Costa Amalfitana = Amalfi, Positano, Ravelo, Praiano…

Posted by & filed under Costa Amalfitana, EUROPA, ITÁLIA.

Motivo de Costa Amalfitana ser destino obrigatório na Itália

Bem,  a Costa Amalfitana pode não ser considerada usualmente como um destino obrigatório para quem vai à Itália, mas vou te contar que se perguntarem para mim, vou dizer que é…

A descoberta deste paraíso foi ao acaso, quando eu, que adoro destinos com vistas deslumbrantes (Cinque Terre, Santorini), vi o filme “Sob o sol de Toscana”. Me apaixonei e corri logo para procurar no Google que maravilha de lugar era aquele.

O tempo passou e o lugar não saía de minha cabeça. Mas o dia de conhecer esse paraíso na terra chegou.

Quer conhecer um pouquinho de lá?

Costa Amalfitana:

Fica na parte sul do litoral italiano, banhado pelo Mar Mediterrâneo, considerado Patrimônio Mundial da Humanidade e que inclui as cidades  Vietri sul Mare, Cetara, Tramonti, Maiori, Minori, Ravello, Scala, Atrani, Amalfi, Conca dei Marini, Furore, Praiano e Positano. E, de quebra, ainda fica muito próxima da Ilha de Capri (post aqui).

O mar tem uma cor incrível e o clima é muito romântico, acho que é um bom destino para casais em lua de mel. É o tipo de viagem para descansar, curtir o mar e o visual – bem diferente daquelas viagens de ritmo frenético, nas quais você tem mil pontos turísticos para conhecer e tirar foto. Então, espere isso da Costa Amalfitana, ok? Deleite total!

Puro deleite!!

Como cheguei:

Fica bem próximo da cidade de Nápoles, por isso não é difícil chegar lá. Partindo de Roma, há as mais veriadas maneiras: ônibus, trem, avião, carro.

Como já estava viajando pela Itália com carro alugado, foi a maneira que escolhi para ir até a Costa também. Mas me arrependi e conto o porquê do drama:

Chegar até Nápoles é fácil (GPS no comando),  o problema é quando você se depara com a Costa Amalfitana em si, com todas suas vias íngremes e tortuosas. A vista é fantástica já de início, mas as curvas…óh céus!!! Curvas que formam um cotovelo, estradas estreitas que não passam dois carros ao mesmo tempo, motoristas endoidecidos, italianos gritando, namorado do lado falando o que fazer, amigas atrás tentando dar apoio moral…enfim, caos total! Já haviam me dito que o trânsito dessa região é assim mesmo… Constatado: é a mais pura verdade. Confesso que raspei o carro numa dessas curvas cercadas por precipícios rsrs

Outra informação: após chegar no hotel, o carro não foi mais usado. O centro de Amalfi era bem próximo e nos outros passeios íamos de ônibus mesmo. Acho que foi a escolha mais sensata rsrs.

Vulcão Vesúvio ao fundo

Placas - Costa Amalfitana

Mar - Costa Amalfitana

O trânsito é caótico, mas a vista compensa

Onde fiquei:

Uma coisa que me preocupava um pouco de ir à Costa Amalfitana na alta temporada (julho) era a hospedagem. Medo de ser muito caro, de ser não tão caro mas ruim….Por isso, pesquisei muito e consegui achar exatamente o que eu queria: algo com preço aceitável e que tivesse uma bela vista da região. E não é que me surpreendi? O local escolhido não poderia ter sido melhor: atendimento nota 10, café da manhã delicioso, fácil acesso, próximo ao centro de Amalfi e com um clima super familiar. O hotel escolhido foi o Bellevue Suite, com tarifas que variam de 50 a 180 euros para o casal, de acordo com a data e quarto escolhido.

