1, 2, 3, 4, 5 Terre – Itália | Le Cinque Terre

Posted by & filed under Cinque Terre, EUROPA, ITÁLIA.

Para mim, a mais linda foto! Manarola

São 5 as terras mais lindas e peculiares da Itália, região da Ligúria, onde fica a Riviera Italiana: Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso. (sentido sul-norte).

Tão lindas e encantadores que me atraíram para lá duas vezes (por enquanto). Fui em 2008 e retornei em 2011. Pergunta se eu voltaria? Sempre! Neste post vou tentar fazer um resumo do que é a Cinque Terre (em português Cinco Terras) e, caso queiram alguma dica extra, é so falar na caixa de comentários, ok?

As cinco terras de Cinque Terre

As Cinco Terras localizam-se a 130 km de Gênova, que é a capital da Ligúria, e ficam praticamente “penduradas sobre o mar mediterâneo”. Maravilha considerada pela UNESCO Patrimônio  da Humanidade – não é para menos – o lugar realmente é muito lindo e bastante requisitado por turistas do mundo todo!

riomaggiori - uma das cinque terre

Riomaggiori

Uma boa maneira de conhecer Cinque Terre é ficar hospedado na cidade vizinha La Spezia (que foi onde fiquei hospedada). O acesso até essa cidade é facil e há varias opções de hospedagem. Além disso, a partir dela, é tranquilo de chegar às cinco terras: de trem ou de barco. Outra opção interessante é se hospedar em Portovenere.

mapa das cinque terre

Cinque Terre e sua proximidade com La Spezia

Quando estive lá fiquei em La Spezia, fui de barco às terras (para ter a visão imperdível das terras pelo mar) e voltei de trem. Também há a possibilidade de fazer os trajetos a pé pelas trilhas conhecidas como Sentiero Azzurro: mas para isso é preciso disposição e tempo pois a trilha é bastante acidentada e tem aproximadamente 11Km. Há partes mais sossegadas, como a Via del Amore (essa eu fiz questão de fazer a pé) e outras mais puxadas e cansativas (como a que leva à Corniglia e que finda com uma subida de 368 degraus).

ir de barco a cinque terre de barco

Os barcos que nos levam às terras

Em La Spezia me hospedei no hotel que faz parte de uma rede conhecida na Europa, a NH. Fica em frente ao mar, é confortável e tem um bom café da manhã. A diária para o casal custa em torno de 125 euros, com café incluso. O link do hotel: NH La Spezia.

hotel nh em la spezia cinque terre

Vista do NH Hotel – da beira-mar partem os barcos para Cinque Terre

hotel nh la spezia 5 terre

Tive a sorte de poder ver essa linda lua cheia da janela do meu quarto

barcos cinque terre vilarejo

Partindo de barco, logo se pode ver as lindas paisagens:

cinque terre forte no mar

cinque terre mar azul itália

Sempre assim: um colorido lindo e muita uva cultivada nesse acidentado relevo

Corniglia - fica lá em cima, para chegar lá, só subindo os quase 400 degraus

Corniglia – fica lá em cima, para chegar lá, só subindo os quase 400 degraus

Não é demais? Corniglia

Não é demais? Corniglia

E esse Mediterrãneo? Monterosso Al Mare

E esse Mar Mediterrãneo? Monterosso Al Mare

Monterosso

Monterosso

Monterosso

Monterosso

Monterosso

Monterosso

MAnarola

Manarola

Manarola

Para mim, a mais linda foto!  Manarola

Para mim, a mais linda foto! Manarola

Outro destaque sobre Cinque Terre é a sua culinária e seu vinho, o Sciacchetrà – que é um vinho doce muito gostoso produzido com uvas Bosco, Albarola e Vermentino. Vale lembrar que as uvas de lá são para lá de especiais, cultivadas íngremes e acidentadas encostas – pense no trabalho do agricultores de lá?!

vinho Sciacchetrà

Vinho Sciacchetrà

A comida não fica para trás, não – foi lá que comi a melhor Bruschetta de minha vida, com tomate, atum e bastante azeite :)

Brusquetta cinque terre

Entrada: frutos do mar

Entrada: frutos do mar

Prato principal: mais fruto do mar. Tinha como ser diferente?

Prato principal: mais fruto do mar. Tinha como ser diferente?

