Paraguai para Iniciantes – Guia Básico

Posted by & filed under AMÉRICA DO SUL, Ciudad del Este, PARAGUAI.

Ferrari Sax Paraguai

Rá, depois de ficar com fama de “muambeira” pelo twitter, eu venho atraves deste post justificar o apelido carinhoso que recebi dos meus colegas do #BlogTurFoz :)

Como resido em Curitiba, para os Paranaenses é comum fazer compras no Paraguai de vez em quando. Sou de longe muambeira (quero deixar isso bem claro), mas confesso que assim como todo e qualquer mulher mortal, adoro umas compricthas. E se forem “mais em conta” então, viximaria!!! É aí que o Paraguai se torna uma tentação para quase todos os turistas que visitam Foz do Iguaçu. Impossível não dar um “pulinho” em Ciudad del Este, para conferir as últimas novidades do mercado, e voltar com as sacolas cheias de cacarecos ;)

E é isso mesmo, o que o Paraguai mais oferece é cacarecos, falsificações e versões baratas/piratas de produtos existentes no mercado.
Claro que no meio da muvuca, é sim possível comprar produtos de qualidade e originais, mas você precisa no mínimo saber um pouquinho onde  são os locais confiáveis. Por isso, resolvi fazer esse guia básico “Paraguai para Iniciantes” que inclui dicas importantes de imigração, dicas de segurança e dicas de onde comprar “originais” no Paraguai. Espero que vocês gostem, lembrando que não sou muambeira, então, essas dicas são de uma turista normal de “segunda viagem”, assim como vocês. Enjoy :)

Documentação:

Tem que ser RG atualizado (mínimo 10 anos) ou passaporte válido. Carteira de motorista ou outro documento profissional (mesmo que tenham fotos) não são aceitos. Essa mesma dica vale para a imigração na Argentina (Puerto Iguazú).

Paraguai Aduana

Aduana Brasileira – Indo para o Paraguai

Cota:

U$ 300 (dólares) – esse é o limite máximo atual. Se você ultrapassar a cota, deverá declarar seus produtos e pagar os impostos sobre os mesmos na Receita Federal. Importante: A cota é por pessoa e intransferível, ou seja, não é admitida a soma ou transferência de cotas entre os viajantes, ainda que membros da mesma família. Caso você tenha passado na aduana da fronteira Brasil-Paraguai livremente (sem fazer a declaração), lembre-se que a Receita Federal também está nas Rodovias e Aeroporto de Foz do Iguaçu. E sim, podem confiscar seus produtos mesmo assim.
Update: Você só terá direito a utilizar a sua cota de isenção “uma vez” a cada 30 (trinta) dias, mesmo que o limite do valor de 300 dólares não tenha sido usado totalmente. Portanto se você for pro Paraguai mais de uma vez por mês, o imposto será calculado sobre o valor total dos produtos adquiridos no período e não sobre o que exceder.

Ponte da Amizade Paraguai

Ponte da Amizade – Fronteira Brasil-Paraguai

DBA:

Na volta das compras, ao retornar ao Brasil está a aduana Brasileira. Aqui deverá ser feito o DBA (Declaração de Bagagem Acompanhada). Toda e qualquer compra deveria ser declarada, porém por causa das imensas filas, geralmente essa declaração é feita se você estiver trazendo algum eletrônico, ou algo que ultrapasse a cota. Caso suas compras não excedam o valor da cota (U$ 300), você apenas declara, mas não paga nada. Se exceder, será necessário pagar os impostos (50% sobre o que passar desse valor). Uma vez feito o DBA, você não precisa mais se preocupar com seus produtos adquiridos, pois dessa forma eles estarão legalizados.

Produtos Ilegais/Sujeitos a Apreensão:

Tudo que você trouxer em grandes quantidades pode revelar uso comercial (contrabando) – portanto seja sensato em suas compras.
Assim como em qualquer outro país, bebidas, cigarros, remédios, drogas, entorpecentes, armas, munições, etc.. são proibidos por lei.
Não se iluda: Eletrônicos não declarados, são apreendidos sem choro (videogames, laptops, telefones celulares, produtos Apple, etc) – mesmo que sejam pra uso pessoal, ultrapassou a cota e se você for pego, já era, perde o produto :(
#Dica: Roupas, calçados, produtos de higiene pessoal, beleza ou maquiagem para uso próprio, em pequena quantidade não entram na cota, pois caracterizam artigos de uso pessoal. Então aquele creme e o splash da Victória Secrets vem tranquilinho na mochilo. Agora claro, comprar pra vó, pra mãe, pra tia, pra prima… já não é mais uso pessoal. Ownnnn

Como ir:

Meu conselho, deixe seu carro no Brasil. Ir para o Paraguai com veículo próprio além de perigoso (roubos de carros), o trânsito de Ciudad del Este é caótico e não há estacionamento (adequado).
#Dica: A agência Loumar Turismo tem uma van que “Leva e Traz” turistas ao Paraguai. Funciona assim, eles te pegam no seu hotel, atravessam a fronteira e te deixam com segurança em Ciudad del Este. De hora em hora você pode retornar, é só pegar novamente a van no local combinado. Simples, rápido e seguro. O Serviço custa R$ 40,00 por pessoa, e como usuária, super recomendo.

Leva e Traz - Loumar - Paraguai

Serviço de Leva e Traz ao Paraguai – Super prático (foto: Loumar)

Quando ir:

As lojas geralmente funcionam de segunda a sábado, das 6h as 16h. Poucas abrem aos domingos. O Sábado é com certeza o dia mais concorrido. Se você não gosta de muvucas, prefira ir durante a semana.
#Dica: Evite o sábado que é o dia de maior movimento.

Segurança:

Você não precisa ter medo de ir ao Paraguai. Assim como em qualquer outro local onde a concentração de pessoas é grande, abuse das dicas básicas de segurança… Evite usar jóias e relógios que chamem atenção. Use bolsas que tenham fechamento adequados (ziper etc). Cuidado ao usar mochilas que possam ser facilmente violadas. Evite carteira no bolso de trás. Cuidado com sua máquina fotográfica, celulares, etc. Tem locias/passagens que acumulam muita gente, e no meio da muvuca, se você der bobeira pode nem notar que foi roubado. Portanto seja cuidadoso e tudo sairá nos conformes =)

Camelôs Paraguai

Muvuca nas ruas do Paraguai

Real, dólar ou cartão de crédito?

Apenas as grandes lojas aceitam cartões de créditos e na maioria das vezes, é cobrada uma taxa de 5 a 10% acima do valor da compra. Lembre-se se você está comprando em terras paraguaias, a cobrança no cartão de crédito deverá ser feita em Guaranis. Então caso opte por passar suas compras no cartão, fique esperto com a cotação guarani/dolar. O Real é aceito em quase todas as lojas paraguaias, porém comprar com dólares continua sendo mais vantajoso.
#Dica:  Prefira comprar em dinheiro. Faça o cambio real/dolar em terras brasileiras ou em Foz do Iguaçu onde ainda é mais rentável e evita possíveis fraudes cambiais.

Onde Comprar:

Como já disse, não sou expert em compras no Paraguai, mas algumas idas a Ciudad del Este já me fizeram realizar que se não quiser entrar em frias, é preciso comprar em lojas confiáveis, com certa tradição. Então criei uma listinha de lojas Paraguaias que considero boas, provavelmente você não verá nada de indicações extraordinárias, pois pasme, não há mesmo. Se quiser comprar bem, vá as lojas com boa reputação!
#Dica: Evite comprar em camelôs barracas de rua. A falsificação rola solta, por isso o preço é tão tentador.

Sax Paraguai

Indo para a Loja Sax – Paraguai

Roupas de marcas e artigos de luxos:
A Sax tive a oportunidade de conhecer durante a viagem do #BlogTurFoz e simplesmente amei!!! Pra quem quer comprar roupas de marcas e artigos de luxo como relógios, óculos, bolsas, sapatos e acessorios em geral, ta aí uma bela opção. Falando em “relógio e óculos” eles são os distribuidores na América Latina desses artigos, isso significa que eles também tem o melhor preço no mercado Paraguaio #ficaadica.
A Monalisa eu já conhecia de outras idas ao Paraguai, a loja é super conhecida, é grande  e tem uma variedade imensa de “produtos de padrões internacional”. Vale a pena ver, alias, conhecer as duas era o ideal.
#Dica: Aproveite sua visita na Sax e coma no Bistrô que fica localizado no terceiro andar.

Sax Paraguai

Objetos de desejo dentro da Sax Paraguai

Ferrari Sax Paraguai

Loja da Ferrari, dentro da Sax – Paraguai

Informática:
Duas lojas que são bem famosas e com boa reputação em compras de eletrônicos e afins, a Compubras e a Naveshop. Inclusive, elas vendem produtos Apple também… Mas não espere chegar em mega-lojas com produtos em exposição, pois isso não existe. Funciona mais ou menos assim, você pede o produto no balcão para o atendente, ele lhe dá o preço, fatura e você só recebe o produto quando efetuar o pagamento. Pra gente que está acostumado em pegar tudo na mão parece meio esquisito, mas funciona :)

Compubras Paraguai

Loja Compubras – Paraguai

Eletrônicos:
Não tenho muito conhecimento nessa área, mas algumas lojas são famosas e vale a pena dar uma olhada. A Casa Nissei e Mega Eletrônicos eu sempre ouvi falar bem, mas como eu já disse anteriormente, sem conhecimento de causa. Inclusive a Mega Eletrônicos tem Iphones :D

Departamentos e Importados:
Leia-se  produtos diversos e gerais como presentes, brinquedos, decoração, eletrônicos e assim vai… A Casa China tem de tudo e a Casa Nippon e Americanas também. Não sou muito fã dessas lojas, mas devo confessar que tem de tudo MESMO e pra todos os gostos.

