
Turismo Itaipu: Circuito Mais que Especial em Foz do Iguaçu!
Desde pequenina, eu sempre tive uma vontade imensa de conhecer a Usina de Itaipu Binacional. Me lembro bem quando ganhei da minha Oma (avó em alemão), 15 anos atrás, um livro gigante e antigo que ilustrava todo o processo da construção da usina. Filha de engenheiro mecânico e irmã de 2 engenheiros mecânicos (ownn), vocês devem imaginar a fascinação que uma obra desse porte exerce sobre uma família “engenheira”. Então, devo dizer a vocês, que para mim, esse foi o melhor passeio de turismo que fiz em Foz do Iguaçu – O Circuito Especial ITAIPU 🙂
Gigante, quero dizer, imenso, ou melhor MONUMENTAL! Essa é a palavra exata para descrever o que a usina representa. Considerada uma das 7 maravilhas da engenharia do mundo moderno, é bonito ver as pessoas se deslumbrarem ao fazer o passeio. Tudo é muito grande, e é fácil perder noção de proporções quando está aos pés da barragem.
O CIRCUITO ESPECIAL faz parte do plano de TURISMO ITAIPU e custa R$ 50,00 pax e permite a visita as áreas externas e internas da usina. O passeio é feito em um micro ônibus, climatizado e com água a vontade. É difícil descrever a emoção de estar em um lugar de proporções tão impressionantes, mas vou tentar falar sobre cada ponto de parada:
Centro de Recepção dos Visitantes:
Para iniciar, assistimos a um filme chamado “Itaipu – a Nova Geração”. O documentário conta brevemente um pouco da história da construção da usina e também sobre os projetos socioambientais desenvolvidos pela Binacional. Devo confessar que já foi um começo impressionante, o mini cinema conta com som surround o que me fez tremer nas bases já de início 😀
Mirante do Vertedouro e Logo ITAIPU:
Em época de cheia do Rio Paraná, nessa parada é possível ver a vazão de água no vertedouro. Mas não foi dessa vez (um dia antes teria sido possível). Tenho certeza que ver o vertedouro aberto deve ser uma atração indescritível… Mas não esqueça que aqui nessa parada dá pra levar uma recordação bem especial pra casa – uma foto no Logo Itaipu 🙂
Mirante Central:
A
visão da barragem completa. O Momento Kodak mais tradicional da visitação. Aqui sim dá para ter noção da majestosa catedral de concreto da hidroelétrica. É aqui também que acontece o show da Iluminação da Barragem, as sextas e sábados a noite. Imperdível 😉
Barragem de Concreto:
De um lado o reservatório do Lago Itaipu, e do outro lado do paredão de concreto, a 225 metros abaixo, o Rio Paraná. De tirar o fôlego. Dá pra ver nitidamente a divisão entre o Brasil e Paraguai, exatamente no meio da Usina, separados por uma faixa 😀
Estação Catedral / CCR / Eixo da Turbina:
O ápice do passeio. Tocar um dos condutos que levam a água para o interior da Usina não tem explicação. Dá pra sentir a força da vazão dos 700 metros cúbicos de água por segundo que passam ali. Para vocês terem idéia 2 condutos correspondem a toda a vazão média das Cataratas (1500 metros cúbicos por segundo). Uau!!!
Depois é hora de entrar no coração da usina, pelo Canal de Fuga, em uma galeria de 1km de extensão. Conhecer a sala de comando central e finalmente chegar até a atração principal: o eixo da turbina. Uma turbina dessas gera 700 MW, energia suficiente para abastecer uma cidade de 2,5 milhões de residências. Uau [2x]!!!
