Golfinhos (Flippers) de Noronha

Você pode deixar de fazer várias coisas em Fernando de Noronha, mas nunca, em hipótese alguma, deixe de fazer o passeio de barco pela ilha!

Simples, o passeio em si é bem light, mas a emoção de começar a avistar os golfinhos não tem preço, ops, retificando, tem sim e custa em torno de R$ 75,00 pax (catamarã).
Saindo do porto de Santo Antônio, o barco percorre o mar de dentro e ao entrar na Baía dos Golfinhos, se você tiver sorte, logo começa avistar os primeiros golfinhos. Esses curiosos cetáceos parecem que foram contratados para dar o espetáculo, mas ao contrário do que muita gente pensa, eles estão lá acompanhando o barco por um único motivo: distrair o alvo (barco) para proteger o grupo de fêmeas e filhotes que está passando lá longe. E isso eles conseguem bem, com salto miraculosos a gente nem percebe a presença do grupo protegido. Pura estratégia! E claro, nós, simples turistas que não entendemos bolhufas de golfinhos, só pensamos em uma coisa quando vemos eles saltarem: Flippers!!! Que alegria, sessão da tarde nostalgica em plena Fernando de Noronha. Plim Plim. E o barco vibra… as crianças então ficam super contentes. Dá uma vontade de pular na água…

fn2009_65
fn2009_64

fn2009_63

fn2009_66

O barco continua o passeio e vai até a ponta da Sapata. Na volta ao passar na baía do Sancho pára para um mergulho (snorkeling). Todo mundo entra na água, e eu claro, só torcendo pra que dessa vez a gente tivesse sorte de encontrar com um flipper pelo caminho. Mas a medida que vamos nos afastando do barco (para um mergulho mais sossegado e longe da multidão), o guia logo manda voltar. Pra quem não sabe, mergulhar com os golfinhos na ilha é proibido, mas se você estiver dentro da água e eles aparecerem, é claro que NÃO vai mandar eles embora, vai??? Muito menos sair da água… De qualquer maneira, mesmo tentando, não conseguimos ver nenhum. 😥

Apesar de light, o snorkeling no Sancho é super interessante, é feito a 50 metros da praia sobre uma laje repleta de peixinhos (nem vou citar as espécies que são muitas)… O mar aquele dia estava meio agitado, então a visibiliade ficou um pouco comprometida, mesmo assim conseguimos enxergar 20 metros de profundidade (bom para um mar agitado). O passeio todo dura em torno de 4 horas, se você tiver paciência e gostar de ver os golfinhos, vale muito a pena.

fn2009_67

fn2009_68
fn2009_69

hr_03

Criadora e editora do blog, adora colocar os pés na estrada! Está sempre planejando uma nova viagem. Sua Bucket List é enorme (e azul), dificilmente irá conhecer todos os destinos que deseja, mas continua esperançosa!

13 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.