Paraguai Casa Americana

Casa Americana – Paraguai

Perfumes:
Você vai achar na Lafayette, na Monalisa, na Sax e em muitos outros lugares. Perfumes é o que não falta no Paraguai, lembrando de resistir aos preços tentadores dos camelôs nas ruas #falsificacoes
#Dica: Para comprar Victória Secrets, procure a loja Elegância, tem muito produto lá.

Elegância Perfumaria Paraguai

Elegância Perfumaria – Paraguai – Victória Secrets

Shopping:
Logo que se atravessa a Ponte da Amizade, passando a Aduana Paraguaia do lado esquerdo está o Shopping del Este. Não é um shopping muito grande, mas tem produtos de qualidade, tem loja que vende eletrônicos de confiança, coisas para casa, lojas de artigos esportivos, maquiagem e assim vai. No último andar tem um restaurante bem bacana, e se você quiser fazer uma refeição em um local agradável e tranquilo, o Del Fuego é uma ótima opção.

Shopping del Este Paraguai

Shopping Del Este – Paraguai

Evite Incomodações:

Algumas dicas para você não se incomodar com suas compras. Procure sempre comprar em lojas que inspirem confiança, isso é perceptível no Paraguai. Camelôs e barracas de ruas tendem a ter falsificações (evite). Sempre que adquirir um produto, confira ainda dentro da loja se o mesmo está na sua sacola na frente do vendedor, e se possível teste os equipamentos eletrônicos. Trocas de produtos não existe no Paraguai, portanto se você entrar pelos canos já era. Evite confusão com os Paraguaios, e não retruque provocações.

Bom, acho que é isso. Se lembrar de mais algum detalhe crucial coloco aqui. Qualquer coisa a caixa de comentários está a sua disposição.

:)

Participaram do BlogTur em Foz do Iguaçu:

Os Blogueiros: Maurício Oliveira (Trilhas e Aventuras), Átila Ximenes (Vou Contigo), Carol Wieser (Travel Forever), Carol May (Dicas e Roteiros de Viagens), Ana Catarina (Turista Profissional), Jana Calaça (Jeguiando), Julie Fank (De Mochila), Clarissa Donda (Dondeando por aí), João Aguiar (Viajando no Mundo), Flávia Vieira(Viajar é Tudo de Bom), Vinícius Raupp (Inquietos), Deise de Oliveira (Viagem pelo Mundo), Pedro Serra (Sem Destino) e Thiago Busarello (Vida de Turista).

Os Parceiros: Trilhas e Aventuras (Realização), Agência Loumar Turismo e Hotel Bella Italia (Patrocínio) e Gol Linhas Aéreas Inteligentes (Transportadora Aérea)

Acompanhe as postagens pelo Twitter através da Hashtag #BlogTurFoz e curta a Fanpage do BlogTur no Facebook.

Conheça a Carol Wieser

Carol Wieser escreveu 164 posts para o TRAVEL FOREVER.

Criadora e editora do blog, adora colocar os pés na estrada! Está sempre planejando uma nova viagem. Sua Bucket List é enorme (e azul), dificilmente irá conhecer todos os destinos que deseja, mas continua esperançosa!

Tags: , , , ,

266 Responses

  1. Cesar Liuzzi 14 de fevereiro de 2012 às 15:27

    Parabéns Carol !!
    Otimo, muito bom seu post sobre as compras e dicas no Paraguay!
    Gracias por dedicar seu tempo em escrever isso…
    Na verdade tudo o que voce diz, é bem detalhada, felicidades!!

    Saludos desde Asuncion Paraguay!

    Te esperamos por aqui, Asuncion é muito legal tambem, tem lugares lindos :)

    Responder
  2. Luciane 23 de fevereiro de 2012 às 13:53

    dicas muito interessantes! se eu tivesse lido antes não tinha entrado numa fria. Cuidado ao usar cartão de credito no paraguay, prefira sempre pagar em dinheiro.

    Responder
    • Carol Wieser 3 de março de 2012 às 8:52

      É Luciane, usar cartão de crédito no Paraguay, só se for em lojas conceituadas, mesmo assim eu aconselho usar sempre dinheiro.
      :S

      Responder
    • Carol Wieser 3 de junho de 2012 às 20:23

      Oi Rui,
      Infelizmente não sei lhe informar sobre compra de materiais tão específicos. Deve haver alguma loja especializada, mas não sei lhe informar :|
      Abs

      Responder
  3. Fabiola 2 de junho de 2012 às 15:40

    Esse post esclareceu muita coisa! Pretendo ir ao Paraguai e estava um pouco perdida. Só tenho uma dúvida: alguns amigos me pediram para trazer perfumes, roupas… isso me trará problemas? Quantos perfumes eu posso trazer?
    Parabéns pelo post! Esta ótimo!!

    Responder
  4. Fabiola 2 de junho de 2012 às 15:40

    Esse post esclareceu muita coisa! Pretendo ir ao Paraguai e estava um pouco perdida. Só tenho uma dúvida: alguns amigos me pediram para trazer perfumes, roupas… isso me trará problemas? Quantos perfumes eu posso trazer?
    Parabéns pelo post! Esta ótimo!!

    Responder
    • Carol Wieser 3 de junho de 2012 às 21:25

      Oi Fabiola

      Todos os amigos querem que a gente traga algo do Paraguai né… risos, Isso faz parte da visita!
      Porém temos que ser sensatos ao comprar produtos em excesso. Lembre-se que não tem só a questão de valor de cota, mas sim a questão quantitativa de produtos. No caso de perfumes, trazer 3 a 4 unidades não lhe trará problemas. Agora, ir ao Paraguai e voltar com uma sacola com 30 perfumes dentro pode significar que você está adquirindo bens para revenda (contrabando). Ai não é legal.

      No caso de perfumes, segundo a legislação da receita federal (http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/Ins/2010/in10592010.htm), é permitido trazer 20 unidades no total, desde que não haja mais do que 3 unidades idênticas. Informe-se no link para outros produtos.

      Espero ter ajudado

      ^_^

      Responder
  5. Guiga 12 de junho de 2012 às 15:02

    Irei no paraguay. Contratei um serviço de van que irá estacionar no shopping americana. Esse shopping fica em cidade del este?? Algum tem o endereço? Ele fica perto das lojas SAX, monalisa, etc?? Da para ir a pé nessas lojas a partir desse shopping americana?

    Responder
    • Carol Wieser 6 de julho de 2012 às 21:43

      Oi Guiga.

      Pra falar a verdade, tudo fica meio perto no Paraguai (é um emaranhado de lojas uma grudada na outra). A melhor forma de se locomover é a pé mesmo, batendo perna. Vá preparado para caminhar :)

      Responder
  6. Taís Lima 5 de julho de 2012 às 9:54

    Olá Carol tudo bem? Adorei as dicas que passou, porém estou com uma dúvida saberia me dizer quais vacinas devo tomar para ir ao Paraguay?

    Aguardo seu retorno.

    Obrigada

    Taís

    Responder
    • Carol Wieser 6 de julho de 2012 às 21:49

      Oi Tais,

      A vacina exigida para os países da America Latina é a da Febre Amarela. Porem se você vai fazer a fronteira Brasil-Paraguai -via Foz do Iguaçu – dificilmente irão lhe pedir o certificado de vacinação. Mas de qq forma é bom tomar para evitar qq transtorno, inclusive para se proteger, já que mesmo no Brasil temos casos de Febre Amarela.
      Lembrando que a vacina deve ser tomada 10 dias antes da sua viagem!
      Abs,

      Responder
  7. Dany Melo 13 de julho de 2012 às 17:15

    Caroll…..parabens pelo post…superrrrr explicativo!!!

    Dúvida…rsrs..a laffayette vende perfumes originais mesmo?? É de confiança??
    Pois, no site pelo menos os perfumes dela estão com preço bem abaixo…do da monalisa e eleancia por exemplo..
    Beijos

    Responder
  8. Adriane 13 de julho de 2012 às 20:45

    Oi Carol!! Muito bom seu post. Parabéns!!
    Então, vc sabe onde comprar calças jeans das marcas Fórum e Ellus??

    Psiu, sou de Ctba tbm.
    Bjs

    Responder
    • Carol Wieser 25 de julho de 2012 às 15:53

      Hummm Adriane, sei não… ou melhor, só sei que as marcas Forum e Ellus são as que MAIS encontramos falsificações por lá. Toda barraquinha vende, o que torna difícil encontrar originais!!!
      =/

      Responder
  9. Roni Santos 4 de agosto de 2012 às 17:31

    Carol eu quero comprar produtos para mulheres, eu trabalho em uma empresa que tem muitas, ai queria saber se comprar nessas lojas que vc mensiono, dava para min revender por um preço justo?

    E logico adorei o seu Post, vou la pela primeira vez eu ja ate fiz uma lista aqui das lojas recomendadas :)

    Responder
  10. Paulo Henrique 14 de agosto de 2012 às 22:04

    Carol, parabéns excelente, eu vou em outubro, tenho duvida, estou pensando em comprar um celular, custa em torno de 600 dólares, se eu jogar a caixa e carregador fora, colocar meu chip e trazer no bolso como meu, será que rola? Vu deixr o meu no hotel, e no caso vai ser para uso pessoal mesmo, neste caso entra na cota?

