Cataratas do Iguaçu e o Parque Nacional

Posted by & filed under AMÉRICA DO SUL, BRASIL, Foz do Iguaçu, Paraná.

Foz_54

Uau! Difícil descrever o que significa ver de perto as Cataratas do Iguaçu e o Parque Nacional! O barulho, a velocidade e a vibração formam um conjunto avassalador de emoções. Dá uns tremiliques nas pernas, um suador nas mãos e um sentimento angustiante de bem estar. Os olhos não conseguem parar de admirar o arco-íris, que se forma dos minúsculos espectros desprendidos da enorme cortina de água. Por instantes dá a impressão que vamos ser engolidos pelas correntezas das quedas.

Cataratas do Iguau - Foz do Iguaçu

Essa foi a terceira vez que fui a Foz do Iguaçu visitei as Cataratas do Iguaçu e devo dizer que toda vez a sensação é a mesma. Custo a acreditar que algo assim, tão majestoso está aqui, tão perto. E o melhor, acessível a todos. O parque está muito bem estruturado para receber os turistas. É claro que a atração principal são as Cataratas do Iguaçu, porém tem muita coisa pra fazer  dentro do complexo do Parque Nacional do Iguaçu. É possível esquecer do tempo e passar o dia todo ali, fácil, fácil.

Cataratas do Iguau - Foz do Iguaçu

#Curiosidade: Até 1916 as quedas estavam em terras particulares e pertenciam a um dono só, dá pra acreditar? Ainda bem que Santos Dumont, depois de se deslumbrar com a exuberância das cataratas, usou da sua influência e convenceu o então governador Afonso Camargo a tornar o parque público. Em 1939 foi criado o Parque Nacional do Iguaçu, que hoje é considerado Patrimônio Natural da Humanidade.

Descobrindo o Parque:

Centro de Visitantes:
O ponto de partida para todas as atrações. Aqui você vai estacionar o seu carro e deixá-lo durante toda a sua visita ao Parque. Os carros não podem circular dentro da área de preservação, por isso toda a locomoção a partir desse ponto será feita em ônibus especiais oferecidos pelo complexo. Tudo muito seguro e bem estruturado. Ao lado da bilheteria central, há uma loja de souvenirs. Não esqueca de comprar uma lembrancinha, tem coisas lindas, muitas delas feitas por artesãs locais 🙂

Cataratas do Iguau - Foz do Iguaçu

Cataratas do Iguau - Foz do Iguaçu

Cataratas do Iguau - Foz do Iguaçu

Cataratas do Iguau - Foz do Iguaçu

Trilha das Cataratas do Iguaçu: 
Pegue o ônibus no Centro de Visitantes e desembarque em frente ao Hotel das Cataratas. Sua caminhada começará aqui, há quem faça o passeio ao contrário (começando pela Estação Porto Canoas), mas eu super recomendo começar pela Parada Trilha das Cataratas. Siga as placas de identificações e inicie a descida rumo as quedas. O percurso total tem 1.200 metros de extensão, é uma caminhada moderada, porém com bastante degraus pelo caminho. Logo no começo da trilha, já é possível avistar algumas das quedas. A emoção irá aumentando proporcionalmente com o barulho das águas. Gente, não tem como explicar, a partir do momento que as Cataratas crescem aos olhos, a vontade é de sentar e só admirar. O auge do passeio é a passarela que dá a melhor visão da famosa Garganta do Diabo. Prepare-se para se molhar todo aqui. Ao final da trilha, aos pés do elevador panorâmico, outro ponto muito legal. A gente quase toca a cortina de água, que fica ao lado da loja de Souvenirs (Espaço Napi).
Detalhe Importante: Para cadeirantes, o acesso até a passarela da Garganta do Diabo é feita via elevador panorâmico, que conta com rampas especiais para facilitar o acesso até os pontos principais da trilha.