Vernazza

Vernazza

Os vilarejos e suas ruelas são um capítulo a parte: graciosos e ótimos para passear, parar nas lojinhas, comprar lembranças e artigos típicos da região.

cinque terre souvenirs

E, não podia deixar de mostrar, a já citada Via Dell’Amore – que nos leva de Manarola à Riomaggiore e que fiz questão de fazer a pé e de levar meus cadeados (é um ritual bastante comum dos turistas levar 2 cadeados que simbolizariam a uniao de duas pessoas apaixonadas e prendê-los nas grades da Via Del’ Amore – foi o que fiz!)

Uma pequena parte da Via Dell'Amore vista do mar

Uma pequena parte da Via Dell’Amore vista do mar

Sempre juntos -  aqui e lá :)

Sempre juntos – aqui e lá :)

Pode ser mais romântico?

Pode ser mais romântico?

P.S.: desculpem de antemão caso eu tenha errado o nome de alguma terra, quando vamos organizar as fotos, nossa cabeça vira uma confusão e já não sabemos mais exatamente que terra é qual terra.

E aí, gostaram?

Conheça a Vanessa Thiesen

Vanessa Thiesen escreveu 26 posts para o TRAVEL FOREVER.

Colaboradora do blog, tem paixão por tudo que se relaciona a viagens: adora o antes, o durante e o depois de todas elas. Sua perdição é perder-se pelas cidades que está descobrindo.

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

60 Responses

  1. Carmem 29 de março de 2012 às 21:11

    Ai, que saudades!
    Pena que fui no inverno e depois da enchente.
    Mas voltarei!
    Lindas as fotos.
    Pois é, você viu Manarola de outro ponto de vista, né? E as cidades vistas do mar ficam mais lindas ainda.
    Obrigada pela visita ao meu blog. volte sempre que quiser.

    Responder
    • Vanessa Thiesen 30 de março de 2012 às 10:12

      Carmem, foi uma pena a enchente, né?! Mas pelo vi, tudo esta sendo reconstruído e logo tudo volta ao normal :)
      E, como vc disse, vendo do mar é uma coisa, por terra é outra e pelas trilhas também é bem diferente – isso é bom, dá para ir e voltar tres vezes rsrs

      Responder
  2. Rosangela 30 de março de 2012 às 23:13

    Que saudades de vc e da Itália!
    Com certeza quero voltar e olhar 5 Terras do mar, que essa vista eu não tive.
    Amei as tuas fotos.
    Um grande beijo,

    Responder
  3. claudia liechavicius 5 de abril de 2012 às 21:25

    Vanessa,

    Se eu gostei? Amei!!!

    Estive lá no ano passado e me apaixonei. Fui numa época um pouco fria, em outubro e quero voltar no alto verão para ver a região fervilhando de gente. A Itália tem milhares de lugares fantásticos.

    Um beijo

    Claudia

    Responder
  4. Isabella 16 de abril de 2012 às 20:18

    Vanessa, queria tanto saber as lentas que vc usa! Ateh te mandei email (email do blog) com uma foto que eu queria saber a lente que voce usa! Queria tanto que vc me respondesse… =D
    Aguardo demais sua resposta.. De verdade!!!

    bellinhars@gmail.com

    Responder
  5. Vanessa Thiesen 16 de abril de 2012 às 23:46

    Isabella, acabei não vendo o seu email. Mas respondo agora: minha câmera é compacta (até o mês que vem – pois vou partir para uma "melhor", com comandos manuais). É a Sony WX5 – apesar de compacta, ela consegue fazer fotos legais – os cenários também ajudam bastante, né?!
    E, por curiosidade, qual foto que vc tinha dúvida?
    Beijos e volte sempre por aqui :)

    Responder
  6. Karina Borges 22 de abril de 2012 às 18:28

    Oi Vanessa adorei seu post. Vou a Italia em Julho vou ficar 7 dias, gostaria de saber quanto tempo fico em cinque terre…Quanto tempo vc acha q e suficiente…Obrigada. bjs

    Responder
    • Vanessa Thiesen 23 de abril de 2012 às 10:36

      Oi Karina. Que legal, com certeza você vai adorar.
      Dois dias são suficientes para conhecer as terras. Você pode ir de barco e voltar de trem ou a pé. Assim você conhece as terras de vários ângulos, o que vale muito a pena.
      Eu fiz assim: cheguei um dia à tarde e conheci La Spezia. Fui para as terras no outro dia bem cedinho e passei todo o dia passeando nelas. Voltei a La Spezia, dormimos mais uma noite e no outro dia seguimos viagem.
      Caso você esteja próxima, pode ir até la e passar o dia, acho que também valeria a pena.