    Responder
    • Carol Wieser 24 de agosto de 2012 às 0:42

      Sei não Paulo, a PF sabe identificar quando o produto é novo ou não…
      Quando eles mencionam produtos para uso pessoal, significa roupas, perfumaria etc.
      Eletronicos, celulares, e outros do gereno, não se enquadram em "uso pessoal".

      Responder
  11. andreia 28 de agosto de 2012 às 14:14

    Carol,parabéns pelo seu post,estou indo para o Paraguai em novembro e vc me esclareceu todas as dúvidas,acho muito legal da sua parte passar um pouquinho de sua experiências para nós que antes de irmos ficamos todos perdidos.Essas lojas que vc indicou realmente são mais baratas que o Brasil(produtos de marcas e melhores.Obrigada
    Andréia

    Responder
    • Carol Wieser 28 de agosto de 2012 às 14:30

      Oi Andréia.
      Tudo no Paraguai é mais barato que no Brasil. É como se você comprasse os produtos sem a incidência de impostos, então são sim bem mais em conta. Essas lojas que mencionei, todas são mais baratas que no Brasil, mas não necessariamente as mais baratas do Paraguai. Porem, são produtos de qualidade e originais. :)
      Espero ter ajudado mais um pouquinho. Beijos e boa viagem.

      Responder
      • Daiane 5 de outubro de 2013 às 22:12

        Olá meninas! Também vou para Foz em novembro e não vi nenhum post tão esclarecedor como o seu. Realmente de muita utilidade, valeu mesmos pela sua iniciativa de se preocupar com os "novatos" no Paraguai. Bus

        Responder
  12. natacha 2 de setembro de 2012 às 21:56

    Olá, estou indo pra lá, e estou em dúvida se levo dólar ou real, porque o dólar é mais vantajoso?
    que conta devo fazer na hora do cartão de crédito?
    Brigada!

    Responder
    • Carol Wieser 3 de setembro de 2012 às 22:08

      Natacha.

      Geralmente a cotação do dólar é melhor (eles tem mais interesse em receber em dólares do que em real).

      Sobre o cartão de crédito, como está comprando em terras paraguaias, será lançado o valor na moeda corrente que é o Guarani. Você terá que fazer a seguinte conta, o valor em guaranis, converter para a cotação do dólar do dia (aplicado pela operadora do cartão de crédito), acrecentar 10% (taxa da loja) e não se esquecer que além disso você ainda tem os encargos de IOF. Só de ler já dá pra perceber que não é vantajoso né???

      Prefira dolar, se não tiver pague em real, em últimos casos no cartão de crédito… é a minha opinião…

      Responder
  13. Juliana 5 de setembro de 2012 às 16:18

    Olá,gostei mto das suas dicas.
    Irei para o PY pela primeira vez e pretendo comprar relógios e bolsas Michael Kors;bijouterias guess e maquiagens mac.Será a S.A.X a melhor opção em preços?
    Grata

    Responder
    • Carol Wieser 17 de setembro de 2012 às 23:14

      Cledersion,
      Vai depender da politica de cada loja. Lembrando que não são todas as lojas que aceitam pagamento via CC, tem que se informar antes de efetuar a compra.

      Responder
  14. christian 14 de setembro de 2012 às 19:13

    Carol a cota no paraguaí é de 300 dólar certo? então se eu gastar 1000 dólar em mercadorias no paraguaí eu estarei passando 700 dólar da cota. eu terei que pagar 50% do que passou então eu iria ter que pagar 350 dólar de diferença isso??? então minhas compras ficariam no valor de 1350 dólar isso??? obrigado desde ja

    Responder
  15. Juliana Laurindo 20 de setembro de 2012 às 21:57

    Obrigado pela dica!!!! Estou pensando em largar meu emprego e navegar para um novo desafio!!!
    Vc sabe quanto eu consigo comprar Victoria Secret lá?

    Responder
  16. wagner 6 de outubro de 2012 às 22:17

    boa noite

    suponhamos que eu compre um produto que custe 500 dólares.
    como a receita federal vai saber que tal produto efetivamente custa este valor?
    Suponhamos que eu mando o vendedor da loja colocar na nota que o produto o valor do produto foi 250 dólares. isso funcionaria?

    obrigado

    Responder
    • Carol Wieser 19 de novembro de 2012 às 16:05

      Oi Wagner,

      O pessoal da receita sabe mais ou menos o valor das coisas. O problema na grande maioria são eletronicos, e isso eles sabem quanto custa! Quanto alterar a nota, não sei se isso funciona, acredito que não.

      Responder
    • Jonnytapa 8 de dezembro de 2012 às 6:59

      Entao muito bom mesmo o post ,
      Só vou pontuar má coisa na pergunta do Wagner,
      Lá você compra nota fiscal por 5 reais e declara o valor que quiser,mais nao vale nada na travessia ,
      O jeitinho amador de contrabando ainda é levando umas 5 "mulas"(pessoas)com você ,melhor ainda são mulas moto taxi,tem na frente da ponte do nosso lado.Em Guaíra ou foz ,existem eou a maioria dos vendedores atravessam o produto pra você ,é só combinar e saber com quem esta negociando ,muitos podem achar esses procedimento imoral ou dificultoso ,imoral nao sei ,mais ilegal nao é.E mais , logo se pega o jeito;
      Para mim imoral são os tributos ,que no final das contas vão para paraíso fiscais de políticos ,e contribui muito para a corrupção ativa e passiva que estas sim são ambas imorais e ilegais ,tipo de seguimento de importação que nao falha e nao tem jeito de ser barrado ou taxado ex:
      Um carro por ex. Ele tem rodas pneus ,escaps ,volantes kit multimídia e etc ,
      Tudo isso vc compra la e agrega ,e volta na boa .

      Responder
  17. Leonardo 15 de outubro de 2012 às 19:41

    Olá, gostaria de saber se caso eu use a cota de isenção(300 dólares) inúmeras vezes por mês , isto é atravesse a fronteira várias vezes por semana, como posso ser descoberto?

    Responder
  18. silvio 17 de outubro de 2012 às 22:04

    oi carol vç é 10 se eu pagar o tributo de 50 % por exemplo posso trazer 30 eletronicos sem problemas e e posso trazelos em onibus de linha sem problemas???

    Responder
  19. ricky_fa 29 de outubro de 2012 às 14:48

    Olá Carol, essa cota de $300 é por dia, por viagem, por mês ??? sabe me dizer ??? Pois de repente eu poderia ir e voltar a Foz várias vezes por dia. Isso funciona ?? ou a PF tem como descobrir que já passei la varias vezes ?? Muito Obrigado.

    Responder
    • Juliano 23 de abril de 2013 às 19:56

      pode sim acontecer de passar sem nenhum problema, claro que corre o risco de ficar sem as compras. No caso de morador da região será provavelmente único momento de risco de perda. No entanto, se for prosseguir viagem e principalmente no aeroporto, existe sim a possibilidade da PF questionar os pertences principalmente eletrônicos de valores elevados e por isso é recomendável levar a nota fiscal de eletrônicos de valor considerável tipo câmera prof. notebook e etc. A cota é única e vale por 30 dias, ou sejaapós efetuar sua compra independente do valor, vc só poderá efetuar outra compra dentro da cota e da legalidade após os 30 dias. Ou seja, se efetuar uma compra de 100,00 dollar não pagará imposto (0 famoso 50%) mas se voltar e comprar mais 200,00 dollar , dessa vez pagará imposto sobre o valor total de 200 dollar ele não irá considerar sua primeira compra e nem fará somatório com ela. Assim, o melhor é utilizar os 300 de uma vez e o que passar acrescentar imposto. Assim, se comprar 400 vai pagar 50% dos 100 a mais totalizando 450 dollar. Policial é treinado para observar comportamento e ao perceber a pessoa indo e voltando várias vezes isso chamará com certeza a atenção do policial e fiscal.

      Responder
  20. Bodao 14 de novembro de 2012 às 0:31

    Muito bom, parabens!

    Ja estive por la algumas vezes. Evito sempre algumas lojas de libaneses, principalmente do lado direito da Av. San Blas (a principal de lá). Eles cobram muito caro e entregam produtos ‘refurbished’. O problema e que os “brimos”estao por toda parte. Abraco.

    Responder
  21. Caroline 16 de novembro de 2012 às 14:50

    Caaaaaarol minha xara! haha adoreei as diiicas!
    Deixa eu te falar qual a MELHOR e mais barata loja para eu comprar um Iphone 4 (ps sera que lá ja tem o 5?)
    sera que funciona no brasil?quero muito saber…e ah,a policia está barrando muito?
    qual melhor loja para comprar victoria secrets original e baarato? a elegancia mesmo?
    vou la para comprar perfumes importados,mas dizem que a Monaliza é cara demais,queria comprar na master 10 ou na loja Charme,mas me parece que é bem longe dai =/

    Responder
  22. daniel 20 de novembro de 2012 às 10:44

    Opa. Que bom estas dicas. Gostei demais. Início de dezembro estarei lá? Alguém quer encomendar algo?rs
    Valeu. Espero não ficar preso pelo excesso de perfumes. rs

    Responder
    • Carol Wieser 28 de novembro de 2012 às 15:23

      Ana, quando estive no Paraguai a ultima vez, estava procurando relógio e eles estão todos na mesma faixa de preço. Lembro ter visto relogios na Sax, na Monalisa e no Duty Free tudo com preço parecido. Comprei um Guess bonitão pra mim no Duty Free por U$ 200

      Responder
  23. Daniel BH 22 de novembro de 2012 às 18:02

    Carol me ajuda!

