Carnaval Joaçaba :: SC

Posted by & filed under AMÉRICA DO SUL, BRASIL, Joaçaba, Santa Catarina.

cjoa_02

Quem diria que esta cidadezinha (leia-se pequena cidade para os mais exigentes) no centro oeste Catarinense poderia surpreender com seu carnaval?
Pois é o que acontece em minha cidade natal – Joaçaba. Com apenas 25.000 habitantes, esse lugar tem um carnaval de dar inveja em muita cidade grande!!! Carros alegóricos, fantasias, comissão de frente e belos enredos carnavalescos. Falando assim, você leitor deve pensar que isso está parecendo com mais um daqueles desfiles xumbregas que qq cidade faz para não deixar essa data passar em branco… mas não se equivoque e nem menospreze essa cidade e seu carnaval.

Joaçaba hoje possui um dos melhores carnavais de rua do estado, e acredito que até do sul do país. Com 4 escolas de sambas: ACERES Vale Samba (cerca de 2000 integrantes), GRES Aliança (cerca de 1300 integrantes), GRESC Unidos do Herval (cerca de 1800) e Dragões do Grande Vale (cerca de 800 integrantes), juntas chegam a ter 6000 integrantes (dados site LIESJHO). O investimento médio chega na casa dos 3,5 milhões de reais, sendo que a mais rica das escolas “Aliança” investe em média 1,5 milhões todo ano. É coisa pra caramba pra esta cidade do interior. Há também a participação de atores globais, todo ano alguma celebridade ocupa um posto de destaque em alguma escola. De tão famoso, hoje esse carnaval é transmitido por 3 emissoras, 2 estaduais e 1 local. A competição entre os grêmios é acirrada, e os jurados são “importados” de outros estados (RJ, SP) para uma melhor avaliação das escolas. A organização é de dar inveja também, algumas escolas possuem seu próprio barracão, onde são confeccionadas as fantasias e alegorias. É coisa de gente grande. Os ensaios começam alguns meses antes e o clima de carnaval toma conta de toda a cidade.


Desfile Escola Vale Samba 2009 (foto do site oficial)


Desfile Escola Aliança 2009 (foto do site oficial)

São 2 noites de desfiles e 5 noites de festa. Os desfiles duram em torno de 6 horas e reunem cerca de 25.000 espectadores todo ano. A cidade pára com o evento. Ao longo da avenida principal são montadas as arquibancadas e camarotes, que se esgotam rapidinho. O incoveniente é que não é fácil comprar um lugar, principalmente para os turistas. Não existe vendas on-line e para conseguir um lugar em arquibancadas é preciso ir ao estádio municipal, no dia marcado pela liga das escolas de samba (LIESJHO), e enfrentar filas terríveis :cry:. Seria muito mais fácil se existisse vendas on-line. Facilitaria bastante…
Maiores informações sobre a venda com a LIESJHO: www.liesjho.com.br


É possível também desfilar nas escolas. Para isso basta entrar em contato com uma delas (com uma certa antecedência) e solicitar uma vaga e fantasia. Para os atrasados ou aqueles que sentirem uma vontade repentina de participar e não se programaram, o segundo desfile é mais fácil de conseguir vagas pois não conta pontos na competição. Sem falar que sempre existem aquelas “vagas extras” de desistentes do primeiro desfile.
Escolas e sites:
Aliança: www.aliancajba.com.br
Vale Samba: www.valesamba.com.br
Unidos do Herval: www.unidosdoherval.com.br
Dragões do Grande Vale: sem site por enquanto 🙁

Após a apresentação das escolas, todos os foliões vão para a praça central onde ocorre o CarnaFolia. É o famoso carnaval de rua com blocos, e chega a receber 8 mil foliões por noite. Também é possível participar dos blocos (basta entrar em contato e se informar), veja alguns:
Los Iguanas: www.losiguanas2011.com.br
Habla Sério: www.blocohablaserio.com
Bloco Factory: www.blocofactory.com
Bloco Arrastão: www.arrastao.net
Bloco Cachorro Loco: perfil no orkut
Bloco Só Nóis: perfil no orkut

Carnafolia – a festa continua na rua depois do desfile (foto do Flickr)

Nessa época os hotéis em Joaçaba lotam, então segue os contatos para se hospedar na cidade (mas ande logo…):
Hotel Jaraguá: (0xx)49 3522-4255 – www.hoteljaraguareal.com.br
Hotel do Comércio: (0xx)49 3522-2211 – www.hoteldocomercio.com
Hotel Link: (0xx)49 3522-1161
Hotel Farol: (0xx)49 3521-2760
Hotel Príncipe: (0xx)49 3522-4512
Hotel Oeste: (0xx)49 3522-0332
Hotel Romani: (0xx)49 3521-1266

Bom Carnaval!