      Agora, se você deseja ir para pegar praia e descansar, com certeza é preciso mais :)

      Beijos e boa viagem!

      Responder
  7. maria 16 de julho de 2012 às 14:57

    Olá Vanessa, hoje, l7 de julho 2012 estou vendo o seu blog sobre 1 2 3 4 5 Terres. Adorei conhecer um pedaço do mundo tão bonito e de veras fantástico. Conheço várias partes do mundo mas nunca vi coisa igual! É uma pena que já tenho algumas limitaçoes para cidades com subidas e descidas, mas achho que ainda vou me aventurar este ano.
    O mês de setembro terá um bom clima? Se possivel, responda pelo meu email. Resido em Fortaleza, mas sou do mundo. Agradeço, e parabens pelo blog.

    Responder
    • Vanessa Thiesen 16 de julho de 2012 às 19:47

      Olá, Maria!
      Realmente é um lugar que surpreende qualquer olhar. E posso garantir, ao vivo é ainda mais bonito. Quanto a limitações, não se preocupe, você pode perfeitamente conhecer 4 das 5 terras sem ter que subir ou descer nada. Podes fazer assim: ir de barco e voltar de trem. Corniglia fica um pouco mais complicado, mas não impossível. :)
      Acho que setembro é um ótimo mês, com menos turistas e ainda quente. Essa fotos foram tiradas no mês de julho – semana passada fez um ano que estive lá. Qualquer coisa, estou à disposição e obrigada pela visita ao Blog. Um beijo, Vanessa.

      Responder
  8. Mariana 3 de agosto de 2012 às 12:16

    Olá Vanessa. Sou de Portugal e vou a cinque terre no inicio de Outubro. Vou aterrar em Pisa e estou com duvidas onde poderei ficar a dormir. Acha q La Spezia é o mais aconselhável?
    E no início de Outubro ainda dá para fazer a viagem de barco?
    Obrigado.
    Mariana

    Responder
    • Vanessa Thiesen 3 de agosto de 2012 às 13:46

      Oi Mariana.
      Eu fiquei em La Spezia e adorei. O acesso até a cidade é tranquilo para quem vem de Pisa. Além disso, é só chegar na beira mar e pegar os barcos, que partem para as Cinque Terre todos dias durante todo o ano – só não sai se as condições de mar não estiverem favoráveis. De La Spezia também é possível ir até as terras de trem. Aproveite :)

      Responder
  9. Carolina 13 de agosto de 2012 às 17:26

    Ola Vanessa,

    Lindo post! Adorei e tirou bastante duvida.
    Gostaria de saber mais uma coisa… Nas Cinque Terres ou em La Spezia é possível ficar na areia da praia pegando sol?
    Digo isso pq estou há meses sem ver o mar e escolhi fazer as 5 Terres por isso. Vc recomenda ir pra lá? Agora estou em
    Florença e pretendo chegar lá dia 15 de agosto.

    Beijos,
    Carol

    Responder
  10. Vanessa Thiesen 13 de agosto de 2012 às 19:59

    Obrigada, Carol. Que bom que ajudou a tirar suas dúvidas.
    Para ficar na praia, pegando sol, teria que ser Monterosso…. Em La Spezia, não lembro de ter visto pessoal na praia não… As outras não tem uma faixa grande que propicie isso. Mas, como falei, Monterosso fica lotada – lá mesmo tem guarda-sol e cadeiras para alugar.
    E eu recomendo sim, acho que dá para conhecer as outras praias e depois descansar e curtir o mar – mas só para te lembrar: a água não é das mais quentes e não é areia, são pedrinhas :)

    Beijos,
    Vanessa

    Responder
  11. SDT 19 de outubro de 2012 às 8:37

    Essa região é mesmo fantástica! Estive na Itália ano passado durante o meu programa de intercâmbio de italiano em Florença e tive a oportunidade de conhecer, além de Roma e a Região da Calábria, a Região da Ligúria e me surrprendi com tanta beleza e charme dessa região. O meu curso de italiano em Florença eu fiz na escola Sprachcaffe e foi inesquecível pois eu me diverti bastante, conheci novos lugares, fiz amizade com várias pessoas de todo o mundo e ainda aprendi italiano. Uma viagem à Itália é inesquecível e vale realmente a pena e recomendo também a escola de idiomas logo abaixo
    http://www.sprachcaffe.com/portuguese/study_abroa