    Quero ir so pra buscar um instrumento musical no paraguai… ele custa 3mil dolares na loja no PY. Se eu passar na fronteira com a caixa (sem ser fiscalizado), consigo despacha-la em alguma transportadora ou correios em fox do iguaçu para minas gerais? Eu teria que pagar os impostos se eu fosse voltar com ele de avião em fox?
    Vou de aviao (minas-fox-minas), se eu tiver que pagar os impostos nao vale a pena buscar la.

    Valeu

    Responder
    • Carol Wieser 28 de novembro de 2012 às 15:26

      Daniel

      No aeroporto de Foz, antes mesmo de fazer check você passara pela Policia federal, todas as suas malas serão passadas no raio-x e inevitavelmente você será indagado onde comprou o equipamento. Especialmente se ele for caro, o risco é muito alto. Sobre despachar, acho que só é possível mediante NF Brasileira, porem não tenho certeza, tem que se informar com os correios.

      Responder
  24. Felippe 23 de novembro de 2012 às 19:57

    Olá Carol, preciso de uma grande ajuda….
    Quero trazer do Paraguai, camisas polos de grife com qualidade e bom preço… Sabe em qual loja consigo um bom preço sendo elas originais??… E vou com mais uma pessoa sendo assim 2 pessoas, iremos de van. Consigo trazer até quantas peças de lá ??? Pode me indicar como pegar uma van que leve para essas lojas??
    Desculpe me pela quantidades de perguntas, pois é minha primeira vez que vou pra lá.. Agradeço de coração a compreensão e fico no aguarde de uma futura resposta se possível… Abraços e parabénssss muitooo mais muitoooo bom mesmo suas dicas…. Se no mundo tds as pessoas gostassem de ajudar que nem você com td respeito pelo você (kkk) o mundo seria bem melhor!!!!! Valeu!!!

    Responder
  25. Ellen 2 de dezembro de 2012 às 18:56

    Olá,
    Seu post é engraçado. UMA HORA VC DIZ: "E é isso mesmo, o que o Paraguai mais oferece é cacarecos, falsificações e versões baratas/piratas de produtos existentes no mercado." EU OUTRA: "Claro que no meio da muvuca, é sim possível comprar produtos de qualidade e originais, mas você precisa no mínimo saber um pouquinho onde são os locais confiáveis. Por isso, resolvi fazer esse guia básico “Paraguai para Iniciantes” que inclui dicas importantes de imigração, dicas de segurança e dicas de onde comprar ”originais” no Paraguai".
    Muito contraditória, pelo q vc escreveu, deve ter dado um ctrl C+ctrl V em algum blog de viagem pelo Paraguai e pronto.
    Já fui algumas vezes lá e é possível sim achar coisas de boa qualidade ORIGINAIS! Acho q vc devia ir de verdade lá.

    Mas valeu a sua intenção.
    Boas viagens.

    Responder
    • Carol Wieser 3 de dezembro de 2012 às 14:33

      Ellen,

      Releia o texto e veja que digo assim: "o que o Paraguai MAIS oferece é cacarecos, falsificações e versões baratas/piratas….. A palavra MAIS significa que tem MUITAS falsificações, e não que TUDO seja falsificado.

      Ahhhhh, outra coisa, antes de me acusar de "copiar textos", gostaria que você achasse outro IGUAL na internet. Se sim, me mande o link para comprovar a acusação, ok????
      :@

      Responder
    • Vanessa Thiesen 29 de janeiro de 2013 às 15:32

      Cara Ellen, pelo jeito faltou um pouco de interpretação de texto. Além de dizer que a maioria das coisas do Paraguay são cacarecos e falsificações, a Carol também escreveu que no meio de tudo isso é possível sim, encontrar coisas com qualidade, mas que é preciso conhecimento para saber onde achar, quais locais são confiáveis.. Por isso a razão do post…
      Bem injusta você em acusar. Como ela mesma disse, onde foi mesmo que ela deu o CTR C?

      Responder
    • monica 19 de março de 2013 às 15:35

      Sabe o q vc pode fazer de bom Ellen? Clica no ''X'' no canto superior direito, ou então abre uma página sobre analfabetos funcionais e aprende um pouquinho….Postar uma coisa só p denegrir o blog da amiguinha…tsc tsc bj e muita sorte na vida, querida!

      Responder
    • Daiane 5 de outubro de 2013 às 22:37

      Querida Ellen, acho que vc está com dor de cotovelo pela nossa querida Carol ter se dado muito bem lá em apenas uma visita, ao passo que vc já foi várias vezes e não deve ter aprendido nada com isso. Ellen, abra seu coração, siga as dicas da Carol e seja feliz! Bus e boa sorte nas suas próximas viagens…

      Responder
  26. Patricia 3 de dezembro de 2012 às 18:03

    uma pergunta no caso das ferramentas como makitas, serra circular, plainas, furadeiras, e outras ferramentas quais sao as quantidades que pode ser compradas que nao vai caracterizar comercio?

    percebi em todos os anuncios sobre as cotas e quantidades e so fala sobre bebidas cigarros, eletrodomesticos e eletronico, relogio celulares…etc.

    obrigado desde ja.

    Responder
  27. Marina Bruno 10 de dezembro de 2012 às 13:45

    Oi Carol ótimas suas dicas, isso facilita muito a vida de pessoas como eu que nunca foram lá, acho maravilhosa sua atitude de compartilhar, não dê ouvidos as pessoas que criticam!
    Será que poderia me dar uma informação?
    Eu ficarei hospedada em Foz, ai atravesso, vou lá e compro minha cota, no outro dia posso voltar e comprar mais 300 dólares?
    Ah e perfume é considerado uso pessoal se for 2 um de cada tipo?
    Me ajude por favor!!!!! Desde já agradeço!!!

    Responder
  28. Marina Bruno 10 de dezembro de 2012 às 13:48

    Oi Carol ótimas suas dicas, isso facilita muito a vida de pessoas como eu que nunca foram lá, acho maravilhosa sua atitude de compartilhar, não dê ouvidos as pessoas que criticam!
    Será que poderia me dar uma informação?
    Eu ficarei hospedada em Foz, ai atravesso, vou lá e compro minha cota, no outro dia posso voltar e comprar mais 300 dólares?
    Ah e perfume é considerado uso pessoal se for 2 um de cada tipo?
    Me ajude por favor!!!!! Desde já agradeço!!!

    Responder
  29. Luan Miranda 20 de dezembro de 2012 às 15:25

    o que eu nao consegui entender é como funciona esse negocio de declaração.
    no caso se eu sair com um celular do Paraguai no bolso, ja usando como se ja fosse meu a tempos, ele ainda corre risco de ser tomado pela receita ou pela federal nos próximos postos?

    Responder
  30. Flávio 28 de dezembro de 2012 às 18:32

    Carol, eu só estou com minha carteira de motorista! Isso significa que eu não vou poder comprar nada lá??? Excelente post!!! Só espero que sua resposta não seja ruim pra mim! :)

    Responder
  31. erick 6 de janeiro de 2013 às 16:14

    carol …meu amigo vai para o paraguai e pedi para ele comprar um iphone para mim…so q ele vai passa o iphone como se fosse dele ,dano a impressao de ele ja tinha entrado no paraguai com ele …vc acha q vai da certo ?…..

    Responder
  32. Nando 7 de janeiro de 2013 às 2:14

    Oi Carol,bom dia!
    Estava fazendo planos de ir ao paraguai para poder comprar perfumes para revender (sim,vou virar sacoleiro…hahaha) mas isso está virando uma saga.Não existem informações sobre excursões,a internet estpa cheias de informações falsas e de armadilhas,fui começando a ter mais informação com um garoto que trabalha comigo que mora em Foz.Por isso,parabéns pelo ótimo post.
    Mas aí vão as minhas perguntas:
    1- Todos os carros são parados na aduana?Fiquei sabendo que táxis e vans não são,daí se eu quisesse comprar os 300 dólares de perfume teria como entrar pro Brasil,mandar para eu mesmo pelos Correios pro Rio,voltar ao Paraguai e comprar mais 300 dólares e passar normalmente?Tem como fazer isso ou a coisa é tipo americana?Leis rígidas?
    2- Paraguai está meio caro (passagem) no momento,então estou estudando o Uruguai.Sabe se essas lojas de perfumes vendem amostras ou os famosos "testers" (frasco sem embalagem)?Porque preciso mostrar a fragrância antes de vender.
    3-Sabe dizer se essa taxa pelo uso do cartão de crédito rola no Uruguai também?
    4-Essa vacina da febre amarela,eu já tomei uma vez,ha alguns anos,,,como funciona ter o comprovante internacional?
    Tem muuuitos sites e blogs de compras e explicando a entrada no Paraguai,Argentina,Uruguai etc mas quando você fala sobre revenda eles te tratam como inferior e,dizem que não sabem nada sobre o assunto,como se os perfumes viessem de lá andando sozinhos,muito triste isso.Ou então falam que só sabem sobre cremes e nunca compraram perfumes (¬¬).
    Se pudesse me ajudar eu agradeceria muito,de um rapaz que planeja revender perfumes importados para pagar um curso muito caro para melhorar de vida.
    Obrigado e bom dia!
    4-

    Responder
    • Carol Wieser 30 de janeiro de 2013 às 12:23

      Oi Nando,

      Não, nem todo mundo é parado na Aduana. Porem não se esqueça que existem + de 3 postos da PF (estradas e aeroporto) e você pode ser fiscalizados neles também.