Hotel Bellevue - Costa Amalfitana

Amalfi Coast Hotel Bellevue

Escolhi um com a mais bela vista – não pude deixar de me dar esse luxo ;)

Hotel Bellevue - Costa Amalfitana

Nosso quarto – super simpático

Hotel Bellevue - Costa Amalfitana

 O que fiz:

Foram 3 dias nesse encanto de lugar,  pouco para quem quer realmente descansar e conhecer bem toda a região. Por isso, foi preciso determinar o que era prioridade – não teria como conhecer bem tudo que gostaria. Assim, o roteiro foi:

Primeiro Dia: Amalfi

Segundo Dia: Capri (post aqui)

Terceiro Dia: Positano

Placas - Costa Amalfitana

As cidades da Costa Amalfitana são bem próximas uma das outras

Amalfi:

Amalfi

Amalfi - Costa Amalfitana

No fundo está o centro de Amalfi

Duomo Amalfi - Costa Amalfitana

Duomo de Amalfi

Positano

Sem dúvidas, a cidade mais glamurosa de toda Costa Amalfitana. Não me arrisco a dizer que é a mais bonita, porque não pude conhecer todas as outras… Mas fica a dica, não deixe de ir à Positano se estiver por lá. O lugar é encantador, lindo lindo lindo! E foi nela que cenas do filme Sob o sol de Toscana foram gravadas. Pena que as fotos não demonstram toda a beleza do local…

Positano - Costa Amalfitana

Refresco nas águas de Positano

Cena do Filme Sob o Sol de Toscana – Fonte: Google Images

Positano - Costa Amalfitana

Encostas de Positano

Quando se vai à Capri de barco, pode-se ver lindas paisagens de Positano:

Positano - Costa Amalfitana

Positano vista do mar…

Positano - Costa Amalfitana

Lugar pouco bonito esse, não?!

Costa Amalfitana

Positano, Amalfi- Costa Amalfitana

Entre Positano e Amalfi

Agora, momento tiete: Anne Hathaway estava no mesmo restaurante..adivinha se não tirei fotos?

Anne Hathaway - Positano

Anne Hathaway em Positano

Anne Hathaway - Positano

Anne e eu

Um outro detalhe que não posso deixar de mencionar foi um jantar especial que eu e meu noivo fizemos em Amalfi. O restaurante fica no meio do caminho entre nosso hotel e o centro de Amalfi. Adoramos! O atendimento pelo proprietário Nicola foi super carinhoso, o vinho excelente e a vista, surreal! Chama-se La Preferita (não encontrei o site), mas no Trip Advisor sim, clique aqui.

Agora respondam, a Itália não é demais?

Conheça a Vanessa Thiesen

Vanessa Thiesen escreveu 26 posts para o TRAVEL FOREVER.

Colaboradora do blog, tem paixão por tudo que se relaciona a viagens: adora o antes, o durante e o depois de todas elas. Sua perdição é perder-se pelas cidades que está descobrindo.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

39 Responses

  1. mikix10 14 de agosto de 2012 às 6:28

    Eu também amei essa região da Italia, tão fotogenica… pena que fui no inverno, então estava tudo meio vazio! Mas um dia eu volto numa estação melhor :)

    Responder
    • Vanessa Thiesen 8 de outubro de 2012 às 13:33

      Cláudia,
      A região da Costa Amalfitana é maravilhosa – sem dúvida um dos lugares mais bonitos que já fui (está no páreo com Santorini). Na próxima ida à Itália, não deixe de ir – acho que vc vai gostar :) O difícil é conciliar tudo, pois a Itália é cheia de lugares imperdíveis .
      Bjos,
      Vanessa

      Responder
  2. Juliana 18 de fevereiro de 2013 às 16:34

    Olá! Viajo agora em maio para a Italia e para a Costa Amalfitana só tenho 3 dias também. A temperatura em maio é agradável? A locomoção entre as cidades é feita tranquilamente de ônibus? O melhor lugar para se hospedar é Positano ou Amalfi? Obrigada!

    Responder
  3. Vanessa Thiesen 19 de fevereiro de 2013 às 23:04

    Ola, Juliana
    Acho que em maio será uma temperatura agradável. Lá é primavera nessa época, então achredito que dará praia :)
    Nós ficamos em Amalfi – e dali fomos para Positano de onibus e de barco para Capri. O melhor local vai depender de quais cidades vc vai querer conhecer. Mas gostei de ficar em Amalfi. Caso vc queira curtir mais a praia mesmo, acho que Positano seria melhor, pois tem uma faixa de areia bem legal com sombrinhas e cadeiras para locar.
    Espero ter ajudado,
    bj
    Vanessa

    Responder
  4. ALZIRA CAMPOS 27 de abril de 2013 às 14:18

    ola Vanessa, viajo em agosto para italia ( veneza), tenho 7 dias para ir a costa amalfitana voce acha interessante pois tenho que estar em Veneza no retorno ao Brasil gostaria se voce pudesse me ajudar , beijos aguardo resposta.