    Responder
  12. Raul Teske 20 de janeiro de 2013 às 20:43

    Olá Vanessa, estou querendo ir com minha esposa e minha filha de 02 anos p/ lá em Outubro.Estou pretendendo ir até Milão de avião( até pq é um dos poucos destinos sem conexão) ficar 01 noite e pegar o trem até Levanto já que venho pelo norte, ficar num hotel e passar uns 4 dias por lá. Você teria alguma dica de hotel, se 4 dias seria pouco, ou talvez se hospedar em um outro lugar? Outubro seria um mes legal de ir? Se puder ajudar, agradeceria muito. Obrigado

    Responder
  13. Vanessa Thiesen 24 de janeiro de 2013 às 15:44

    Olá, Raul! Tudo bem?
    Eu fiquei hospeda em La Spezia, então não sei te dizer sobre hotéis em Levanto. Achei esse ponto de partida excelente e também vinha do norte, pois estava no sul da França. Fiquei no hotel NH La Spezia, que é uma rede conhecida lá. Fica de frente pro mar e tem um bom café da manhã. Dessa cidade partem os trens e também os barcos para as terras. Outubro já é um pouco frio – será bonito para conhecer, mas difícil de entrar na água, que naturalmente já não é muito quente. 4 dias é mais que suficiente para conhecer as terras. Se quer relaxar, ok, pois estará com seus filhos. Se a intençao nao for descansar, penso que podes incluir mais algum destino próximo.
    Espero qter ajudado,
    Vanessa

    Responder
  14. maria macedo 2 de fevereiro de 2013 às 0:11

    Boa noite! gostei muito da sua descriçao dessa viagem!! eu e as minhas amigas adoramos viajar! e italia e um dos lugares onde nao fomos ainda! as cinco terras fascinam me pela sua beleza! e muito bom apreciar paisagens lindas como estas! no entanto, como ainda somos jovens gostariamos de saber se durante a noite existe algum movimento ou nem por isso! obrigada e desculpe o incomodo!

    Responder
  15. Vanessa Thiesen 10 de março de 2013 às 10:18

    Maria, não sei te dizer sobre as baladinhas noturnas. Mas acredito que não deva ter muita coisa…Na mesma viagem, fomos ao sul da França (Nice, Cannes, Mônaco) e lá tem bastante vida noturna. Mesmo assim, acredito que seria um bom passeio para vocês. E não se preocupe, não é incomodo algum.
    Volte sempre!
    Vanessa

    Responder
  16. olga 17 de abril de 2013 às 1:23

    Olá Vanessa, adorei as dicas e o blog. Vamos passar a lua de mel na Itália em junho. Sao 7 dias de cruzeiro pelo Mediterraneo (passando por Marselha-Barcelona-Valencia-Palma-Roma-Genova) e 4 dias em terra na Itália. Fiquei muito em dúvida se devemos ir à Cinque Terre ou Costa Amalitana. Se voce tivesse que escolher um destes 2 locais para visitar na sua lua de mel qual dos dois voce escolheria??? A ideia é alugar um carro ao chegar na Italia. Vou aguardar sua dica para fechar a viagem, rs. bjs, Olga

    Responder
  17. Vanessa Thiesen 17 de abril de 2013 às 10:16

    Oi Olga! Que maravilha, será uma lua de mel fantástica!
    Acho os dois lugares bem legais e muito lindos, ambos com atmosfera bem romântica…propício para uma lua de mel. Positano, na costa Amalfitana, e Capri (bem pertinho da Costa Amalfitana) possuem um ar mais requintado…

    Mas, pelo que vc disse, provavelmente vc vai desembarcar em Geneva, né? Se sim, acho que o melhor lugar seria Cinque Terre, fica bem pertinho de Genova, seria muito prático e rápido.
    Para sair de Genova e ir até a Costa Amalfitana vcs iriam desperdiçar bastante tempo no trajeto…pois é bem longe.