Cataratas do Iguau - Foz do Iguaçu

Cataratas do Iguau - Foz do Iguaçu

Cataratas do Iguau - Foz do Iguaçu

Espaço Porto Canoas:
Se você fez a Trilha das Cataratas do Iguaçu, vai acabar nesse ponto obrigatoriamente. Se não fez ainda, é possível chegar aqui direto de ônibus. Um mini complexo com loja de souvenirs, central de serviços (telefonia, fotos digitais e internet), praça de alimentação, ambulatório e o Restaurante Porto Canoas. Super recomendo comer aqui, a comida é deliciosa, com grande variedade e o melhor, com vista para as Cataratas! É uma experiência única 😀

Cataratas do Iguau - Foz do Iguaçu

Cataratas do Iguau - Foz do Iguaçu

Cataratas do Iguau - Foz do Iguaçu

Cataratas do Iguau - Foz do Iguaçu

Macuco Safari:
Quer emoção? Pois bem, aqui você tem de sobra. Na Estação Macuco Safari é possível fazer o passeio mais audacioso do Parque Nacional. Primeiro um mini safari para conhecer um pouco da fauna e flora local. Depois uma trilha curtinha que passa pelo Salto do Macuco (pequena cacheira que deu nome ao passeio). Depois chega-se até o rio onde começa a aventura no barco do Macuco que leva até a base de uma das quedas do Iguaçu. Molha muito. Detalhes no próximo post… 😀

Cataratas do Iguau - Foz do Iguaçu

Cataratas do Iguau - Foz do Iguaçu

Cataratas do Iguau - Foz do Iguaçu

Trilha da Bananeira:
Uma trilha de 1500 metros mata a dentro. A caminhada permite um contato direto com a natureza, e no fim da trilha, um barco a motor faz um passeio no Rio Iguaçu superior (de águas calmas). A descida de volta é feita em caiaques duplos por meia hora. Infelizmente não tivemos tempo de fazer esse passeio, mas está na listinha da próxima visita ao Parque.

Trilha do Poço Preto
É uma trilha de 9 quilômetros mata a dentro que pode ser feita à pé, de bicicleta ou carretinha. Esse passeio é sempre acompanhado por guias credenciados. No final da trilha tem a Casa da Mata, com 10 metros de altura de onde é possível observar a fauna e flora do Parque. Assim como na Trilha da Bananeira, é possível navegar de caiaque nas águas calmas do Rio Iguaçu superior. Esse passeio também não tivemos tempo de fazer, mas me gusta muito a idéia de uma ecoaventura dentro do parque 🙂

Cataratas do Iguau - Foz do Iguaçu

Quatis:
Eles são uma graça, e dão um toque especial ao passeio. É mais fácil encontrá-los no início da Trilha das Cataratas. Porém tome bastante cuidado. Apesar de estarem acostumados com a presença humana, ainda são bichos selvagens e podem atacar em busca de comida. Portanto se tiver levando algum lanchinho na mochila, mantenha bem longe dos quatis, que eles arrombam seus pertences 😀

Dicas:
Leve capa de chuva se você não quiser se molhar na visita as Cataratas do Iguaçu. Caso você esqueça, tem pra vender nas lojinhas do parque 🙂
Protetor solar e repelente, principalmente se for fazer alguma trilha.
Para o Macuco Safari, leve uma muda de roupa extra e uma toalha, pois molha mesmo!
Reserve pelo menos meio dia, e se quiser fazer o Macuco, informe-se dos horários.

🙂

Participaram do BlogTur em Foz do Iguaçu:

Os Blogueiros: Maurício Oliveira (Trilhas e Aventuras), Átila Ximenes (Vou Contigo), Carol Wieser (Travel Forever), Carol May (Dicas e Roteiros de Viagens), Ana Catarina (Turista Profissional), Jana Calaça (Jeguiando), Julie Fank (De Mochila), Clarissa Donda (Dondeando por aí), João Aguiar (Viajando no Mundo), Flávia Vieira(Viajar é Tudo de Bom), Vinícius Raupp (Inquietos), Deise de Oliveira (Viagem pelo Mundo), Pedro Serra (Sem Destino) e Thiago Busarello (Vida de Turista).

Os Parceiros: Trilhas e Aventuras (Realização), Agência Loumar Turismo e Hotel Bella Italia (Patrocínio) e Gol Linhas Aéreas Inteligentes (Transportadora Aérea)

Acompanhe as postagens pelo Twitter através da Hashtag #BlogTurFoz e curta a Fanpage do BlogTur no Facebook.

Conheça a Carol Wieser

Carol Wieser escreveu 165 posts para o TRAVEL FOREVER.

