
Espero ter ajudado…
Bj
Vanessa
olga
Obrigada! Ajudou sim! Adorei o blog! Nao deixe de continuar postando. beijo grande, Olga
Larissa
Oi, Vanessa,a dorei su relato sobre Cinque terre!!!
Estou montando um roteiro pela itália de 15 dias, e estou super na dúvida se faço Cinque terre ou não..na verade, estou super na dúvida em tudo, pq a Itlaia em 15 dias não me parece o suficiente!!!! rsrs…
Quero começar por Milão-Verona-Veneza- Cinque Terre- Florença e Roma.Quantos dias eu poderia deixar para CT? Não queria deixar Verona e Veneza de fora, pelo clima de romantismo na cidade, e queria um tempinho maior em florença, mas, pelo que vc conhece, o q vc sugere e qtos dias??Muuuito obrigada!!
Vanessa Thiesen
Oi Larissa! A Itália é muito linda e com certeza 15 dias são insuficientes para conhecê-la. Mas com 15 dias dá para fazer bastante coisa. A Cinque Terre eu acho que vc pode fazer como escrevi no relato. Chegar num dia, passar o outro dia conhecendo as terras e no outro partir. Isso é para conhecer e não para curtir a praia hheeheh Se quiser fazer as trilhas longas, reserve mais tempo. Não esqueça de reservar vários dias para Roma, há muito para fazer lá. Quer ter mais dúvidas ainda? Visite nosso post sobre a Costa Amalfitana. Ah…e pertinho da Cinque Terre, vc pode dar uma passada vapt vupt em Pisa 🙂
Beijos,
Vanessa
Larissa
Oi, Vanessa, obrigada! também pensei se valeria a pena ficar hospedada em Firenze e ficar indo de trem para Cinqueterre, já que pretendo comprar um passe de trem, mas não sei…Roma vou deixar uns 4 a 5 dias!! Assim, de firenze poderia ir para Pisa, Livorno, Siena….
Vanessa Thiesen
É isso aí Larissa! Boa viagem e curta muito!
Sueli
Olá!
Adorei seu blog!
Vamos desembarcar no Porto de La Spezia e teremos umas 8 hs. sómente de passeio. Dá para conhecer as 5 terras de barco e quanto tempo leva esse passeio? na volta ao Porto vc. acha melhor vir de barco? não posso perder o navio. rrsrs.
Obrigada
Vanessa Thiesen
Acho que da para fazer como eu, conhecer 4 das terras. A que precisa subir (Corniglia) deixe para uma próxima hehehe. Dá para fazer sim…. vá de barco e volte de trem, que é mais rápido. Não esqueça de se informar dos horários de trens antes de partir.
Boa viagem e obrigada..Volte sempre 🙂
Um beijo,
Vanessa
Carlos Eugênio
Tenho um dúvida: adoro fotografia e como sei que o sol na primeira semana de outono ainda se põe tarde, e a sabendo que localização de Cinque Terre é no noroeste da Itália e banhado pelo Mar Tirreno, portanto com o sol se pondo no mar. Acho que seria legal fazer o passeio de Riomaggiore para Corniglia passando por Manrola ora a pé ora trem/bus e no final da tarde voltar de barco de Corniglia para La Spezia, assim pegaria o sol a favor e tiraria belas fotos da luz do sol batendo nos penhacos iluminando as cores das fachadas das casinhas. Que vc acha? É viável ir de trem/a pé/bus e voltar de barco?
Vanessa Thiesen
Olá! Fará ótimas fotos, com certeza!
Acho que não haverá problema nenhum. Mas não esqueça de ir desembarcando na ida, de trem. E depois vc retorna de barco sem desembarques. Informe-se no porto sobre os horários dos barcos antes da ida. Assim, evita desencontro de horário. Boa viagem!!!
Katia
Olá tudo bem….gostaria de saber se êh uma boa …pegar m trem de la spezia par veneza….estou indo com meu marido e filho de 5 anos….
Vou ficar de carro pela toscana e entregar em lá spezia…e pra dr um descanso do carro pensei em ir pra veneza de trem…onde será nossa ultima cidade.
