Fim de Semana na Ilha do Papagaio | Santa Catarina

Ilha do Papagaio
Ilha do Papagaio

Há menos de 35Km de Florianópolis, em Palhoça, há uma outra ilha: linda, pequena e muito preservada – praticamente toda ela com vegetação natural, cheia de verde, pássaros dos mais variados  e paisagens de perder o fôlego. Quase não há área construída e o pouco que existe é para dar vida à Pousada Ilha do Papagaio, onde decidimos comemorar nosso primeiro ano de casados.

A ilha está situada em frente à Ponta do Papagaio, entre a Praia da Pinheira e a Praia do Sonho, em Santa Catarina. Para chegar lá, partimos  de Florianópolis, seguimos pela BR 101 sentido sul, rumo a Praia do Sonho. Para chegar a ilha precisamos ainda seguir alguns metros pela praia onde havia o estacionamento do hotel e um barco a nossa espera para nos levar até a ilha – trajeto bem curto mas que já nos fez entrar no clima de descanso.

Chegando à Ponta do Papagaio pela praia
Chegando à Ponta do Papagaio pela praia

ilha papagaio barco

Chegando na Pousada
Chegando na Pousada

ilha papagaio chales

ilha papagaio 2

Estavam a nossa espera e fomos muito bem recepcionados com um delicioso welcome drink; e dali já fomos  conhecer nosso bangalô. Há 21 deles espalhados pela ilha; eles não são padronizados, cada um tem seu tamanho, decoração e localização própria e escolher um deles não foi tarefa fácil. Queríamos um bem próximo do mar (o número 4), para poder dormir ouvindo o barulho o mar, mas ele já estava reservado. Então escolhemos o número 18,  uma boa escolha, a vista era muito bonita e a varanda uma delícia.

Bangalôs Ilha do Papagaio
Bangalôs Ilha do Papagaio

ilha papagaio chales2

ilha papagaio jardins

Nossa varanda, perfeita!
Nossa varanda, perfeita!
Super confortável!
Cama super confortável!
Nossa recepção foi essa!
Nossa recepção foi assim!

Nosso bangalô tinha uma vista linda e uma cama super confortável. A varanda? Perfeita! O ponto fraco, em nossa opinião, foi o banheiro e a decoração, mas nada que chegasse a interferir em nosso conforto.

Nossa vista da varanda!
Nossa vista da varanda!

A pousada conta com várias trilhas, SPA, sala de jogos, piscina, equipamentos para atividades náuticas como Stand Up Paddle, pranchas, caiaques, etc… Os quartos e demais dependências possuem free WiFi, o que considero super válido (fica a dica para hotéis que cobram a parte).

ilha papagaio 3

ilha papagaio piscina

Stand up Paddle
Stand up Paddle

A gastronomia é um caso a parte! Simplesmente amamos tudo que provamos nessa ilha. O café da manhã era bem gostoso, com muitas frutas, pães, bolos, geléias – todos super frescos e caseiros. Os petiscos, fantásticos! Com menção honrosa ao marisco lambe-lambe ( o melhor marisco que já provei até hoje). Os outros pratos eram muito bem temperados e servidos – merecem elogios.

Restaurante
Restaurante
A estrela "Marisco Lambe-lambe"
A estrela “Marisco Lambe-lambe”

ilha papagaio polvo

ilha papagaio ostras gastronomiailha papagaio gastronomia

Fomos em outubro para a pousada e apesar de o tempo estar ruim no dia que chegamos, no sábado o clima melhorou muito, com temperatura super agradável que nos permitiu curtir o mar e também fazer as trilhas. E aqui preciso afirmar: não deixem de fazer as trilhas – elas que nos mostraram de fato toda beleza da ilha. São trilhas bem tranquilas e não precisa ter resistência grande para realizá-las não.

As trilhas
As trilhas e os bangalôs

ilha papagaio trilhas

ilha papagaio trilha2

ilha papagaio vista2ilha papagaio vista trilhas

ilha papagaio vista trilha3

ilha papagaio trilha

Foi um ótimo fim de semana e ficamos muito felizes de desfrutar dessa ilha nitidamente muito bem preservada pelos proprietários.

O custo das diárias não é baixo – considerando as instalações físicas – mas é aceitável considerando a beleza da ilha e tudo que deve envolver sua preservação e manutenção.

E termino o post como comecei, com essa linda paisagem da árvore do balanço.

ilha papagaio skyline

Colaboradora do blog, tem paixão por tudo que se relaciona a viagens: adora o antes, o durante e o depois de todas elas. Sua perdição é perder-se pelas cidades que está descobrindo. Contato: vanessa@travelforever.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.