Pirão D’Água :: Restaurante Açoriano com Tempero Regional :: Penha SC

Posted by & filed under AMÉRICA DO SUL, BRASIL, ENOGASTRONOMIA, ESSENCIAL, Penha, Santa Catarina, Viagem a seu Gosto, Viagem a seu Jeito.

PiraoDAgua_Penha_ComidaAcoriana

Nesse post vou falar de um lugar que quase ninguém falou, que quase ninguém conhece e que provavelmente não seja do gosto de todos. O restaurante Pirão D’Água em Penha SC (praia do Beto Carrero World), é uma casa típica base açoriana, simplória, despretensiosa, mas de uma “riqueza gastronômica-regional” incrível!

Falo isso pois nunca comi nada parecido. A culinária, que aparentemente é simples, traz consigo a influência da gastronomia açoriana em um cardápio repleto de frutos do mar, muito condimento, farinhas diversas e pirão. Sim, no Pirão d’Água todos os pratos levam PIRÃO e praticamente 90% do cardápio é baseado em  PEIXES e FRUTOS DO MAR. Então, se você não é adepto da comida marinha, é melhor pensar antes de ir.

O local fica meio escondido, a iluminação da placa não funciona e se você olhar da rua quase não enxerga o bendito… mas, se você realmente quer conhecer o lugar, o mais fácil é procurar pela Capela São João Batista, uma igrejinha histórica que foi feita com óleo de baleia (1759). O restaurante Pirão d’Água fica ao lado direito da capela, pendurado no morrinho, na Praia de Armação (Penha SC).

Capela Sao Joao Batista Penha SC

Capela São João Batista em Penha SC

Restaurante Pirao DAgua Penha Armacao SC

Fachada simples e bem escondida – Restaurante Pirão D’Água

Já na entrada, o aviso: Horário de funcionamento! De Quinta a Domingo das 11h30 às 15h10/19h30 as 23h10. Mas não é bem assim…Várias vezes já dei de cara na porta durante esses dias e o local estava fechado. Nem sequer um aviso na porta… Outra vez acabamos indo meio tarde, era umas 10 e meia da noite e não nos quiseram mais atender, pois falaram que a cozinha já estava fechada. O atendimento também é digamos, amador e diferente (não diferenciado). À caráter, vestidos de pescadores, com chapéu de palha e tudo, os garçons atendem a mesa bem no estilo easy going… mais “easy” do que “going”! Os pedidos demoram bastante a chegar, mas tenha certeza que quando chega, a recompensa compensa! 🙂

Cardapio Pirao DAgua Penha SC

Todos os pratos do cardápio do Pirão D’Água levam algum nome de praia ou local da região de Penha SC

A começar pelo cardápio, que é talhado em madeira e super pesado. De entrada é servido “Beiju” e uma cachacinha artesanal de ervas e especiarias chamada “Consertada”. Os petiscos são uma delícia e quando chega a hora dos pratos principais, um desbunde! Tudo servido em alguidar de barro e belamente decorado com folhas e flores. Nem parece que a comida está saindo dalí, da cozinha desse lugar tão simples e pouco divulgado. Sempre que vou lá peço de entrada um “Marisco à Carijó” feito com moluscos  fresquinhos, cultivados ali na região mesmo. Para o prato principal: “Saudade de Peixe” ou “Linguado D’Ouro”. Depois de comer você vai entender o por quê do restaurante ser tão famoso pelo “pirão” que oferece. É simplesmente delicioso! Se você quiser continuar com o estrago, as sobremesas são bem originais. Tem uma de tapioca açoriana com cocada, castanha e chocolate que não lembro o nome agora, mas é ótima pra fechar a mesa.

Restaurante Pirao DAgua Consertada Penha

O cardápio talhado em madeira, aos fundos o “Beiju” e a cachaça “Consertada”

Restaurante e Petiscaria Pirao DAgua Armaçao SC

De entrada: Marisco à Carijó. Boa pedida!

Saudade de Peixe Pirao DAgua Penha SC

“Saudade” de Peixe: Linguado à milanesa na farinha de milho, molho de camarão com palmito, pirão do molho e bananas fritas.

Linguado Douro Pirao DAgua Penha SC

Linguado D’Ouro: Filé na manteiga e gengibre na folha de bananeira na chapa, purê de aipim, molho de camarão com palmito, pirão do molho e bananas assadas.

O ambiente é o mais simples possível, porém aconchegante e simpático. Existe até uma salinha com retratos familiares, memórias e fotos antigas da região. Ali também estão disponíveis alguns livros, compotas e a cachaça “Consertada” para venda. Vale a pena levar uma cachacinha de lembrança pra casa. É um memorável aperitivo.

Restaurante Pirao DAgua Armacao

Ambiente simples e simpático.

Restaurante Acoriano Regional Pirao DAgua

O cantinho da memória.

Pirao DAgua Praia Armacao

Que tal levar alguns souvenirs para casa? A cachaça “Consertada” com certeza!

Esse ano (2013) o restaurante Pirão D’Água de Penha foi um dos poucos estrelados pelo Guia 4 Rodas em Santa Catarina. Então vale a pena conhecer, mas se puder dar alguns conselhos, segue:

  • Ligue antes pra confirmar se estará aberto,
  • Chegue cedo,
  • Vá sem pressa,
  • Deguste a simples comida Açoriana aos detalhes,
  • Leve dinheiro ($).

Importante: O estabelecimento não aceita nenhum tipo de cartão (nem débito, nem crédito).
Curta essa nova experiência, esse é o estilo Açoriano de ser, confirmado pela placa na frente do estabelecimento. 🙂

Restaurante Pirao DAgua Casa de Açoriano

Endereço: Avenida São João, 954 – Praia de Armação / Município de Penha – SC
Fone: (47) 3345-6742

Conheça a Carol Wieser

Carol Wieser escreveu 165 posts para o TRAVEL FOREVER.

Criadora e editora do blog, adora colocar os pés na estrada! Está sempre planejando uma nova viagem. Sua Bucket List é enorme (e azul), dificilmente irá conhecer todos os destinos que deseja, mas continua esperançosa!

Veja também:

Tags: , , , , , , ,

4 Responses

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>