Obrigada
Vanessa Thiesen
Olá Kátia,
Os trens na Itália funcionam muito bem, com certeza será tranquilo. E há vários tipos de trens – uns mais rápidos que outros e também pode ser escolhida a classe, poltronas mais simples ou mais confortáveis, etc.
Vc pode dar uma olhada em:
http://www.trenitalia.com
ou
http://www.raileurope.com.br
Espero ter ajudado.
Vanessa
Katia
Obrigada!! Estou adorando suas dicas….!!
Vanessa Thiesen
Fico feliz 🙂
Katia
Olá tudo bem…estou com muita duvida no quesito escolha de hotel !!! Se puder me ajudar ficaria muito feliz !!! Onde ficar em florenca / veneza e lá spezia ….minha faixa de preço por diária êh de 300 reais… E como vou com meu filho pequeno a localização e segurança sao prioridades !!!
Muito obrigada, fico no aguardo..
Abc..
Vanessa Thiesen
Katia, Veneza faz muito tempo que fui. Florença nao conheço e em La Spezia eu comento aqui nesse post, fiquei no NH e recomendo.
Boa viagem!!!
Rosana
Olá ! Adorei as dicas. Pretendo ir a esta região em junho e estou com uma duvida: pensei em alugar um carro em Florença, passar por Pisa e ficar hospedada em La Spezia . Vale a pena ir de carro ou seria melhor fazer um bate volta de trem de Florença a Pisa e depois ir tb de Trem a La Spezia ?Depois seguirei até Siena onde visitarei varias cidades de carro. Obrigada. Fico no aguardo. Abço. Rosana
Vanessa Thiesen
Olá, Rosana
Acho que as duas opções são boas e viáveis. Vai depender do gosto de vcs. Eu gosto do carro por ter mais liberdade.
Abraços,
Vanessa
Marcélia Lima
Meu Deus! Cada vez que vejo blogs de viagens acrescento mais um local pra visitar, rsrsrsrs. Creio que os meus 30 dias pra comemorar as bodas de prata, minha e do meu esposo, não serão o suficiente pra fazer o que estamos pretendendo, rsrsrsrs. Amei seu depoimento, suas fotos e seu desprendimento em compartilhar conosco tantas maravilhas. Parabéns pelo blog e obrigada pela ajuda
Vanessa Thiesen
Obrigada Marcélia, realmente é muito lugar lindo nesse mundo…nossas listas ficam intermináveis!
Volte sempre ao blog.
Bjs,
Vanessa
Antônio Monteiro
Oi, ótimo post, irei de navio desembarcar no porto de la spezia ,a estação de tem e perto do porto de lá spezia ? Sabe dizer se e melhor ir a riomaggiore de trem e de lá pegar barco para fazer as terras ? Ou se pego em lá spezia mesmo ? Sabe precos de passeios de barcos pelas 5 terras ?
Vanessa Thiesen
Olá. Pelo que lembre é perto sim. Eu peguei o barco em La Spezia e voltei de trem. Deu tudo certo 🙂
Boa viagem, com certeza irá gostar das terras.
Miriam
Vanessa ,
Acabei de chegar de uma viagem pela Europa com meu marido e nossas 3 filhas. Fizemos um cruzeiro e atracamos em La Spezia, optamos por conhecer as Cinco Terras ao invés de ir a Florença. Foi uma escolha muito feliz! Ficamos fascinados com a beleza da região!
Tudo está reconstruído, não há vestígio da enchente!
Vanessa Thiesen
Que maravilha! O lugar é encantador! Bjos
Roberta
Ola, Vanessa,
Quero conhecer as Cinque Terre !!!! Minha excursão termina em Veneza. Pode me sugerir qual a melhor forma de chegar lá ?
Vanessa Thiesen
Olá, Roberta
Acredito que a melhor forma seja por trem. Na itália trem é barato, rápido e funciona super bem. Vc vai gostar!
Adriana
Olá Vanessa,
Podes me dizer quantos euros (aproximadamente) custa por pessoa a passagem no barco de Spezia para ver as cinque terre?
Grata
Vanessa Thiesen
Oi, Adriana!
Eu não lembro bem..mas acho que entre 10 e 20 euros.
