Recanto dos Brunidores | Ingleses | Florianópolis

Posted by & filed under AMÉRICA DO SUL, BRASIL, CHARME, DIVERSÃO, ENOGASTRONOMIA, ESCAPADAS, EXPERIÊNCIAS, FAMÍLIA, Florianópolis, PRAIAS, Santa Catarina, Viagem a seu Gosto, Viagem a seu Jeito.

restaurante recanto dos brunidores.jpg

Restaurante Recanto dos Brunidores – Praia dos Ingleses, Ilha de Santa Catarina, Florianópolis, Brasillll!

Sem dúvida, um dos melhores restaurantes de Florianópolis. (O Recanto dos Brunidores está na primeira colocação na lista de restaurantes de acordo com os usuários do TripAdvisor)

Ele possui um visual totalmente despretencioso e não tem nada de frescura – você vai lá de chinelo, roupas confortáveis ou vai direto da praia mesmo – é para se sentir realmente à vontade, estilo “pé na areia” de verdade.

O que mais chama a atenção é a preocupação deles em utilizar frutos do mar frescos, bem preparados e com uma apresentação diferente das usuais em restaurantes neste estilo.

Um detalhe relevante é que muitos dos frutos do mar servidos no Recanto dos Brunidores, são provenientes de pesca pela equipe do restaurante ali mesmo, nos Ingleses, conferindo alimentos fresquíssimos e bem selecionados. Na hora de provar os pratos, isso fica evidente – pois o sabor é simplesmente fantástico.

Praia dos Ingleses - Florianópolis

Praia dos Ingleses – Florianópolis

Agora, e esse nome? Recanto dos Brunidores!

Coçou a cabeça para tentar entender o que significa?

Bem…eu sou dentista, e usamos brunidores para dar polimento em restaurações de amálgama (aquelas prateadinhas). Então, lá naquele paraíso, perdida entre o som das ondas e o visual paradisíaco, tentei achar em minha cabeça explicações e conexões entre o nome do restaurante e os meus instrumentos. Não encontrei…

Foi pesquisando na internet mais tarde que pude encontrar a explicação: o restaurante fica ao lado do museu lítico, a céu aberto e era ali que os locais pré-coloniais poliam seus objetos de pedra, utilizando-se de abrasão da pedra através da areia. (Fonte: Portal dos Ingleses) Explicação compreendida, vamos aos pratos, digo…fatos!

Como chegar ao Recanto dos Brunidores:

Vou partir do pressuposto de que alguém aí já se interessou em conhecer o Recanto dos Brunidores e vou partir para o como chegar. Farei a explicação porque o restaurante é literalmente na areia da praia – você não consegue chegar lá de carro, não tem como passar em frente quando se está passeando. Você precisa estacionar, ir para a areia da praia e caminhar uns 400 metros para chegar ao Recanto dos Brunidores. Confesso que na primeira vez fiquei meio perdida. Vou tentar ajudar aqui os marinheiros de primeira viagem que resolvam ir conferir 🙂

Vá até a Praia dos Ingleses, que fica no norte da ilha. Chegando lá, busque as placas e siga em direção à praia do Santinho. Nesse caminho, você chegará a uma encruzilhada, indicando novamente o Santinho – vá para o lado oposto, à esquerda, onde tem a igrejinha. Difcilmente você conseguirá estacionar o seu carro ali – fique atento a uma casa verde clara que tem próxima a essa placa da foto e estacione ali, pois constantemente multam carros nessa região por estacionamento em local indevido.

Encruzilhada, vire à esquerda

Encruzilhada, vire à esquerda

Outro bom ponto de referência, além da encruzilhada e da igrejinha, é o Restaurante Dunas.

restaurante dos brunidores como chegar.jpg

Chegando na praia, você vai ver se deparar com esse visual abaixo, vire à direita e siga pela beira do mar.

restaurante do narbal como chegar.jpg

Acho que com essas dicas, será difícil não achar essa maravilha da culinária de frutos do mar em Floripa. Prepare-se agora para salivar com as imagens e os pratos 🙂

praia dos ingleses florianopolis.jpg

recanto brunidores ingleses dunas.jpg

Para chegar ao Recanto dos Brunidores, você precisa passar por aqui!

Mas vai dizer que não é uma delícia ir andando descalça, molhando os pés, se depararando com dunas e com um visual encantador desses? Só isso já valeria o passeio. Preciso dizer que antes mesmo de se chegar ao destino, o Recanto dos Brunidores já causa encantamento…

dunas ingleses recanto brunidores floripa.jpg

vanessa thiesen ingleses floripa.jpg

praia dos ingleses santa catarina.jpg

Quase chegando

Quase chegando

É isso aí, o Recanto dos Brunidores fica no final do costão direito da praia dos Ingleses.

recanto dos brunidores restaurante narbal.jpg

recanto dos brunidores ingleses.jpg

Chegando o cardápio, é apresentada uma difícil tarefa a qualquer mortal: escolher o que pedir! Há várias opcões, desde camarões, lulas,polvo, peixe, vieiras, ostras, até o pedido mais popular: Menu Degustação de Frutos do Mar Recanto dos Brunidores. Esplêndido! Essa é a pedida para quem vai lá pela primeira vez. Posso começar?

tartar de peixe recanto brunidores.jpg

Tartar de Peixe Branco com Caviar de Tapioca

ostras marisco recanto brunidores floripa.jpg

Ostras e Mariscos

bolinho de siri recanto brunidores ingleses.jpg

Bolinho de Siri

Patinha de Camarão

Patinha de Camarão

polvo narbal recanto brunidores.jpg

Polvo com Pimentões

Prato Principal: Robalo, Camarão e Pirão

Prato Principal: Robalo, Camarão e Pirão

Todos os pratos desse menu degustação são dignos de elogios. Mas me chamaram muito a atenção o tartar de peixe e as patinhas de camarão – gente, que coisa saborosa! É muito gratificante você ir a um restaurante e gostar e se surpreender com todos os pratos.