Durante todo o trajeto os guias vão explicando um pouco mais sobre a história da construção de Itaipu. Daí sim dá para ter noção do quanto foi preciso trabalhar para erguer a barragem. Imagine então a 40 anos atrás, onde a tecnologia praticamente não existia, ulalá… Veja algumas curiosidades:
- 40 mil trabalhadores envolvidos na construção.
- Foram 12,57 milhões de m³ de concreto (o equivalente a 210 estádios Maracanã).
- A quantidade de ferro e aço utilizados daria para construir o equivalente a 380 Torres Eiffel.
- Comparando a construção da hidrelétrica de Itaipu com o Eurotúnel (que liga França e Inglaterra sob o Canal da Mancha) foram utilizados 15 vezes mais concreto e o volume de escavações foi 8,5 vezes maior.
- O curso do Rio Paraná foi deslocado, utilizando 50 milhões de toneladas de terra e rocha.
- Uma área de 1500 km² de florestas foi inundada. A cachoeira de Sete Quedas, uma das mais fascinantes formações naturais do planeta, desapareceu.
- Equipes de voluntários conseguiram capturar mais de 4.500 bichos, em uma operação chamada Mymba kuera (que em tupi-guarani quer dizer “pega-bicho”).
- O comprimento total da barragem é 8 km. A elevação da crista é de 225 metros.
- A barragem principal tem 196 metros de altura, o que é equivalente a um prédio de 65 andares.
- São ao todo 20 unidades geradoras de 700 MW cada. Itaipu tem uma potência de geração de 14.000 MW.
Resumindo, é um turismo imperdível e MONUMENTAL de Foz do Iguaçu. Super aconselho fazer o CIRCUITO ESPECIAL e se tiver um tempinho, fazer também a ILUMINAÇÃO DA BARRAGEM a noite, que fecha com chave de ouro o turismo na Itaipu Binacional. Fizemos os dois e ambos valem muito a pena 🙂
Mais informações do CIRCUITO ESPECIAL:
Duração aprox. de 2h30
Não é permitido o uso de chinelos, sapatos de salto alto, shorts ou minissaias durante a visita.
Sapatos de preferência com solado emborrachado.
Aconselha-se o agendamento prévio
Informações e reservas: 0800 645 4645 (toll free) ou +55 45 35206676
Horários do Circuito Especial – diariamente às 8h30, 9h, 10h30, 11h, 14h, 14h30, 16h e 16h30.
Centro de Recepção de Visitantes
Av, Tancredo Neves, 6702 – Foz do Iguaçu PR
🙂
Participaram do BlogTur em Foz do Iguaçu:
Os Blogueiros: Maurício Oliveira (Trilhas e Aventuras), Átila Ximenes (Vou Contigo), Carol Wieser (Travel Forever), Carol May (Dicas e Roteiros de Viagens), Ana Catarina (Turista Profissional), Jana Calaça (Jeguiando), Julie Fank (De Mochila), Clarissa Donda (Dondeando por aí), João Aguiar (Viajando no Mundo), Flávia Vieira(Viajar é Tudo de Bom), Vinícius Raupp (Inquietos), Deise de Oliveira (Viagem pelo Mundo), Pedro Serra (Sem Destino) e Thiago Busarello (Vida de Turista).
Os Parceiros: Trilhas e Aventuras (Realização), Agência Loumar Turismo e Hotel Bella Italia (Patrocínio) e Gol Linhas Aéreas Inteligentes (Transportadora Aérea)
Acompanhe as postagens pelo Twitter através da Hashtag #BlogTurFoz e curta a Fanpage do BlogTur no Facebook.
Carol Wieser
Criadora e editora do blog, adora colocar os pés na estrada! Está sempre planejando uma nova viagem. Sua Bucket List é enorme (e azul), dificilmente irá conhecer todos os destinos que deseja, mas continua esperançosa!

+ do que você imagina!

Cataratas do Iguaçu e o Parque Nacional
Você pode gostar

Turtle Snorkeling na Baía do Sueste!
13 de fevereiro de 2009
Carnaval Joaçaba 2013 :: Resultado Desfile Escolas de Samba
14 de fevereiro de 2013
Mauricio Oliveira
Delicia de post Carol!
Esse circuito é realmente encantador.
Adorei as panorâmicas. Parabens! 😀
Bjs