    Responder
    • Vanessa Thiesen 28 de abril de 2013 às 21:21

      Oi Alzira! Não entendi muito a sua pergunta. Se for se vale a pena conhecer a Costa Amalfitana, com certeza, é um lugar muito lindo! O interessante é passar pelo menos uns 3 dias lá, no mínimo. Se quiser conhecer todas cidades, mais, claro. Eu conheci Amalfi, Positano e Capri. Mas gostaria de ter conhecido também Pompéia, que fica fora da costa, mas é proxima. Também seria legal ir ao vulcão vesúvio…enfim, coisas para fazer não faltam, mas também são uma boa desclupa para poder retornar.
      Um beijo,
      Vanessa

      Responder
  5. Nathalia 10 de maio de 2013 às 0:15

    Oi Vanessa,
    adorei o post! Vou pra lá em Lua de Mel, fico 2 noites em Capri e 2 noites em Praiano (acho que é perto de Amalfi). Fiquei na maior duvida sobre o carro, e como pego final de junho, acabei alugando! acha muito ruim dirigir pela costeira? O calor é como no Brasil? Quais dicas mais voce poderia me dar, restaurantes e tal?
    bjos! Nathalia

    Responder
    • Vanessa Thiesen 10 de maio de 2013 às 12:59

      Que legal, Nathalia!
      Olha..é bem ruim dirigir. Nós deixamos o carro no hotel e andávamos a pé ou pegávamos onibus para ir à outras praias. Claro, nada impossível …. mas as ruelas são super estreitas, as vezes nao passa dois carros…e aí mora o perigo … a estrada é cheia de espelhos para tentar ajudar nisso.

      O calor vai depender da época, dá uma pesquisada nas médias que vc terá uma boa noção. Eu fui para lá em julho e estaba bem quente, super gostoso para pegar praia.

      Restaurantes eu não se te dizer muita coisa. Estávamos em um grupo de 4 pessoas, então geralmente saíamos, víamos os lugares e decidíamos na hora. Um lugar que me chamou a atenção foi o La Preferita, que cito no final do post e que fica em Amalfi. Também almoçamos um dia num restaurante em frente às cadeiras da praia (que estão para alugar) em Positano. Bem gostoso – foi onde encontramos a Anne Hathaway.

      Acho que é isso…E não perca os gelatos, são uma delícia todos eles…e estão em cada esquina.

      Bjos,
      Vanessa

      Responder
  6. Daniela S. 15 de julho de 2013 às 9:49

    Vanessa, tudo bem ?
    Primeiramente gostaria de te dizer que seu blog está fantástico !!!!
    Pretendo ir para Costa Amalfitana agora em agosto de 2013, e me basiei em várias informações do seu blog.
    Fechamos o Hotel Bellevue Suite em Amalfi, igual quando você foi.
    Do Hotel Bellevue Suite até o centro de Amalfi, vocês foram a pé ou foram de carro ?
    Caso tenham ido a pé, acharam o trajeto tranquilo no quesito de segurança ? Vi que tem um túnel antes de chegar ao centro de Amalfi.
    Obrigada pelas informações,
    Daniela S.

    Responder
    • Vanessa Thiesen 16 de julho de 2013 às 17:42

      Oi Daniela! Muito obrigada…. e que bom que conseguimos auxiliar as pessoas em suas andanças por aí :)

      Eu gostei bastante do hotel, confortável, limpo, com vista bem bonita e não esqueço do presunto cru que serviam no café da manhã, uma deícia.

      Como fiquei pouco tempo, fomos para o centro de Amalfi dois dias. Um para conhecer o centrinho e outro para pegar o barco que vai para Capri.
      Fomos a pé…que é bem tranquilo. Ao lado do túnel (acho que não pode passar pedestres nele) tem uma via que te leva para o centro de Amalfi – tipo uma ruelazinha, mas é bem sinalizado, não se preocupe. Acho que esse trajeto do hotel até o centirnho, leva uns 10, 15 min em passos lentos. E também é nesse trajeto que fica o Restaurante La Preferita, que cito no post.

