Foz do Iguaçu :: City Tour de Histórias Centenárias

Posted by & filed under AMÉRICA DO SUL, BRASIL, Foz do Iguaçu, Paraná.

Foz_10

Quando a gente viaja para um lugar, sem conhecer a história local, a cena do cotidiano é a que prevalece. Não sei vocês, mas essa blogueira que vos escreve (eumesma), geralmente está mais interessada em tirar fotos do monumento do que realmente entender o porquê dele estar lá. Falha grave a minha, confesso, mas sim, isso acontece, e muito!

Talvez por isso eu tenha me surpreendido tanto com o City Tour que fizemos em Foz do Iguaçu. Passear pelas ruas dessa cidade cosmopolita e ouvir a sua história centenária, me fez perceber (como eu já disse no post anterior) o quão equivocada estava em pensar que Foz se resumia apenas em Cataratas.

Esse é um dos motivos que eu gosto tanto de viajar. Minha professora de história que me perdoe, mas se ela tivesse me levado in loco toda vez que fosse explicar sobre um acontecimento, hoje eu estava craque na matéria. Ownnn :S

Pois sim, voltando ao City Tour, o ponto de partida foi na Avenida Brasil, com início na Agência Central da Loumar Turismo (anexo ao Hotel Águas do Iguaçu) onde recebemos uma introdução sobre o passeio. A Av. Brasil, que antigamente se chamava de Rua Botafogo, hoje está repleta de comércio, bancos, farmácias e hotéis, movimentando a região. #Curiosidade 1: A cor vermelha recentemente pintada no asfalto da Avenida Brasil tem fundamento histórico, pois antigamente as ruas eram de terra vermelha (por causa da presença de dióxido de ferro).

Av. Brasil - Foz do Iguaçu

City Tour - Foz do Iguaçu

Um pouco adiante (leia-se logo ali na esquina), está o 34º Batalhão de Infantaria Motorizada. Foi o exército que acompanhou toda a fase de ocupação da cidade. Hoje em dia, existe uma área enorme de preservação ambiental que pertence ao Exército, bem no meio da cidade, cerca de 118 hectares de muito verde.

Continuando o passeio, embarcamos na van da Loumar (com direito a ar condicionado [graças a @Sao_Pedro, tava quentinho em Foz] e wifi para os twitters addicteds do #BlogTurFoz). Nosso guia – o Junior – usando um microfone sem fio, nos explicava cada detalhe e curiosidade dos lugares em que passávamos. A próxima parada foi no antigo Hotel Cassino (1939) que, por muitos anos, foi o maior hotel da região e hospedou muita gente importante como: Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek. #Curiosidade 2: Apesar de estar em terras brasileiras, o Hotel Cassino inicialmente era gerido por um casal de Argentinos e como “cassino” mesmo funcionou apenas 7 anos, até a proibição de jogos no Brasil em 1946.

Logo adiante, está a Praça Getúlio Vargas, onde há um busto em homenagem a este ex-presidente. #Curiosidade 3: A escultura foi esculpida em uma pedra retirada do próprio Rio Paraná. Quando estava quase pronta, o queixo do presidente quebrou, o que significou uma nova pedra retirada do rio e a obra toda refeita.

Com o pé no acelerador, mas respeitando os limites de velocidade foz-urbana, claro, passamos pelo Colégio Bartolomeu Mitre e fizemos um stopover na Mesquita Omar Ibn Al-Khatab. Tivemos a oportunidade de conhecer o interior da mesquita e assim um pouco mais dos costumes e cultura Islâmica. As mulheres para entrar na mesquita precisam usar uma espécie de Burca, deixando somente o rosto de fora. É necessário também retirar os sapatos. #Curiosidade 4: Foz tem a maior comunidade Islâmica do Brasil, até então desconhecia esses fatos.

City Tour - Foz do Iguaçu

Próxima parada: COART – Cooperativa de Artesanato da Região Oeste e Sudoeste do Paraná. A COART faz um trabalho bem bacana com os artesãos locais. Um projeto bem interessante é o Ñandeva, que visa fortalecer, organizar e divulgar o artesanato da região da tríplice fronteira (Brasil-Paraguai-Argentina). Os produtos são vendidos em alguns pontos de vendas, e quando o turista adquire alguma peça, contribui para o artesanato local.

Continuando o CityTour, passamos pelo Colégio Agrícola e chegamos na última parada, o Marco das 3 Fronteiras. Na verdade são 3 Marcos, o Brasileiro que fica a margem direita do Rio Iguaçu, o Argentino que fica na margem esquerda (outro lado), e o Paraguaio que está na margem do Rio Paraná. Juntos formam um triângulo equilátero que delimitam os territórios dos três países. Cada um pintado nas cores da bandeira respectivas e podem ser avistados a olho nu. Isso é demais, além de poder ver também os encontros das águas dos rios Iguaçu e Paraná 😉

E pra finalizar com chave de ouro, super almoço na Churrascaria Búfalo Branco, tradicional de Foz do Iguaçu. Almoço delicioso para os carnívoros de nascença, ou vegetarianos por opção!

Bom, mesmo depois de quase relatar na íntegra o passeio, super recomendo que vocês o façam! O CityTour é um passeio de histórias centenárias mesmo. Tem muita curiosidade cultural sobre Foz aliados a pontos turísticos imperdíveis.

Quem Leva: Loumar Turismo
Tempo Aproximado do Passeio: 2h30
Mais Infos: Clique aqui

🙂

Participaram do BlogTur em Foz do Iguaçu:

Os Blogueiros: Maurício Oliveira (Trilhas e Aventuras), Átila Ximenes (Vou Contigo), Carol Wieser (Travel Forever), Carol May (Dicas e Roteiros de Viagens), Ana Catarina (Turista Profissional), Jana Calaça (Jeguiando), Julie Fank (De Mochila), Clarissa Donda (Dondeando por aí), João Aguiar (Viajando no Mundo), Flávia Vieira(Viajar é Tudo de Bom), Vinícius Raupp (Inquietos), Deise de Oliveira (Viagem pelo Mundo), Pedro Serra (Sem Destino) e Thiago Busarello (Vida de Turista).

Os Parceiros: Trilhas e Aventuras (Realização), Agência Loumar Turismo e Hotel Bella Italia (Patrocínio) e Gol Linhas Aéreas Inteligentes (Transportadora Aérea)

Acompanhe as postagens pelo Twitter através da Hashtag #BlogTurFoz e curta a Fanpage do BlogTur no Facebook.

Conheça a Carol Wieser

Carol Wieser escreveu 165 posts para o TRAVEL FOREVER.

Criadora e editora do blog, adora colocar os pés na estrada! Está sempre planejando uma nova viagem. Sua Bucket List é enorme (e azul), dificilmente irá conhecer todos os destinos que deseja, mas continua esperançosa!