Bj
Marcia
Ola Vanessa. sou de Santos (litoral de São Paulo) . Adorei a materia e os comentarios sobre Cinque Terre. Maravilhoso !!!! Estamos programando nossa viagem para Italia em final de Junho/2015. Pretendemos ficar 07 dias na Italia e 05 em Portugal. Vi nos comentários que você sugere 02 dias em, Cinque Terre, (tempo suficiente para conhecer), depois quais cidades você indica que não podemos deixar de conhecer e que não seja muito longe. Passeios de trem, etc. Muito Obrigada e parabéns pela matéria. Marcia
Vanessa Thiesen
Oi Marcia, tudo bem?
Eu nao sou perita no assunto, mas as cidades e regiões próximas de Cinque Terre que vc pode conhecer são: Genova, Pisa, Região da Toscana e Milão. trem na Itália funciona muito bem e são bem conta, vc pode dar uma conferida no site deles: http://www.trenitalia.com/
Outra coisa que vc pode fazer (foi o que eu fiz) é ir para o sul da França conhecer Monaco, Nice, Cannes, etc Também tem como ir de trem, bem fácil e não é muito longe.
Espero ter ajudado,
Vanessa
fdconstantino
Vanessa
boa tarde
pode me recomendar um hotel bom perto do porto de La Spezia por favor?
agradeço
fdconstantino
Vanessa Thiesen
Olá!
Recomendo o hotel citado no texto acima. Fica bem pertinho do porto de La Spezia, achei um hotel de bom custo-benefício e com uma bela vista do mar.
Abraços,
Vanessa
Silvana
Gostaria de saber sobre características de "Manarola" alguem pode me ajudar?
Silvana
Preciso saber detalhes regionais de Manarola, alguem pode me ajudar?Obrigada.
Vanessa Thiesen
Olá,
Não conheci Manarola 🙁
Márcia
Olá, Vanessa, adorei tudo. Só aumentou a vontade de ir. Qt tempo você ficou em La Spezia? Dava pra fazer bate-volta ou você passava a noite? Obrigada
Vanessa Thiesen
Dormimos dois dias em La Spezia, para poder aproveitar um dia inteiro para conhecer as terras.
Chegamos no final de um dia, passamos a noite, curtimos um dia todo lá, dormimos outra noite e partimos cedo para a Costa Amalfitana 🙂
Não recomendo bate e volta.
Beijos!
Álison Karina
Olá Vanessa, concordo contigo, aquela foto de Manarola é realmente linda. De onde você a tirou? Do barco tem essa vista ou de alguma trilha? Obrigada!
Vanessa Thiesen
Muito obrigada, Alison 🙂
Agora vc me pegou, não lembro :(((( Mas não fiz trilha não…
Vanessa Thiesen
Mas olhando atentamente agora, se vc voltar duas fotos antes dessa foto que vc menciona, dá para notar que tem uma caminho/passarela (no fundo da foto), acredito que a foto foi de lá ;P
A idade vai chegando hehehe
Um abraço,
Vanessa
Mara
Gostaria de saber se no fim de maio e comeco de junho, pegarei tempo bom em Cique Terre e Canes?
Vanessa Thiesen
Oi Mara! Nessa época lá é quase verão, portanto, quente. Acho uma boa época para ir..o bom é que fora da alta temporada, quando tudo é muito cheio e mais caro.
Bjos
Vanessa
RUBENS FARIAS
Vanessa
Maravilhosa essa sua viagem a 5 Terre.
Você me incentivou tanto que em Maio estarei visitando essa JÓIA do Mediterrâneo.
Eu gostaria muito de fazer o passeio de barco que você comentou que saem em frente ao NH Hotel.
Essa embarcação funciona como um transporte simples entre as ilhas tipo um HOPON HOPOFF ou tem caráter mais turístico?
Você tem alguma informação de site ou sei lá o que da empresa que oferece esses serviços ou outra qualquer informação?
Parabéns e OBRIGADO
creacion pagina web valancia
Yo no estoy convencido con lo aqui expuesto, pienso sinceramente que hay muchos matices que no han podido ser considerados en cuenta. Pero valoro mucho vuestra opinion, es un buen post.
Saludos