      Ninguém está imune a fiscalização, vans, taxis e ônibus tbm são parados. Se alguém promete isso é furada.

      Você só pode utilizar sua cota 1x ao mês.

      Não tenho infos sobre o correio, tem que ver com eles, mas acredito que os correios de fronteira devam ter fiscalização ou regras rigidas para envio de mercadorias. Senão todo mundo ia querer fazer isso né… :)

      Não tenho infos sobre o Uruguai.

      Se for para o Paraguai, acredito que não irão lhe pedir a carteirinha. Porem normalmente, todo viajante da América Latina, para transitar, precisa ter o certificado internacional de febre amarela.

      Responder
      • Tania Mara Ribeiro 13 de janeiro de 2014 às 15:23

        Carol. Por ter sido moradora de Foz e ainda ter amigos e um filho morando lá, sei que as regras dos correios são bem rígidas. Mercadorias do Paraguai não são enviadas por eles. Aliás, chega-se nos correios com as embalagens abertas e somente depois de vistoriadas, podem ser fechadas para envio.

        Responder
  33. maria 14 de janeiro de 2013 às 0:25

    Parabéns! Amei !

    Infelizmente não poderei ir, Pq já estava perto e pensei em ir lá, mas minha identidade tem mais de 10 anos…

    Fica pra próxima… bjus !

    Responder
  34. aline 16 de janeiro de 2013 às 21:05

    oi carol,faço odontologia e gostaria de saber se em alguma das vezes que foi pra lá achou alguma loja de produtos odontológicos,se sim poderia me dizer onde é perto do que, pois tenho uma lista imensa de coisas pra faculdade e acredfito q lá eu conseguiria uma boa economia obrigada desde já

    Responder
  35. Regina 16 de janeiro de 2013 às 22:29

    Carol estou com uma grande dúvida, vamos neste final de semana para o Paraguai, e minha filha não acha seu RG será que ela consegue passar com a carteira de trabalho…….

    Responder
  36. André Luiz 16 de janeiro de 2013 às 22:48

    Carol querida, boa noite,
    tenho um filho com 2 anos e meio e ele já têm RG e CPF, isso dá direito à ele uma cota de 300 dólares?

    Grato pela atenção.

    Responder
  37. Rafael kardec 21 de janeiro de 2013 às 14:50

    olá meu nome é rafael e sou de pernambuco e tenho muita vontade de ir para o paraguai,quais as melhores epócas para se viajar ,e quantas vezes por mês eu posso ir para o paraguai e fazer compras por lá?já que a cota sem precisar pagar impostos é de 300 dólares,então no meu ver séria mais viável fazer as compras no limite passar pela fronteira e voltar para o paraguai,mais ai é que estar toda a minha duvida se eu posso ir e vim a qualquer hora e voltar a fazer compras.agradeço se poder me tirar essas duvidas e mais uma coisa uma pousada boa com preços acessiveis .obrigado

    Responder
    • Carol Wieser 21 de janeiro de 2013 às 21:19

      Oi Rafael

      O valor da cota pode ser utilizado apenas uma vez a cada 30 (trinta) dias. Se você for pro Paraguai mais de uma vez por mês, o imposto será calculado sobre o valor total dos produtos adquiridos no período e não sobre o que exceder.

      Abs,

      Responder
  38. Fernando Lima 23 de janeiro de 2013 às 22:36

    Ouvi dizer que a pessoa tem direito de trazer um celular , uma camera fotográfica e um outro item que me esqueci, para uso pessoal, sem pagar imposto, por viagem . O que tem de concreto nesta observação??? Se puder me ajudar,Obrigado

    Responder
  39. marcos 29 de janeiro de 2013 às 23:17

    Olá, gostaria de saber se vou consegui comprar remédios controlados lá, e entrar no brasil. preciso de três caixas para uso pessoal por questão de saúde.

    Responder
    • Carol Wieser 30 de janeiro de 2013 às 8:39

      Marcos,

      Por lei, remédios (de qq gênero) são proibidos de entrar no Brasil. Mesmo que seja para uso pessoal.
      Tem muita gente que quer comprar controlados no Paraguai, o pessoal da Aduana sabe disso e conhece os medicamentos.

      Responder
  40. weslley 8 de fevereiro de 2013 às 5:06

    Esse simplesmente foi o melhor e mais detalhado que vi mas ainda tenho unas duvidas…
    O valor que eu posso trazer é de apenas 300 dólares?
    Tipo eu tava todo alegre com a ideia que eu iria poder comprar um celular novo lá e vir de boa ^^
    Mas eu realmente tenho a intenção de comprar peças novas para meu computador mas provavelmente vou querer juntar dinheiro para comprar um celular top.
    Se eu comprar um celular top e mandar pelos Correios numa caixa grande com outras peças de roupas ou coisas assim do tipo com o valor declarado de 60 ou 70 reais será que rola?
    E se eu comprar 400 dólares mas sendo varias coisas, tipo compro uma placa de 100 dólares depois mais 2 de 50 dólares e uma outra de 200 se eu mandar tudo isso por correio daria para passar?
    A melhor moeda para se trabalhar lá seria o dólarr ou o real do Brasil?
    Estou fazendo muitos planos para poder viajar para lá já que esse ano apareceu a oportunidade de ir para os estados Unidos mas o meu dinheiro disse não, então quero me preparar para não dar errado minha ida ao paraguai

    Responder
    • julio 23 de maio de 2013 às 20:41

      Ola Weslley, cara faz assim se for comprar celular coloque no bolso e for comprar roupa coloque no coro calçado vista bone coloque na cabeça, eu fui para la como laranja mas queria trazer para mim tambem trouxe 200 reais para mim sem declarar, dica entrei esmoleiro sai playboy fui de havaiana velha e voltei de adidas entrei de regata comum e sai de calviklai e jaqueta com iphone no bolso e boné na cabeça e oculos de sol no rosto entrei esmoleiro e sai playboy e trouxe na cota outras coisas para meu amigo, aduana quer saber de arecadar dinheiro então se ela quiser te tomar tudo por causa de um celular ela toma eles são espertos então vc tambem tem que ser. valeu abraço.

      Responder
  41. Ludmila 17 de fevereiro de 2013 às 15:12

    Oi Carol, ótimo post.
    Gostaria de saber com vc, se essa sax e monalisa que vc indicou vendem lacoste e/ou tommy hilfiger; e aproveitando, como são os preços por lá? Uma polo estaria mais ou menos quantos dólares? Obrigada.

    Responder
  42. Gabriela Moniz 21 de fevereiro de 2013 às 22:19

    Muito útil esse post. Conheci o blog hoje por indicação de outra blogueira e estou gostando muito. O que me chamou mais atenção foi o fato de você ser de Joaçaba, cidade que agora resido e adoro.

    Responder
  43. Danielli 25 de fevereiro de 2013 às 11:59

    Ola gostaria de saber qual dolar comprar , sou iniciante mesmo totalmente leiga e procurando no cambio achei o dolar comercia, o dolar turismo e o dolar paralelo? qual desses eu troco o real para comprar no comercio paraguaio e argentino?

    Responder
  44. VRM 3 de março de 2013 às 21:48

    Se eu comprar um Iphone 4 lá e tirar fotos minhas e talz , eu pago imposto por " parecer " ser meu e se eu não comprar celular e tiver com o meu ele pegam mesmo ja sendo meu ?

    Responder
  45. Carmem Mira 11 de março de 2013 às 11:27

    Começo a achar que vale a pena ir para o Paraguai depois de sua dicas!!! Pelo menos para comprar coisinhas particulares para não correr o risco de perder tudo.
    Um Bjão!!!

    Responder
  46. leandro nasario 14 de março de 2013 às 16:50

    oi boa tarde! Gostaria de referencia sobre a loja LAFAYETTE, os preços do dite sao ótimos, gostaria de saber se os produtos sao originais e se o preço do site esta atualizado..obrigado

    Responder
  47. Jade 15 de março de 2013 às 15:24

    Carol, melhor post IMPOSSÍVEL!

    Será que você pode tirar uma duvida? Vou amanhã pra lá e preciso saber se tênis entram como uso pessoal ou se preciso declarar.

    Valeu! ;)

    Responder
  48. Josi 21 de março de 2013 às 22:53

    Oi Carol…
    Estou planejando uma viagem ao Paraguai e entrei no seu blog, li suas dicas e achei ótimas. E mais, descobri que temos o mesmo sobrenome… hehehehe
    Obrigada pelas dicas… bjs

    Responder
  49. Débora 22 de março de 2013 às 16:17

    Carol,
    Pelo que entendi, se por exemplo eu quiser ir duas vezes no paraguai ou mais o limite de 300 dolares eh durante os dias que eu for la? Pensei que eu podia ir mais dias com limite de 300 cada!
    =/
    Eh isso que entende?!
    Bjo!

    Responder
  50. debora 22 de março de 2013 às 16:21

    Ah esquece uma coisa!
    Se a polícia não parar ou o taxi, ou a van, ou o onibus então não precisamos declarar nd certo?!
    E qual eh o melhor transporte, isto é, akele que a policia não revista! =p

    Bjo!