Criadora e editora do blog, adora colocar os pés na estrada! Está sempre planejando uma nova viagem. Sua Bucket List é enorme (e azul), dificilmente irá conhecer todos os destinos que deseja, mas continua esperançosa!

Veja também:

Tags: , , , , , , , ,

12 Responses

  1. Edinho Barbosa 13 de outubro de 2011 às 14:08

    Caramba… Não fazia idéia que Foz é tão linda… Isso que já fui pra lá algumas vezes… Acredito que é o ângulo da fotógrafa… rrsrsrrsrrs Lindas fotos…

    Responder
  2. Bella Vista Turismo 17 de março de 2012 às 10:56

    Gostaria de autorização do uso da imagem do ônibus panorâmico para colocar em nosso site e da escola que vamos levar em Foz em OCT.

    Responder
    • Carol Wieser 1 de abril de 2012 às 1:23

      Olá Bella Vista Turismo,

      Pode usar as imagens, porem peço que forneça devidamente os créditos, ou link as fotos para o blog, ok?

      Abs

      Responder
  3. Debora 31 de março de 2012 às 10:25

    Olá Carol,

    Estou visitando seu blog pela primeira vez. Em uma busca pela net por infomações sobre passeios … especialmente detalhes sobre a minha próxima viagem, caí aqui na sua page. Eu e meu esposo estamos programando uma viagem para Foz do Iguaçu em Julho/12, já estamos super ansiosos, ainda mais agora depois dos seus comentários…. Definitivamente seu blog é maravilhoso. Várias dicas legais e informações super interessantes. Dinâmico e fácil de navegar. Adooorei, parabéns!!!!
    Vc parece ser super especial, adoraria conhecê-la, quem sabe algum dia, em algum próximo destino.?!?!.rsrs.
    Suas fotos são maravilhosas e super bem feitas…Gostaria de uma dica sua… qual máquina fotográfica vc usa..? e qual vc recomendaria para uma amante apaixonada por fotos e, claro, totalmente amadora!!
    Se puder ajudar ficarei grata!
    Ahhhh, seu blog está agora em meus favoritos, sempre antes de viajar, farei uma prévia consulta!!
    Obrigada e mais uma vez, parabéns!!

    Responder
    • Carol Wieser 1 de abril de 2012 às 1:36

      Olá Débora,

      Com tantos elogios, fiquei até encabulada :$
      Seguinte querida, pode até parecer esquisito, mas eu uso uma super ultra mega câmara AMADORA. Risos… Isso mesmo, todas as fotos acima foram tiradas com uma SONY WX5 (totalmente automática) bem pequenininha, daquelas de carregar na bolsa, sabe?
      Porém é uma máquina excelente, com ótima qualidade, como você pode ver nas fotos.
      Sempre optei por esse tipo de maquina pela praticidade mesmo (tamanho), não tem opções avançadas, mas já quebra um bom galho.

      Infelizmente não tenho outra indicação mais "profissional" para você.
      Mais uma vez obrigada pelos elogios.

      Beijos

      Responder
  4. Cristina Maceira 25 de julho de 2012 às 9:37

    Carol!!

    Adorei o blog, estou embarcando para Foz dia 21/08….confesso que estava meio desmotivada e receosa…mas com tanta informação bem colocada mudei meu olhar para a minha viagem…acho que será demais!!!
    Obrigada pelas dicas…..tenho uma sugestão que não visualizei…idéia de preços…por exemplo, aquele restaurante que vc sugere com vista para as cataratas…parece bom,mas parece caro…o Rafain tb…beijos!

    Responder
    • Carol Wieser 2 de outubro de 2012 às 12:03

      Oi Juliana.

      Fico feliz em ajudar com as dicas. Quanto ao hotel, como você vai em novembro, que já é um mês quente em Foz, eu sugiro que você busque um hotel com piscina. Especialmente com crianças, assim você alem de aproveitar os parques, poderá aproveitar um pouquinho do hotel com sua bebê.

      Existem belas opções com piscina, dá uma olhadinha nesse site, eles que fizeram a nossa viagem, tem um montão de hotel legal para ver: http://www.loumarturismo.com.br/hoteis-em-foz.htm
      Abs,

      Responder

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>