      No outro dia pegamos onibus para ir para Positano, e passou em frente ao Hotel.

      É isso, espero ter ajudado!
      Bjos,
      Vanessa

      Responder
  7. Daniela S. 18 de julho de 2013 às 7:36

    Vanessa, tudo bem?
    Obrigada pelas dicas/ informações.
    Com certeza serão muito úteis a minha viagem.
    Além da Costa Malfitana, vou para Nice+Mônaco+Cannes+Saint Tropez+Aux en Provence.
    Vou também para a região da Toscana.
    Você chegou a ir pra Toscana ?
    Caso positivo, tem alguma dica de lugares para visitar, restaurante, lojinhas, … ?
    Quando você esteve na França, você foi para Aux en Provence ?
    Em Capri, você chegou a andar em terra firme ? Pois vi que alugou um barco. Caso tenha andado por lá, tem também alguma dica ?
    Vou agora em agosto. Vi que você foi em julho.
    Como foi em questão de roupa ? Calor o tempo todo, incusive a noite ? Ou a noite dava uma esfriada ? Você levou agasalho ?
    Desculpa por tanta pergunta.
    E mais uma vez, agradeço sua atenção e ajuda.
    Beijos,
    Daniela :)

    Responder
  8. Vanessa Thiesen 19 de julho de 2013 às 20:09

    Oi Daniela, na Toscana fui apenas para a Pisa, então não sei te dar dicas…
    Eu fui para Aix en Provence e Avignon, mas apenas passei o dia,….então também não sei te dizer muitas coisas, por isso nem fiz posts sobre lá.
    Em Capri, também passei apenas o dia, aproveitei para fazer o passeio de barco, pois adoramos. Vou ficar te devendo também nessa.
    Ë calor sim…mas sempre é bom levar uma blusinha para quando o vento bater, mas não mais que isso….
    Essa vez vou ficar te devendo algumas.

    Boa viagem,
    Vanessa

    Responder
  9. Graziela 21 de julho de 2013 às 17:52

    Olá Vanessa, adorei seus posts da Itália. Vou para lá na minha lua de mel (em abril/2014). Gostaria da sua opinião… se tivesse que escolher entre a costa da ligúria e a costa amalfitana (não terei tempo para conhecer as duas), qual escolheria? Qual é mais bonita e romântica?

    Responder
    • Renata 20 de setembro de 2013 às 9:47

      Oi Graziela, também pretendo ir para Costa Amalfitana em abril-maio 2014. Você conseguiu descobrir se nesta época do ano está quente suficiente para curtir praia?

      Responder
  10. Vanessa Thiesen 21 de julho de 2013 às 19:47

    OI Graziela!
    Acho que ficaria com a Costa Amalfitana – é bem bonito e muito romântico, fora que vc pode conhecer muitos lugares que ficam bem próximos dali. Certamente será inesquecível! Não deixe de ir para Capri, viu?

    bj
    Vanessa

    Responder
  11. geraldo 12 de agosto de 2013 às 11:19

    Adorei seu relato e as fotos. Já programei minha viagem seguindo o seu roteiro e suas dicas. Espero que o tempo ajude, pois estaremos no final do verão, dia 16/09. Obrigado pelas dicas!

    Responder
  12. Daniela S. 2 de setembro de 2013 às 14:25

    Oi, Vanessa, tudo bem ? Voltei de viagem por esses dias…. hehehe Fui para Riviera Francesa + Provence + Toscana + Costa Amalfitana. Na Costa Amalfitana, fiquei em Amalfi, no Bellevue Suite, conforme sua indicação. Gostei muito do Hotel, pessoal hiper simpático, próximo ao centro. Do Hotel ao centro de Amalfi iamos a pé. No total ficamos 4 dias na Costa Amalfitana.
    (continua)

    Responder
  13. Daniela S. 2 de setembro de 2013 às 14:26

    No 1° dia fomos para Capri.
    2° dia fomos para Positano e Ravello.
    3° dia fomos para Pompéia.
    4° dia fizemos um dia de praia em Amalfi. Fomos para a praia que o próprio hotel recomendou. Pagamos 15 euros por 2 cadeiras e 1 guarda sol.
    (continua)