    Responder
    • pedro lucas 25 de março de 2013 às 11:55

      Dólar. Eles cobram uma taxa dólar/real bem maior que a praticada no Brasil, nas casas de cambio. Quando eu fui, tava 2,15 reais – 1 dólar, em média

      Responder
  51. Ellen 24 de março de 2013 às 21:02

    Oi Carol, gostei muito do seu post. Gostaria de uma ajuda. Estou querendo ir ao PY comprar roupas (blusas Masculinas) para revender, qual a quantidade de posso comprar? E por serem consideradas de uso pessoal, também entram na cota de 300 dolares?

    Responder
  52. bruno paulino 25 de março de 2013 às 20:50

    Otimo o seu post!

    pretendo ir ano que vem ao paraguai comprar um macbook pra mim. queria saber se a fiscalização é muito rígida.

    outra coisa, por exemplo, o macbook custa 1300 dolares, no caso vai passar 1000 dolares da cota, entao pagarei 500 dolares na fronteira é isso?

    Responder
    • Carol Wieser 4 de abril de 2013 às 10:21

      Assim Bruno,

      Eles não tem como fiscalizar todos que passam, mas se pararem você com um MACBOOK é batata, apreendem. Então, caso resolva declarar, sua conta esta certa sim.

      Responder
  53. Wal 3 de abril de 2013 às 23:36

    Oi Carol vc está de parabéns!!!!!!!
    Carol me responde uma coisa a minha carteira de identidade tem mais de 10 anos está em perfeito estado,por ter mais de 10 anos n serve ?.A carteira de motorista serve?

    Responder
    • Carol Wieser 4 de abril de 2013 às 10:19

      Oi Wal

      Você está reconhecível na foto? Ou sua carteira é de quando você era criança ainda?
      O maior problema não é extamente a idade da carteira, mas sim se você parece a mesma pessoa da foto.

      Quanto a carteira de motorista, não sei lhe dizer ao certo, mas o site da alfandega diz que o unico documento valido é ID ou Passaporte.

      Responder
      • Julio 23 de maio de 2013 às 20:48

        Carol passa sim com a carteira fui semana passada de onibos e eles tiraram xerox da minha carteira para declarar depois pois como a fiscalização é feita por brasileiros eles sabem identificar a carteira de motorista pois ela é nacional então são todas iguais. abraço

        Responder
  54. Bruno Paulino 4 de abril de 2013 às 10:33

    So mais uma duvida carol, no caso deles me pararem e apreenderem o macbook, eu possoalegar que quero pagar na hora ou nao tem jeito, eu tenho que decladeclarar antes?

    Responder
    • Carol Wieser 4 de abril de 2013 às 13:58

      Olha não sei bem como funciona na aduana da ponte da amizade (pois nunca enfrentei essa situação lá), mas se for igual às aduanas dos aeroportos, eles vão cobrar a diferença da cota e deixar você passar com o produto. Até mesmo por ser apenas 1 item… assim espero :)

      Responder
  55. Daniel 8 de abril de 2013 às 3:20

    Olá! Tudo bem Carol? Excelente artigo. Fiquei com uma duvida irei ao CDE entrarei por foz e voltarei de bus a SP irei comprar eletrônicos na pioneer internacional, tudo dentro da cota de 300 usd, antes de voltar e atravessar a ponte da amizade com os produtos tenho que declarar eles na aduana mesmo estando na cota é complicado fazer isso? São caixas grandes destes equipamentos tenho leva-los a aduana? Grato desde já!

    Responder
    • Carol Wieser 10 de abril de 2013 às 10:16

      Oi Daniel.

      O Ideal é declarar sim. Uma vez declarado, os produtos são legalmente seus, ai independente do valor, nenhuma outra aduana poderá te incomodar. Principalmente se forem produtos grandes como vc disse…

      Abs,

      Responder
  56. Kaliane 9 de abril de 2013 às 1:37

    Olá! adorei o site, facilitou minha ida…só to na duvida ainda de onde me hospedar…queria um lugar perto de tudo , confiável e bem jeitoso…vc sabe de algum? Desde já agradeço

    Responder
    • Carol Wieser 13 de abril de 2013 às 23:51

      Nassam, a Polícia já sabe que quase todo mundo pensa nessa tática para passar com celulares e afins!
      Se te pararem e ligarem o celular para ver se o que você está dizendo é verdade, o próprio aparelho te condenará não acha? Então não sei se é uma boa :(

      Responder
    • Julio 23 de maio de 2013 às 20:53

      Ola Nassam assim, eles não o revistam só tem um detalhe la dentro do paraguay vc tira ele da caixa e segura só o aparelho e carregador no bolso a caixa manual essas coisa jogue fora la mesmo fica a dica de quem faz isso a 5 anos.abraço

      Responder
  57. Jessi 15 de abril de 2013 às 0:36

    Carol, parabéns pelas informações passadas no texto.
    Estou indo ao Paraguai e comprei dólares para usar lá, mas fiquei com dúvida em relação ao troco, eles devolvem o troco em dólar?
    Obrigada!

    Responder
  58. SILVIA CORREA LEAO 16 de abril de 2013 às 23:43

    BOA NOITE! CONHEÇO UMA PESSOA QUE FOI AO PARAGUAI COMPRAR PERFUMES,ENCONTROU LÁ CONTATO PARA DEPOSITAR O DINHEIRO E O MESMO ENVIARÁ A MERCADORIA VIA CORREIOS. PODEM ME INFORMAR CONTATO DESSE TIPO? ESTÁ DANDO CERTO. ENVIA A MERCADORIA E CHEGA SEM NEHUM PROBLEMA

    Responder
  59. djonatan 17 de abril de 2013 às 13:07

    Oiee Carol..
    Assim estava pensando em ir ao Paraguai para comprar um jogo de rodas(aro) 17 , posso ir tranquilamente? vou enfrenter algum problema? sab d alguma loja de rodas(aros)? rodas (aros) sao ilegal? pneus sao contrabando?…

    Responder
    • Julio 23 de maio de 2013 às 21:02

      Ola é complicado fazer isso isso é considerado contrabando tanto a roda como os pneus, pode fazer assim tem que ir la de carro e fazer a troca la mas se for comprar as rodas vc tem que passar com elas no carro já e com os pneus velhos e se for comprar pneus tem que voltal com os pneus novos e rodas usada mas para entrar de carro la só se o carro tiver no seu nome ou o dono tiver junto mas não compensa pois la dentro é muito ariscado vc não vai conseguir circular e se te baterem já era e se vc bater neles pior ainda pois vc sempre vai estar errado la e retrucar nem pensar, semana passada estive la e presenciei uma morte de um brasileiro, esta ele e o pai dele, o pai dele foi assaltado e o filho foi querer correr atraz dos assaltantes deus merda eles viraram para traz e mataram o rapaz e nada pode ser feito vc não pode nem contar com a policia. abraço

      Responder
  60. OLIVEIRA 22 de abril de 2013 às 12:32

    Carol

    Eu vou dia 24 ao Paraguai com minha esposa e não levarei celular apenas o chip , eu posso comprar um smartfone galaxy s3 e colocar meu chip e vir com ele funcionando fugindo assim da cota de 300 dolares sobre o aparelho , pretendo trazer mais coisas como um relógio no braço um casaco de couro e um tenis bom que eu venha usando . Isso conta na cota ?

    Responder
    • Carol Wieser 22 de abril de 2013 às 15:53

      Oliveira,

      Roupas, relogio e tenis, se for pouca quiantidade como vc está falando ai, não tem problema algum. Isso é considerado para uso pessoal. Já o celular, valor que ultrapassa muito a cota, eles sempre estão de olho. E como já disse em um comentario anterior, o pessoal da Aduana sabe que todos usam a mesma tática de vir usando o aparelho, um risco sempre tem!

      Responder
    • Paulo 29 de abril de 2013 às 11:13

      Me desculpe, mas não sei como postar um comentário, mas vai como resposta. Ótimas explicações sobre nossas "muambas". Gostaria de sugerir, para quem gosta de fotografia, lojas Digitalcenter e Monte Carlo e, para quem gosta de filmadoras, o Grupo Bazzi. Paulo

      Responder
  61. mirian 29 de abril de 2013 às 22:13

    boa noite,sempre vejo vc dando as explicacoes e dando as dicas bacanas….

    pergunto, onde comprar jaquetas de couro mas nao os originais,daquelas coloridas

    mas tamanho grande pois só vi tamanho pequeno,aguardo tua resposta bjxs.

    Responder
  62. Claudio Filho 6 de maio de 2013 às 21:04

    Carol,

    Gostaria de saber se a cota é utilizada somente se eu efetuar alguma compra? pois como vou para Puerto Iguazu primeiro, onde acho que não irei comprar nada, e depois que irei pro paraguai, onde ai vou fazer algumas compras, como faço para conseguir comprar no PY depois disso tranquilamente ou não existe nenhum jeitow

    Responder
    • Carol Wieser 7 de maio de 2013 às 12:36

      Oi Claudio.

      A Cota somente é utilizada em compras mesmo. Sobre Puerto Iguazu, como é uma cidade pequena não se tem muitas coisas para compras no centro, apenas produtos locais como jaquetas de couros, vestuário, etc. Mas produtos de uso pessoal, não entram na cota, entende? Então caso vc adquira uma jaqueta de couro, nem se preocupe que ela não fará diferença na sua cota. Tem ainda o Duty Free em Puerto Iguazu, que é ótimo para compras, mas esses não entram na cota também pois tem taxas free.