    Bem… pode mandar mais dúvidas, que terei prazer em responder.
    Você já viu os posts sobre a Costa Amalfitana e Capri, né?
    Um beijo,
    Vanessa

    Responder
  18. olga 20 de abril de 2013 às 13:02

    Oi Vanessa, super obrigada pela resposta. Na verdade vamos desembarcar em Marselha e inicialmente havíamos pensado em alugar um carro para ir até Veneza passando pela Riviera francesa, mas a locacao ficou muito cara e devemos fazer Marselha-Veneza de aviao e já na Italia alugar um carro. Portanto, estaríamos na verdade em Veneza. Vi que nao fica tao perto de Cinque Terre (umas 3h30). Temos apenas 4 dias na Italia e precisamos passar em Veneza. A questao é qual a melhor forma de aproveitarmos estes 4 dias para conhecermos lugares inesquecíveis (pensamos em voltar a Roma ja que o navio fica 1 dia apenas por la). Por isso perguntei o que voce acha. As alternativas inicialmente seria: Veneza – Cinque Terre – Roma ou Veneza-Roma-Costa Amalfitana (so que teríamos que voltar a Roma para pegar o voo para a Alemanha, nosso próximo destino). (vi os posts sim e fiquei mais na dúvida ainda, rs) HEELLLLLP!!! Ps. Nao somos requintados nao, gostamos de coisas lindas e simples (amei Santorini, meu lugar favorito até agora, só nao voltei la nessa lua de mel porque eu queria ir para um lugar novo, para conhecer junto com ele). beijo grande.

    Responder
  19. Vanessa Thiesen 20 de abril de 2013 às 21:35

    Hummm
    Agora entendi!
    Bem, dei uma olhada nas distancia de Veneza até Cinque Terre (3h e meia) e até Costa Amalfitana (7h e meia). Sem dúvida, com 4 dias eu iria para Cinque Terre. Voces farão uma viagem mais tranquila e ainda podem conhecer mais alguma cidade da região, que é bem próxima à Toscana. E ainda, podem sair da Cinque Terre e pegar o voo em Milão para Alemanha, que fica apenas a 2 horas e meia dali…
    Como tanto Costa Amalftiana como Cinque Terre são lindas, fiquem com a mais prática :)

    Espero ter ajudado…
    Bj
    Vanessa

    Responder
  20. Larissa 28 de abril de 2013 às 12:01

    Oi, Vanessa,a dorei su relato sobre Cinque terre!!!
    Estou montando um roteiro pela itália de 15 dias, e estou super na dúvida se faço Cinque terre ou não..na verade, estou super na dúvida em tudo, pq a Itlaia em 15 dias não me parece o suficiente!!!! rsrs…
    Quero começar por Milão-Verona-Veneza- Cinque Terre- Florença e Roma.Quantos dias eu poderia deixar para CT? Não queria deixar Verona e Veneza de fora, pelo clima de romantismo na cidade, e queria um tempinho maior em florença, mas, pelo que vc conhece, o q vc sugere e qtos dias??Muuuito obrigada!!

    Responder
    • Vanessa Thiesen 28 de abril de 2013 às 21:15

      Oi Larissa! A Itália é muito linda e com certeza 15 dias são insuficientes para conhecê-la. Mas com 15 dias dá para fazer bastante coisa. A Cinque Terre eu acho que vc pode fazer como escrevi no relato. Chegar num dia, passar o outro dia conhecendo as terras e no outro partir. Isso é para conhecer e não para curtir a praia hheeheh Se quiser fazer as trilhas longas, reserve mais tempo. Não esqueça de reservar vários dias para Roma, há muito para fazer lá. Quer ter mais dúvidas ainda? Visite nosso post sobre a Costa Amalfitana. Ah…e pertinho da Cinque Terre, vc pode dar uma passada vapt vupt em Pisa :)
      Beijos,
      Vanessa

      Responder
  21. Larissa 29 de abril de 2013 às 19:15

    Oi, Vanessa, obrigada! também pensei se valeria a pena ficar hospedada em Firenze e ficar indo de trem para Cinqueterre, já que pretendo comprar um passe de trem, mas não sei…Roma vou deixar uns 4 a 5 dias!! Assim, de firenze poderia ir para Pisa, Livorno, Siena….

    Responder
  22. Sueli 22 de maio de 2013 às 18:08

    Olá!
    Adorei seu blog!
    Vamos desembarcar no Porto de La Spezia e teremos umas 8 hs. sómente de passeio. Dá para conhecer as 5 terras de barco e quanto tempo leva esse passeio? na volta ao Porto vc. acha melhor vir de barco? não posso perder o navio. rrsrs.
    Obrigada

    Responder
    • Vanessa Thiesen 22 de maio de 2013 às 20:08

      Acho que da para fazer como eu, conhecer 4 das terras. A que precisa subir (Corniglia) deixe para uma próxima hehehe. Dá para fazer sim…. vá de barco e volte de trem, que é mais rápido. Não esqueça de se informar dos horários de trens antes de partir.