Conheça a Carol Wieser

Carol Wieser escreveu 165 posts para o TRAVEL FOREVER.

Criadora e editora do blog, adora colocar os pés na estrada! Está sempre planejando uma nova viagem. Sua Bucket List é enorme (e azul), dificilmente irá conhecer todos os destinos que deseja, mas continua esperançosa!

Veja também:

Tags: , , , , , , , , , , ,

46 Responses

  1. Margarida 6 de janeiro de 2010 às 17:16

    Carolzinha

    Ainda agora acabou o Natal e já está pensando no Carnaval?? 🙂

    Mas esse aí na verdade parece bem divertido!

    Um super 2010 para vc ! Vê se vem nas Oropa,tá? 😉

    Beeeeeeeeeeijo

    Responder
  2. Waldemir Santos 7 de janeiro de 2010 às 7:59

    Talves o comentário no começo da reportagem

    foi um pouco infeliz, "Cidadezinha no centro oeste de SC"

    Joaçaba/Herval/Luzerna são conurbadas e possui uma popolução maior do que 60 mil habitantes, é polo regional no estado e tem estrutura de cidade média, a população envolvida nos desfiles ultrapassa a 200 mil habitantes, porque pessoas de outras cidades também estão envolvidas direta ou indiretamente na festa.

    Então é bom tomar cuidado no que se escreve ou fala, o bom é pesquisar antes para não colocar informações que não refletem a realizade.

    Waldemir

    Responder
    • Carol Wieser 10 de janeiro de 2010 às 20:36

      Prezado Waldemir,

      A "cidadezinha" que me refiro é a cidade que eu AMO, minha cidade natal, onde nasci e morei 17 anos da minha vida. Um lugar que eu conheço MUITO bem e onde TODA a minha família continua residindo, justamente por ser uma cidade pequena e que oferece excelente qualidade de vida.

      Sei muito bem quantos habitantes têm Joaçaba e também quantos tantos outros tem as cidades vizinhas, conurbadas, irmãs, como queira chamar.
      Não coloquei nenhuma informação errônea no post, bem como sei muito bem do que eu estou falando. O MUNICÍPIO DE JOAÇABA, que é sede do carnaval, tem sim 25.000 habitantes. Posso ter esquecido de mencionar as cidades vizinhas, mas nem por isso coloquei "informações que não refletem a realidade" – como você escreveu acima. Outro sim, não entendo o motivo de suas crítica, visto que escolhi falar sobre Joaçaba justamente por achar que merece uma postagem com destaque neste blog.

      Caso nunca tenha participado de um carnaval em JOAÇABA, fica aqui meu convite, pois já participei várias vezes deste evento (inclusive já desfilei por 2 anos) e te garanto que é um CARNAVAL maravilhoso.

      Responder
    • Carol Wieser 12 de janeiro de 2010 às 5:51

      Pedro,

      Seu blog virou site!!! Uau!
      Tá bem legal e super completo. Até testei os comentários para ver se estava funcionando… risos.
      Tenho certeza que a casa nova vai trazer muitas coisas boas para você em 2010!

      Abs,

      Responder
    • Carol Wieser 12 de janeiro de 2010 às 5:53

      Fê.

      Joaçaba é muito procurada em época de carnaval por turistas. A cidade enche e o carnaval é MUITO legal. É claro que quem não gosta de folia acaba se espirulitando de lá, mas pra quem curte é uma ótima pedida.

      Beijos

      Responder
    • Carol Wieser 13 de janeiro de 2010 às 6:52

      Michelssss… Só vc mesmo (carnamichelfolia é boa) 🙂
      Estou morreeeeeeeeeeeendo de inveja do seu carnaval nas MALDIVAS!!! Meu destino dos sonhos, despoi cou conferir tim tim por tim tim. E trate de tirar fotos embaixo da água pleeeeease.
      😉

      Beijos

      Responder
  3. Fabio Medeiros 13 de janeiro de 2010 às 0:08

    Carol, mais uma vez obrigado pela visita lá no Mundos do Mundo e um feliz 2010! Muito mais sucesso para você e para o TFWW.

