O tesouro da pouca explorada Baía da Babitonga :: SC

Posted by & filed under AMÉRICA DO SUL, BRASIL, Itapoá, Joinville, Santa Catarina, São Francisco do Sul.

Baia da Babitonga Itapoa SC

Algum leitor já ouviu falar da Baía da Babitonga? Pois bem, esse lugar é até bem famoso em Santa Catarina, mas normalmente ninguém se refere a ele assim. A fama turística da Baía da Babitonga fica por conta das cidades que a rodeiam, como São Francisco do Sul (pelo seu apelo histórico e colonial), Joinville (pelo famoso passeio no Barco Príncipe III) e Itapoá (por suas belezas naturais).

Baia da Babitonga Itapoa SC

Do outro lado da Baía da Babitonga fica a histórica São Francisco do sul.

Localizada no extremo norte do litoral de Santa Catarina (quase divisa com o Paraná), a Baía da Babitonga é formada pelo encontro das águas do mar e do rio de São Francisco do Sul (por isso a cor das águas é mais escura). É considerado um dos principais estuários do estado, sendo também uma das maiores reservas de mata atlântica catarinense. São aprox. 160 km de águas, mais de uma dúzia de ilhotas, muitas prainhas vazias e 65 km quadrados de manguezais!

Apesar de todo esse “descritivo” eco natural, nunca tive vontade de conhecer “a fundo” a Baía da Babitonga. Minha experiência com São Chico não foi das melhores no passado, e como Joinville é um grande centro urbano, as possibilidades de colocar os pés na areia eram restritas para mim! Mas esses tempos, vi uma nota em uma revista sobre um hotel de charme que se instalou na região, mais especificamente em Pontal (nas margens da Baía da Babitonga), em Itapoá-SC.


Exibir mapa ampliado

Baia da Babitonga Itapoa SC

As águas da Baía da Babitonga são as preferidas dos pescadores… e dos golfinhos. É possível avistar vários deles por ali.

Baia Babitonga Itapoa SC

Ao fundo o porto de Pontal – Itapoá SC

Isso foi mais que suficiente para planejar uma escapadinha desde Curitiba. Saímos no sábado, sem reserva, sem nada. Descemos via litoral paranaense (Caiobá – PR), atravessamos a balsa (Guaratuba – PR) e depois de algumas dezenas de quilômetros, já estávamos em Itapoá – SC.
Sem pressa chegamos ao Baití Hotel Marina. Para nossa surpresa, nesse dia estava tendo um curso de arrais amador no local, o que fez com que a ocupação estivesse máxima. Desapontados, fomos embora. Mas não desistimos, procuramos por várias outras acomodações em Itapoá e tudo (leia-se tudo) era muito ruim!!!! Impressionante como o litoral de Santa Catarina ainda é carente de infra estrutura hoteleira (com exceção das badaladas Bal. Camboriú, Florianópolis, Rosa, etc).

Ligamos novamente no Hotel Baití e as 18h eles iriam ter resposta se realmente todos os ocupantes do curso se hospedariam ali. Demos sorte, alguma alma viva desistiu da pernoite e nós voltamos correndo para lá. :)

Esperar foi a melhor que fizemos! O Baití é um hotel, que lembra uma pousada de charme, mas tem cara de casa de praia à beira mar e o diferencial, tem uma marina acoplada. Com 15 quartos, fica às margens da Baía da Babitonga. Dá pra ver que o local foi feito com capricho, desde a decoração que é estilosa, os quartos muito aconchegantes e toda a área comum especialmente bem integrada à natureza. O Restaurante Tambaiá é outra tetéia, e a comida então, hummm deliciosamente gourmet! Adoro lugares assim, onde apesar da sofisticação dos detalhes, a sensação acolhedora é tanta, que faz com que a gente não queira ir embora nunca. Pronto! Se o lugar me faz sentir tudo isso, eu volto e aconselho. E olha quero deixar bem claro, que todo esse trelelé é verdadeiramente minha indicação (esse post não é pratocinado), o valor da diária foi algo em torno de R$ 230,00. E o melhor, aceita crianças!

Ficaram com vontade? Então o final deste post vou deixar as fotos falarem! :P

Baia da Babitonga Itapoa SC Hotel Baiti

Baití Marina Hotel – com cara de casa de praia :)

Baia da Babitonga Itapoa SC Hotel Baiti

Baití Marina Hotel – deck frontal

Baia da Babitonga Itapoa SC Hotel Baiti

Olha que delícia.