      Resumindo, acredito que você vá gastar bem mais no PY que em Puerto Iguazu. :)
      QQ coisa volte e conte pra gente como foi.

      Abs

      Responder
  63. Daniel Menezes 12 de maio de 2013 às 23:45

    olá gostei muito das dicas. estou indo na próxima terça feira pra foz e pretendo dar uma passada no Paraguai pra comprar algumas coisas..
    muito obrigado e voltando de lá eu conto como foi.

    Responder
  64. Alan 13 de maio de 2013 às 16:14

    se eu comprar um relogio e um oculos no paraguai mas voltar usando eles tem algum perigo da fiscalização pegar no meu pé? pretendo ir e voltar de onibus para MG tem muita fiscalização ? o que acontece se eu for parado em uma dessas fiscalização que já estão longe da fronteira?

    Responder
    • Carol Wieser 9 de junho de 2013 às 10:12

      Alan,

      Dificilmente terás problemas com 1 relógio e 1 oculos de uso pessoal. Como você disse, ir usando já caracteriza que é seu. Fique tranquilo

      Responder
  65. Bruno 25 de maio de 2013 às 22:27

    Carol …

    Estou levando meus pais ao Paraguai agora no feriado, fiquei preocupado com a historia de 10 anos de documento. Acha que terei problemas? O Rg da minha mãe tem bem mais de 10 anos, ms esta intacto. Melhor do que o meu que fiz ano passado (plastificaçao) acha que terei problemas? meu email (bj_sousa@hotmail.com) … aguardo.

    Responder
  66. Bruna 29 de maio de 2013 às 11:00

    Parabéns Carol… estou até tendo pesadelos em ir pela primeira vez… mas com suas dicas e fotos clareou um pouco minha ideias :D
    Valeu mesmo!

    Responder
  67. Rafael 1 de junho de 2013 às 2:48

    Carol tenho uma grande duvida, estou indo para o paraguai semana que vem, estou indo comprar uns produtos eletronicos, vou de avião então minha cota é de $ 500 certo !?! A duvida é a seguinte! se eu passar a cota e passar direto sem declarar e caso no aeroporto em são paulo eu seja parado e eu estiver com as notas e tudo certo, eu posso pagar o imposto na hora das mercadorias e seguir destino??? ficarei imensamente grato por essa resposta.

    Responder
  68. Rafael 7 de junho de 2013 às 0:49

    Carol, caso eu não gaste os U$500, mesmo assim sou obrigado a declarar o que estou trazendo, ou posso vim numa boa e caso me parem é so apresentar as notas ficais?

    Responder
    • Carol Wieser 9 de junho de 2013 às 10:10

      Oi Rafael,

      Primeiro deixa eu esclarecer uma coisa. Se você vai de avião até Foz do Iguaçu, a sua cota é de $300 dolares e não $500 como você falou. A cota de $500 dolares só é válida para viagens de aviões, em voos internacionais, só aplicaria se no caso se você desembarcasse/embarcasse no Paraguai e não em Foz.

      Caso você não exceda a cota, você não precisa declarar. Se estiver dentro do limite, fique tranquilo. Geralmente as pessoas não declaram o que está dentro, só se a compra for muito onerosa mesmo.

      Abs

      Responder
  69. Noeme 10 de junho de 2013 às 0:04

    Oi Carol, suas informações são excelentes. Me ajudaram muito. Gostaria apenas de uma confirmação sobre os perfumes da loja Elegância, são realmente originais? Os preços estão bem abaixo de outras lojas de renome como a Nave a que tive acesso. E sobre cotas; posso usar uma cota para o Paraguai e outra para a Argentina?Obrigada, felicidades pra você.

    Responder
  70. Val 21 de junho de 2013 às 14:43

    Val – Boa Tarde Carol!
    Amei as suas dicas foi de muita ajuda .Ate imprimi para estudar melhor rsrrs.
    Mas me responde uma coisa! Estou pensando em ir primerio em foz do Iguaçu e na Argentina e depois no Paragaui para as compras. As cota é uma so para os dois U$ 300,00. O que voce me aconselha? E quero um Tablet ou Notebook , um oculos, Relogio, 3 Perfumes e claro 3 Vitoria Secret. O que voce me recomenta???
    Abraços

    Responder
  71. Luis Paulo 24 de junho de 2013 às 12:37

    Primeiramente parabéns pelo artigo, muito bom!
    Como esta a fiscalização na fronteira e no aeroporto, pretendo trazer dois celulares do Paraguai, além de roupas e perfumes.
    É muito arriscado, o que vocês acham?
    Ah, e como estão os preços para o mes de agosto?
    Obrigado!

    Responder
  72. SANDRA 28 de junho de 2013 às 21:19

    PRECISO DE UMA AJUDA ,.. ONDE COMPRAR PORCELANAS NO PARAGUAI ,PROCURO A LOUÇA PIP
    DA HOLANDA , ..PRODUZIDA NA CHINA

    QUAIS SÃO AS LOJAS QUE VENDEM PORCELANA FINA
    MUITO OBRIGADA

    Responder
  73. marcelo 10 de julho de 2013 às 16:33

    oi carol,boa tarde!
    carol fiz uma compra no paraguaia com meu cartão de crédito no valor de $ 320,00 dolar
    mais o caixa passou o valor de $ 670,00 dolar que em guarani dá G$ 3,0050,00 de guarani isso foi em fevereiro já estamos no més de julho ligo na loja,mando e-mail e nada
    uma moça que-se chama Patrícia que-se diz gerente da loja diz que vai fazer o estorno mais até agora nada!
    o que você acha melhor fazer neste caso ???
    deixo pra lá ou vou até a loja falar diretamente com eles ???

    Responder
  74. ronaldo 11 de julho de 2013 às 0:39

    Carol..estou pranejando pra ir no paraguai..comprar receptor 20 unidade valor 3.740 dolar e se eu declarar o imposto ..corre risco mercadoria se preso..

    Responder
  75. Juliano Pacheco 22 de agosto de 2013 às 20:05

    Carol me tire uma duvida por favor, essa cota de 300 vale para cada fronteira? No caso Foz do Iguaçu, dá pra Argentina e pro Paraguai. É 300 em cada? Ou a soma é 300?

    Responder
  76. Natália 1 de setembro de 2013 às 13:02

    Carollll me ajuda, quero muito comprar um iphone e como aonde eu moro é muito caro,meu pai vai p paraguai ai ele vai trzer um p mim só q tenho muito medo dele comprar um falsificado, nessa loja Mega Eletrônicos é original msm? e se ele comprar na Mega Eletrônicos ate chegar em mim q é em goias pode ter algum problema?

    Responder
  77. celma 13 de setembro de 2013 às 12:05

    Oi!!!!Amei as dicas, como sou iniciante em tudo! nunca fui!!!quero ir agora em outubro!!!como faço? vou pela rodoviaria tiete?para qual cidade? qual o hotel para pegar a van?

    desde já agradeço as dicas
    celma

    Responder
    • Carol Wieser 16 de setembro de 2013 às 12:55

      Oi Celma,

      Sobre a rota não sei te dizer, veja no mapa o melhor caminho pra você. Agora quanto pegar a Van, é só entrar em contato com o pessoal da Loumar Tourismo, e eles buscam você no seu hotel. Informe-se com eles.

      Abs

      Responder
  78. walter 16 de setembro de 2013 às 12:10

    valeu carol

    mais em relacao aos suplementos alimentos alimeares, whey, animal pak, bcaa, tribulus, tem algumas dicas.
    posso trazer de boa com tanto que eu nao ultrapasse a cota.

    Responder
    • Carol Wieser 16 de setembro de 2013 às 12:53

      Walter,

      Na ultima vez que fomos ao Paraguai, o maridex trouxe 2 potões de suplementos, uma Syntha-6 de 2 kgs e um Carnivor tambem de 2kg. Os fiscal perguntaram se compramos no paraguai, olharam bem os potes (especialmente por dentro) e deixaram passar. Dica, não deslacre os potes, traga-os assim mesmo. E se em pouca quantidade acho que nao tem problema não (uso pessoal).
      Só não traga suplementos proibidos no Brasil, ai não tem jeito.

      Abs

      Responder
  79. Luis Paulo 22 de setembro de 2013 às 18:11

    Boa noite!

    Carol,

    Vale a pena ir ao PY e fazer as compras com Real ou é melhor comprar o dolar no Brasil para levar.

    O que você indica, é seguro comprar dolar no PY, qual o melhor lugar?

    Obrigado por tudo!

    Abraço!

    Responder
    • Carol Wieser 7 de outubro de 2013 às 15:36

      Oi Luis,

      Eu já levaria dolares do Brasil. É melhor não arriscar.
      Muitos estabelecimentos aceitam reais, mas fique de olho na cotação.

      Abs

      Responder
  80. Cladir 28 de setembro de 2013 às 9:50

    Bom Dia!
    Parabéns…Estarei indo ao Paraguai pela primeira vez no próximo mês, ao retornar farei meu comentário, mas as orientações que passas são ótimas farei delas meu guia lá. Obrigada.