    É, realmente estou sumido e o Mundos do Mundo vai passar por uma reformulação "editorial" – depois te conto melhor. Adorei seus comentários e me interessei muito pela dica, até porque ainda estou sem destino para o Carnaval deste ano… bom, vi seu e-mail de Curação e queria te responder diretamente por e-mail, se for possível. Se puder, me envie seu @ para o contato@mundosdomundo.com que eu te passo os meus comentários – fiquei em frente ao Lions Dive, se não me engano… e Wlademir, a Carol é das blogueiras "não profissionais" de viagem mais sérias, comprometidas, competentes e simpáticas que há. Vale ler direitinho os posts todos do TFWW antes de tecer críticas sem qualquer trato e fundamento.

    Até mais!

    Fabio Medeiros
    http://www.mundosdomundo.com

    Responder
  4. Vida de Turista 16 de janeiro de 2010 às 12:28

    Olá Carol..

    Nossa.. Tá todo mundo migrando e fazendo mudanças nesse início de ano nos blogs, não é verdade?

    A Silvia do Matraqueando, o Pedro do Sem Destino, a Carol do Travel Forever e o Thiago do Vida de Turista, fora outros que não lembro agora de cabeça.. Hehe..

    Esse ano promete ser um ano incrível pros blogs de viagem..

    E agora é pensar no carnaval.. Nem eu que sou de Santa Catarina sabia que tinha um carnaval assim em Joaçaba.. 🙂

    Abraço..

    Thiago
    .-= Vida de Turista´s último post blog ..Grupo e página no FaceBook do Vida de Turista =-.

    Responder
    • Carol Wieser 22 de janeiro de 2010 às 16:57

      Thiago,

      Realemente, acho que todo mundo resolveu inovar esse ano. Que bom, que dizer que 2010 vai bombar.
      Não acredito que você catarina nunca tinha ouvido falar do carnaval de Joaçaba???!!!
      O carnaval de lá é ótimo e vale a pena você conferir. Satisfação garantida.

      Abs,

      Responder
  5. CarlaZ 18 de janeiro de 2010 às 6:25

    Nossa Carol eu não tinha ideia desse Carnaval na sua cidade não! Aliás se perguntar pra qualquer pessoa aqui no Rio não sabem não.

    O povo do Rio vai muito a Santa Catarina no Carnaval, mas pras praias, afinal o carnaval aqui é muito bom!

    Fiquei impressionada. Deve ser bem divertido!

    Bjos

    Responder
    • Carol Wieser 22 de janeiro de 2010 às 17:05

      Oi Carlinha,

      Hehehe, é verdade, vem muita gente do Rio pra SC, e vão tudo pras praias mesmo. Pouca gente vai pro oeste de SC (infelizmente).
      Mas avisa o seu pessoal ai pra ir lá pra Joaçaba, pois é muito animado mesmo.

      Super abraços

      Responder
  6. Patrícia Viei 18 de janeiro de 2010 às 20:03

    Lendo o seu post fiquei morrendo de saudade da minha terrinha linda e do seu carnaval maravilhoso. Saudade de desfilar pela Vale Samba e quem sabe um dia ainda realizo o sonho de ser porta-bandeira dessa escola querida. Parabéns pela casa nova e feliz 2010!

    Abs,

    Pati

    Responder
    • Carol Wieser 23 de janeiro de 2010 às 9:38

      Oba Pati. Uma Joaçabense por aqui!!!
      O último carnaval que passei em Joaçaba foi em 2006. Muito bom, pegamos um camarote e nos divertimos muito. Também já desfilei (mas pela Aliança) e é muito gostoso né? Esse ano não vou conseguir ir para lá, mas estava morrendo de vontade.

      Beijos

      Responder
  7. Marina Noemia Albert 25 de janeiro de 2010 às 14:27

    Ola,

    vou participar do carnaval em joaçaba em 2010.. sei que existem mais blocos de rua, além daqueles citados acima, vocês sabem os sites?

    Obrigado 😉

    adorei seu post ;*

    Marina

    Chapecó/SC

    Responder
  8. Carol Wieser 5 de fevereiro de 2010 às 7:43

    Marina…

    Existem tantos blocos em Joaçaba, mas pouquíssimos tem sites. Na verdade só os mais famosos tem alguma estrutura para atender o público, os outros geralmente são blocos de grupos de amigos, fechados. Não tenho conhecimento de outros sites além desses que coloquei alí em cima.