Baia da Babitonga Itapoa SC Hotel Baiti

Baia da Babitonga Itapoa SC Hotel Baiti

Baia da Babitonga Itapoa SC Hotel Baiti

Baia da Babitonga Itapoa SC Hotel Baiti

O restaurante Tambaiá tem pratos gourmet deliciosos e super diferentes. Vale a pena provar.

Baia da Babitonga Itapoa SC Hotel Baiti

Baia da Babitonga Itapoa SC Hotel Baiti

Restaurante Tambaiá – que fica dentro do hotel Baití.

 

Conheça a Carol Wieser

Carol Wieser escreveu 164 posts para o TRAVEL FOREVER.

Criadora e editora do blog, adora colocar os pés na estrada! Está sempre planejando uma nova viagem. Sua Bucket List é enorme (e azul), dificilmente irá conhecer todos os destinos que deseja, mas continua esperançosa!

Tags: , , , , , ,

15 Responses

  1. Mauoscar 30 de julho de 2012 às 13:43

    Eu conheço bem!!! Passei muitos verões em São Xico e vários finais de semana na ilha do Corisco na Baía da Babitonga.
    A Baía é linda, mas é uma pena que a baía esteja tão poluída e assoreada.. Com o fechamento do canal do linguado no início do século passado toda a dinâmica das correntes foi alterada e o resultado é o assoreamento de várias partes da Baía..
    Antigamente era possível se sair de barco do centro de Joinville até San Francisco, hoje o Iate Clube de Joinville que fica na Lagoa do Saguaçu já não comporta mais iates de grande calado e muitas embarcações só conseguem sair quando a maré esta cheia.
    Quanto a falta de estrutura hoteleira isso é um problema que dificilmente será resolvido.. São Francisco do Sul é a praia de Veraneio do Joinvillense, tirando a praia da Enseada que é mais "popular" as outras como itaguaçu, e ubatuba são bastante elitizadas e os moradores tem m lobby forte para impedir o desenvolvimento deste tipo de empreendimento..

    Esse post me fez ficar com saudades das pescarias na baía e dos verões em Sao Xico

    Responder
    • Carol Wieser 3 de agosto de 2012 às 15:26

      Oi Oscar!

      Olha… não sou muito fã de águas escuras como a da Baía da Babitonga, pois sempre fico imaginando o que pode ter embaixo delas e muitas vezes não me agrada o pensamento.

      É uma pena que lugares assim, entre centro urbanos, acabem poluídos desse jeito. Seria um lugar tão legal para explorar turisticamente.

      Quanto a falta de hotelaria, é uma pena mesmo!!! Tem lugares tão legais em SC sem um pingo de dignidade hoteleira. Isso me deixa entristecida. :(

      Mas a gente ainda encontra umas pérolas como essas daí, ai temos que compartilhar!!

      Beijos

      Responder
  2. Douglas Sawaki 31 de julho de 2012 às 8:57

    São Chico é muito acolhedor. O centro histórico é muito bonito, gosto de ficar andando por lá sem fazer nada, só observando. Só o que não gosto de lá é que no verão é muito cheio e em alguns lugares não há sossego por causa da "competição" de potência do som dos carros.

    Responder
  3. Sonia Pomper 3 de agosto de 2012 às 6:39

    Realmente nao há estrutura hoteleira na região mas muitas pousadas meio rústicas. Agora restaurantes tem muitos: o do Francês ( bem perto do farol), Don Infante, obviamente português e maravilhoso, no fim da baia tem o Helias super rústico mas com mariscos e ostras do próprio cultivo.

    Responder
  4. Ane 7 de agosto de 2012 às 13:49

    A Baía da Babitonga é linda! Na ilha de São Francisco do Sul há diversas opções de hospedagem e restaurantes para bolsos e gostos diversos, além de opções de praias lindíssimas… É um paraíso esse lugar (e é para os poucos que sabem valorizar as belezas da natureza)!! Dica: A melhor época do ano para visitar e apreciar é nos meses de outubro, novembro e início de dezembro e depois do carnaval ;)

    Responder
  5. Luiz Renato 8 de maio de 2013 às 14:15

    Carol, estive no Baití e realmente sua descrição do local e hotel estão perfeitas, só lembrando da coragem e capricho dos familiares, fundadores do Hotel. Vale a pena conhecer.

    Responder
  6. Cleiton Berkenbroch 8 de fevereiro de 2014 às 22:16

    É muito linda aqui na Baia Babitonga, eu moro em S.F.S e posso garantir que a baia é muito linda, não só a bai mas a cidade em geral, e os passeis de escunas são magníficos..

    Responder

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>