    Responder
  81. ruan 1 de novembro de 2013 às 1:32

    Ola gostei muito de seu bllog me ajudou muito agora vou lhe fazer uma pergunta: no final do ano vou pra guaira e de la vou ir pro paraguai atravessando a ponte apé vou comprar um ipad no valor de 780 dolares ……. como vou e volto de apé eles cobram alguma taxa e como fasso para poder trazer o ipad pro brasil?? Obrigado pfvr me responda. Ruan

    Responder
    • Carol Wieser 6 de novembro de 2013 às 14:47

      Rua,

      Existem apenas 2 maneiras de trazer o equipamento para o Brasil.
      1) Declarar e pagar os impostos sobre o excedente.
      2) Tentar passar sem declarar e correr o risco de ser pego na fiscalização (nessa segunda opção voce corre o risco de ter que pagar a taxa e/ou retenção do produto).

      A pé ou de carro, a chance de ser parado é a mesma. Como não conheço a fronteira de Guaira não sei como funciona ao certo por lá, mas o principio é o mesmo…
      :|

      Responder
  82. Marlise 4 de novembro de 2013 às 21:48

    Nossa, mas esse é o legítimo PY de turistas. Vc simplesmente listou as lojas mais caras do PY (exceto pela SAX que tem ótimos preços em perfumaria). O Shopping deleste e o Monalisa são simplesmente os mais caros do PY.

    Responder
    • Carol Wieser 6 de novembro de 2013 às 14:43

      Oi Marlise,

      Essas são as lojas que conheço lá. Provavelmente tenham outras bem mais baratas, mas não tive a oportunidade de conhecer ainda.

      Abs

      Responder
  83. Luis Paulo 4 de novembro de 2013 às 23:50

    Galera, uma dica para quem esta pensando em ir ao PY, após as compras na volta para passar pela aduana, indico voltar de moto-táxi como são muitas motos uma a traz da outra (muito rápido e perto) fica mais difícil o fiscal mandar parar. Outra dica é sobre levar dolar ou real. Bom, eu fui na segunda semana de outubro o dolar estava mais ou menos 2,36 nas casas de cambio aqui em Recife, então, não comprei o dolar, realizei todas as compras no PY em com real, na própria loja eles fazem o cambio e teve loja que consegui comprar com o dolar valendo 2,28.
    Uma ótima loja para comprar eletrônicos é a Casas BO, loja de confiança e com bons preços, comprei dois celulares S4 4 S4 mini, foi no menor preço e estão funcionando perfeitamente.
    Fiquei hospedado na pousada El Shaddai, fica bem próxima a ponte, de táxi da 13 reais, do aeroporto para a pousada da cerca de 50 reais de táxi. Uma ótima pousada para quem quer economizar na hospedagem.

    Responder
  84. Matheus 11 de novembro de 2013 às 0:09

    Oi carol, tenho uma dúvida, estou indo para o paraguai daqui a alguns dias e quero comprar dois videogames portáteis (nintendo 3ds) um para mim e um para meu irmão. O preço total dos dois juntos é de mais ou menos 310 dolares. Se eu pagar o excedente da cota, no caso estes 10 dolares, posso trazê-los sem problema? obrigado!

    Responder
  85. osmar 11 de novembro de 2013 às 1:56

    vc sabe se posso comprar 300 vir para o brasil e enviar pelos correios? e depois voltar lá e comprar novamente fazer isso algumas vezes?

    obs.: ótimas recomendações minha namorada vai adorar hauahuahauhauauh

    Responder
  86. deividfilipi 16 de janeiro de 2014 às 10:31

    Amigos, tenho um blog sobre importação que ensina todos os procedimentos para você importar seus produtos de forma segura e objetiva, temos mais de 1000 fornecedores, dicas importantes como sistemas de pagamento seguro, legislação, modalidade de negocios, pesquisa de mercado, alertas de fraudes, criação de sua loja e divulgação..
    http://www.revenderprodutosimportados.blogspot.co

    Responder
  87. Marcos 23 de janeiro de 2014 às 0:18

    Oi Carol, primeiramente, parabéns, está ajudando todos nós, marinheiros de primeira viagem.

    Tenho algumas dúvidas:

    Há alguma outra forma de sair com os produtos (para evitar a fiscalização) sem ser pela Ponte da Amizade? Tipo, comprar de lá ir para outra cidade e dessa outra cidade ir para Foz do Iguaçu?

    Vou de avião via Foz, passando pela fiscalização na ponte, terei que passar tudo novamente no aeroporto? Caso eu não declare, serão 2 momentos de tensão, na ponte e no aeroporto, rsrs.

    Se eu comprar uma máquina fotográfica e dizer que é minha e na hora eles birrarem insistindo que eu comprei lá e quererem apreender, basta eu voltar a trás, confessar que é minha e pagar os 50% de imposto e fica tudo resolvido ou isso pode trazer maiores consequências?

    Mais uma vez, obrigado.
    Aguardo seu retorno.

    Responder
  88. Alexandra Bicalho 28 de janeiro de 2014 às 4:16

    Adorei as suas dicas, vou só em Novembro pra Foz e claro que como não sou de ferro vou ao Paraguai e Argentina. Gostaria de saber se a loja Macedônia é confiável pra comprar perfumes, esse é o item principal da minha lista. Grande abraço e parabéns pelas dicas.

    Responder
  89. Rafael 5 de fevereiro de 2014 às 13:44

    Olá Carol, encontrei 2 informações divergentes na internet. Os 300 dólares de limite de compra no Paraguai e na Argentina são válidos para cada cidade ou são 300 para as 2 localidades?
    Mais uma pergunta… chego na quarta feira de tarde em Foz e pretendo ir a Argentina para não perder o dia. Seria melhor ir ao PY na quinta ou na segunda feira?

    Responder
  90. cleiton 5 de março de 2014 às 0:50

    Olá Carol sem duvida meus parabens pelo post. Carol qual loja de roupas de grife vc acha melhor estar comprando no paraguai digo pela qualidade e valor.. Quando vc foi na loja SAX lembra mais ou menos dos preços.. desde ja agradeço..

    Responder
    • Carol Wieser 7 de março de 2014 às 13:19

      Oi Cleiton,

      Não lembro mais dos preços, mas eram mais em conta que no Brasil. Das lojas de grife, a Sax e a Monalisa são paradas obrigatórias.

      Responder
  91. Luis Paulo 7 de abril de 2014 às 13:01

    Meus nobres,

    Alguém tem noticias de como está a fiscalização com a operação da fronteira blindada?
    Gostaria de dicas de lojas para ultrabook, equipamentos de LongBoard, Camera Go Pro.
    Obrigado pela atenção.

    Responder
  92. Bruno Thomazi 22 de abril de 2014 às 20:41

    Excelente post, sou natural de Foz mesmo, mas achei muito inteligente, direcionado, objetivo o blog, bem especificado para quem não conhece, está aí uma ótima e bem resumida explicação para quem quer fazer umas compras em CDE, mas tem medo.

    Responder
  93. Leda 20 de maio de 2014 às 6:01

    Perfeito…. valeu as dicas. Percebe-se que vc quis realmente nos passar suas experiências e nos ajudar a não entrar em "frias" rsrsr como disse. Obrigada e parabéns por compartilhar conosco!!!!

    Responder
  94. janainacorrea 26 de maio de 2014 às 15:56

    oi carol estou pensando em ir la nesse mes ..mas quero comprar coisas para uso pessoal roupas etc …quantos vc me aconselha levar em dolar …

    Responder
  95. Giliard 14 de junho de 2014 às 20:35

    Adorei, ótimos post. Eu compro o dólar aqui no Brasil recarrego o meu cartão pré-pago e levo um pouco de dinheiro em espécie.
    Com isso consigo economizar, já que as taxas praticadas no Paraguai varia de loja para loja.

    Responder
  96. maik 26 de junho de 2014 às 8:18

    ola gostaria de saber se eu posso trazer bastante mercadorias do paraguai, tipo umas 40 mercadoria mas todas diferente mesmo pagando todos os impostos ?

    Responder
  97. Jennifer 26 de junho de 2014 às 14:53

    Olá, Carol, adorei o post.. vou numa viajem com o curso e estava meio sem saber onde ir.. eu estou louca para comprar um iphone, eu to em duvida.. se eu for SEM celular, comprar la, e vier usando.. eu pago imposto mesmo assim? Em camera fotografica tambem?

    Obriiiiigada, beijos

    Responder
  98. Olga Rodrigues 7 de julho de 2014 às 23:15

    Olá carol me chamo olga , estou indo moar em ponta porã, vc sabe me informar se ir de carro por lá e bom? passa por todas estas fiscalizações?

    Responder
  99. allan 13 de julho de 2014 às 9:49

    bom dia carol eu posso comprar quantas vezes por dia no paraguai estando em foz do iguaçu se eu tiver 7.000 mil reais e for varias vezes no dia comprar no paraguai so a cota de cade vez indo e voltando ate atigir meus sete mil eu posso

    Responder
  100. Marizane 26 de julho de 2014 às 12:13

    olá carol
    Ès uma duvida
    como que funciona o dinheiro no paraguai??
    gostaria de saber se o dinheiro do paraguai vale mas do que o REAIS no brasil??
    e tambem a questão das mercadoria do 300 dolares…quanto que vale??
    e qual é o maximo de de produtos??
    obrigada desde já
    e parabéns pelas dicas

    Responder
  101. felipe 21 de agosto de 2014 às 22:36

    Carol li todos os comentários e respostas mas sempre fica aquela duvida ainda.
    Estou indo mês que vem e deixo aqui como foi minha experiência, como será minha primeira vez não vou abusar e trazer a cota permitida.

    Responder

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>