Para acompanhar você pode pedir a boa e velha cerveja….

Só isso? Nãooooo! Também há uma carta de vinhos e espumantes – pois aqui ninguém é de ferro!

Há muitos que vão perguntar: e o preço? É…de fato, não é barato. Em abril de 2013 o menu degustação Recanto dos Brunidores está custando R$75,00 por pessoa. Mas o valor está de acordo com a qualidade e sabor dos pratos servidos.

Outros podem perguntar: vale à pena mesmo? Algum ponto negativo?

Bem, eu amei tudo! Acho que apesar do custo, é muito bom e por isso, está valendo. Só há um porém, saí de lá com um pouquinho de fome, pois apesar de vários pratos, eles são bem pequenos. Sou comilona, talvez seja por isso – mas penso que poderiam vir porções um pouquinho maiores – sacanagem vir um marisco e uma ostra rsrsrsrs

Essas questões me levaram a decidir que nas próximas visitas será pedido de entrada as indefectíveis patinhas de camarões e um prato individual para cada um – estou doida para provar um polvo crocante com batatas ao murro do cardápio.

Há…para quem tem fihos, o local parece bem agradável para crianças, que ficam brincando na areia e se divertem muito. Também há pratos Kids para as lindezas 🙂

Para completar, encontrei um blog do Narbal, que era chef do restaurante e, acredite, ele colocou várias receitas lá! Não deixem de visitar o blog e caso tentem fazer as receitas, me contem como ficou o resultado. As patinhas de camarão e o tartar estão na minha lista “to do”.

Informações Diversas:

– Endereço Recanto dos Brunidores: Praia dos Ingleses, Canto Sul, s/n, Florianópolis;

– Blog Narbal Cozinhando: clique aqui!

– Não aceitam cartões de crédito nem de débito;

– Reservas (importante fazer): (48) 9972-2143 / 8432-0500;

– Site (ainda em desenvolvimento): www.recantodosbrunidores.com.br .

Por fim, quem está querendo passear e aproveitar mais ainda o dia, segue uma dica:

Pode-se fazer um caminho diferente na volta ao centro de Floripa: ao invés de fazer o trajeto pela SC 401, opte pelo caminho que leva à Barra da Lagoa, passando pelo Rio Vermelho. A estrada é toda cercada de árvores, muito bonito mesmo! Outra dica é que no caminho há uma placa indicando Costa da Lagoa, que vai dar em um píer para pegar barquinhos que levam aos restaurantes da Costa – vale à pena entrar para conhecer o local e a vista.  A paisagem é super bonita, com uma água bem diferente, meio vermelha – na minha cabeça deve vir da cor dessa água o nome do bairro próximo: Rio Vermelho. Também nesse trajeto está o Projeto Tamar, aberto à visitações – as crianças geralmente adoram ver as tartarugas 🙂 .

rio vermelho.jpg

rio vermelho costa lagoa.jpg

rio vermelho florianópolis lagoa .jpg

rio vermelho laboa da conceicao.jpg

Floripa é uma cidade cheia de opções!

Tem como não se apaixonar?

Eu amo!

Um beijo,

Vanessa

Conheça a Vanessa Thiesen

Vanessa Thiesen escreveu 32 posts para o TRAVEL FOREVER.

Colaboradora do blog, tem paixão por tudo que se relaciona a viagens: adora o antes, o durante e o depois de todas elas. Sua perdição é perder-se pelas cidades que está descobrindo. Contato: vanessa@travelforever.com.br

Veja também:

Tags: , , , , , , , , , ,

4 Responses

  1. Paula do Mochilinha 10 de abril de 2013 às 10:21

    Isso é um sonho. Floripa para mim é lugar de uma vida, da minha vida. Vou todos os anos, chova ou faça Sol e lá costuma fazer um Sol aberto e com Céu Azul!! Há pelo menos uns 8 anos meu almoço de aniversário se dá em Ingleses, cada ano num restaurante, cada ano num recanto. Esse já foi dos meus escolhidos e é, certamente, ainda mais maravilhoso do que se possa imaginar, o visual complementa de forma definitiva qq prato, não? Para quem tem pressa a SC 401 é o caminho rapidão. Mas para quem está de férias e quer curtir a vida, a Rio Vermelho é uma opção complemetar de beleza impar – minha opção preferida. Não costumo indicar Ingleses para banho (apesar de estarem fazendo obras para resolver os problemas), mas sempre indico para almoços a beira-mar – aquela vista é Linda! Abraços, amei o post!!

    Responder
    • Vanessa Thiesen 10 de abril de 2013 às 11:50

      Oi Paula! Que legal que você já conhece tudo que mencionei, ainda mais o caminho pelo Rio Vermelho, que poucos conhecem.
      Como você, adoro refeições com o plus "vista linda". E o Recanto dos Brunidores faz isso com maestria.
      Você já viu o post sobre Santo Antônio de Lisboa?
      Volte sempre ao blog!
      Beijo,
      Vanessa

      Responder

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>