      Boa viagem e obrigada..Volte sempre :)

      Um beijo,
      Vanessa

      Responder
      • Carlos Eugênio 16 de junho de 2013 às 0:54

        Tenho um dúvida: adoro fotografia e como sei que o sol na primeira semana de outono ainda se põe tarde, e a sabendo que localização de Cinque Terre é no noroeste da Itália e banhado pelo Mar Tirreno, portanto com o sol se pondo no mar. Acho que seria legal fazer o passeio de Riomaggiore para Corniglia passando por Manrola ora a pé ora trem/bus e no final da tarde voltar de barco de Corniglia para La Spezia, assim pegaria o sol a favor e tiraria belas fotos da luz do sol batendo nos penhacos iluminando as cores das fachadas das casinhas. Que vc acha? É viável ir de trem/a pé/bus e voltar de barco?

        Responder
        • Vanessa Thiesen 19 de junho de 2013 às 22:06

          Olá! Fará ótimas fotos, com certeza!
          Acho que não haverá problema nenhum. Mas não esqueça de ir desembarcando na ida, de trem. E depois vc retorna de barco sem desembarques. Informe-se no porto sobre os horários dos barcos antes da ida. Assim, evita desencontro de horário. Boa viagem!!!

          Responder
  23. Katia 24 de junho de 2013 às 16:47

    Olá tudo bem….gostaria de saber se êh uma boa …pegar m trem de la spezia par veneza….estou indo com meu marido e filho de 5 anos….

    Vou ficar de carro pela toscana e entregar em lá spezia…e pra dr um descanso do carro pensei em ir pra veneza de trem…onde será nossa ultima cidade.
    Obrigada

    Responder
  24. Katia 5 de agosto de 2013 às 17:07

    Olá tudo bem…estou com muita duvida no quesito escolha de hotel !!! Se puder me ajudar ficaria muito feliz !!! Onde ficar em florenca / veneza e lá spezia ….minha faixa de preço por diária êh de 300 reais… E como vou com meu filho pequeno a localização e segurança sao prioridades !!!
    Muito obrigada, fico no aguardo..
    Abc..

    Responder
  25. Rosana 11 de fevereiro de 2014 às 16:39

    Olá ! Adorei as dicas. Pretendo ir a esta região em junho e estou com uma duvida: pensei em alugar um carro em Florença, passar por Pisa e ficar hospedada em La Spezia . Vale a pena ir de carro ou seria melhor fazer um bate volta de trem de Florença a Pisa e depois ir tb de Trem a La Spezia ?Depois seguirei até Siena onde visitarei varias cidades de carro. Obrigada. Fico no aguardo. Abço. Rosana

    Responder
  26. Marcélia Lima 21 de maio de 2014 às 23:22

    Meu Deus! Cada vez que vejo blogs de viagens acrescento mais um local pra visitar, rsrsrsrs. Creio que os meus 30 dias pra comemorar as bodas de prata, minha e do meu esposo, não serão o suficiente pra fazer o que estamos pretendendo, rsrsrsrs. Amei seu depoimento, suas fotos e seu desprendimento em compartilhar conosco tantas maravilhas. Parabéns pelo blog e obrigada pela ajuda

    Responder
  27. Antônio Monteiro 11 de agosto de 2014 às 18:06

    Oi, ótimo post, irei de navio desembarcar no porto de la spezia ,a estação de tem e perto do porto de lá spezia ? Sabe dizer se e melhor ir a riomaggiore de trem e de lá pegar barco para fazer as terras ? Ou se pego em lá spezia mesmo ? Sabe precos de passeios de barcos pelas 5 terras ?

    Responder
  28. Miriam 24 de outubro de 2014 às 18:05

    Vanessa ,
    Acabei de chegar de uma viagem pela Europa com meu marido e nossas 3 filhas. Fizemos um cruzeiro e atracamos em La Spezia, optamos por conhecer as Cinco Terras ao invés de ir a Florença. Foi uma escolha muito feliz! Ficamos fascinados com a beleza da região!
    Tudo está reconstruído, não há vestígio da enchente!

    Responder

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>