    Responder
  14. Daniela S. 2 de setembro de 2013 às 14:26

    Alugamos carro.
    Só fomos de carro para Pompéia.
    Para Capri fomos de barco. (o barco saiu de Amalfi sentido Capri. esse trajeto custou 38 euros por pessoa)
    Para Positano e Ravello fomos de ônibus. Mas achei uma tremenda besteira irmos de ônibus. Porque pegamos um mega trânsito, e demoramos 2hs para chegar até Positano. Melhor pegar barco para ir até Positano.
    Em Capri fizemos um passeio de barco que custou 17 euros por pessoa. Esse passeio demorou 1h e 30min. Muito legal. Conhecemos vários lugares de Capri. Valeu a pena. Depois alugamos uma scooter. Achei essencial termos alugado uma sccoter. Conhecemos Capri e Anacapri tudo de scooter. Quando queriamos ver as lojinhas, a gente estacionava a scooter e iamos andando.
    Adorei ter feito o passeio em Pompéia. Fomos conhecer as ruinas causadas pelo vesúvio. Valeu muito a pena.
    Todas as noites iamos para o centro de Amalfi. Em Amalfi, jantamos no "Los Esmeraldinos". Recomendo. Comida deliciosa, ambiente super agradável, com vista para o mar.
    Obrigada pelas suas dicas, foram excelentes!!!!
    Beijos,
    Daniela S.

    Responder
  15. Vanessa Thiesen 2 de setembro de 2013 às 19:22

    Que maravilha Daniela! É muito bom quando alguém retorna para nos contar como foi sua viagem! Deu inveja do seu roteiro…pois nao conheci vários lugares que vc citou, uma pena. Adorei a idéia da Scooter…quando fui para Santorini, na Grécia, aluguei um quadriciclo e adorei – facilita um monte a vida.
    O hotel é uma gracinha né? Também íamos a pé até Amalfi e é bom que fica no meio do caminho de um monte de coisa…
    Muito bom! E obrigada por ter voltado aqui para contar tudo.

    Responder
  16. Mara Silvia 27 de dezembro de 2013 às 16:16

    Oi !!! Amei suas dicas !!! Pretendo visitar a Costa Amalfitana e deu pra ter uma ideia de como chegar lá, dos passeios, etc. Pelo que percebi, três dias inteiros na região dá pra passear bastante ! Bjs

    Responder
  17. Thiago 28 de fevereiro de 2014 às 5:39

    Olá, gostei mto das dicas. Vou ficar na Costa do dia 05/06/14 a 09/06/2014. Independente de valor, é melhor ficar hospedado em Positano ou Amalfi e por que? Vamos um dia a Capri, vale a pena dormir lá ou fazer o bate e volta é tranquilo. Estaremos com um carro alugado. Se puder ajudar, agradeço mto.

    Responder
  18. Vanessa Thiesen 7 de março de 2014 às 23:48

    Eu acho que não faz muita diferença entre Positano e Amalfi, sinceramente :)
    Quanto a Capri, eu fiz bate e volta, mas gostaria de ter ficado mais, é bem corrido dessa forma. O ideal é reservar um dia para uma volta a ilha e conhecer as grutas e outro dia para conhecer Capri e AnaCapri.
    Espero ter ajudado e boa viagem!

    Responder
  19. JOSE LUIZ 8 de setembro de 2014 às 17:45

    Tive o privilégio de viajar de carro pela Toscana, costa amalfitana, Veneza e Roma. Foram as mais belas imagens que vi em toda minha vida. Vibrei com a singularidade de Veneza, e depois aventurei-me pela Toscana. Siena, Verona, Florença, San Gimignano, Montalcino, Montepulciano, Moterrigione, Radda em Chianti Montecchio, Volterra, Sirminone(lago de Garda). Conheci tambem Cinque Terre, Piza, luca e Spezia. Passei 03 dias em Roma, consegui avistar o Papa, visitei a catedral, os monumentos, e finalmente fui para a "Costieira Amalfitana". Sorrento, Positano, Catelamare di Stabia, Amalfi, Ravelo. Tudo isso em 18 dias. Unica frustração: Não consegui visitar Ilha de Capri (no dia da visita choveu, ventou e o mar ficou perigoso para navegar). Com isso sobrou motivos para voltar em breve.

    Responder

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>