    Beijos

    Responder
  9. Carol Wieser 5 de fevereiro de 2010 às 7:45

    Oi Eduardo!

    Tenho ido pouco mesmo a Joaçaba, geralmente vou quando tem algum casamento (risos). Mas que legal ver você por aqui… quanto tempo ein? Pelo menos uns 15 anos 😯

    Acho que estamos ficando velhos… 😆

    Abs,

    Responder
  10. Giusti, valdair 10 de fevereiro de 2010 às 15:49

    sou nato de Jçba., moro em Bal.Camboriu mais de 20 anos

    já curti muitos carnavais ai e vejo meus aamigos de infãncia

    fazendo o mundo conhecer nossa terra natal. vejo nomes

    e fotos de pessoa conhecidas, isto é legal, muito bom.

    parabens.

    Responder
  11. Giusti, valdair 12 de fevereiro de 2010 às 15:03

    eu de novo . é que estava mostrando p?alguns amigos(as)

    como é o carnaval de Jçba. pois alguns não conhecem nem a cidade.Ficaram surpresos.Vou aproveitar e fazer um

    apelo ao MAMÂO, Joaçaba não é só carnaval, olhe para

    as estradas do interior que é a força da economia do munic.

    o Saudoso Frei Bruno? a escadaria está ruindo, o cemitério está abandonado, será que ninguem vê???????

    Mr. Laske, esta eu vou cobrar.

    um abraço.

    Responder
  12. Ruth A Franzmann Lam 13 de fevereiro de 2010 às 16:10

    Saudades de Joaçaba… do Carnaval de lá e em especial da minha querida Vale Samba, onde desfilei por 3 anos… Tenho acompanhado sempre que posso, pela televisão e com certeza, neste ano também, torcendo uma vez mais pela Vale Samba! Grande abraço a todos! (Blumenau)

    Responder
  13. Gian 14 de fevereiro de 2010 às 11:58

    Então, querem saber como é o carnaval de Joaçaba!? Nesta furada não me pegam mais, a 4 anos atras até que era mais ou menos, depois, a cada ano piorou mais, este ano (2010) foi o pior que já vi, isso que já fui em vários carnavais na região, prá começar moro em Videira, chegamos eu e minha mulher, às 22:30 hs, o estacionamento custava 20 R$ (absurdo), foi publicado que o ingresso seria de 12 R$, chegando lá, era 20 R$ por cabeça (inacreditável), onde comprar foi mais uma função, niguem sabia, na hora de entrar, tinha que epresentar indentidade, ninguem avisou, voltamos ao carro para pegar 4 km ida e volta, e minha mulher está no oitavo mes de gestação, enfim entramos, nada de festa, tinha que esperar o desfile acabar, pessoas circulando sem rumo até às 2:45 hs da madrugada sentados no meio fio a espera da "festa" começar, começou, fui comprar ÁGUA para minha mulher, não havia mais (nunca vi, água????), tivemos que sair para comprar, ao voltar fila, quanta gente querendo entrar numa "festa" tão ruim, havia duas entradas para o público e cinco entradas para blocos (tumulto), nada de preferencia para gestantes (desorganização), bom, depois de todos esse absurdos fomos embora 2 km a pé, e 1 hr de viajem de volta a Videira. Nuca mais…. Se aguem da administração do "evento" se puder ser assim chamado, ver este comentário, e quiser me devolver o que gastei, retiro minhas palavras. Se alguem tinha dúvida se iria para este carnaval de Joaçaba, está avisado, leva um saco reserva para aguentar.

    Responder
  14. Giusti, valdair 17 de fevereiro de 2010 às 15:31

    conferindo o resultado …. achei justo, e tenho certeza que vale como incentivo para outras escolas e 2011 será melhor ainda.

    Tenho pbna de pessoas que moram em cidades vizinhas

    e que não estão acostumados a agitos desta magnitude e

    ficam metendo o pau.O carnaval de Joaçaba faz o Brasil e o mundo tomar conhecimento de toda uma região ou vocês pensam que saberão porque em algum lugar se planta uvas

    e criam-se frangos?????? evoluam, se liguem.

    Responder
  15. Carmem 22 de fevereiro de 2010 às 11:29

    Eu participei do carnaval de Joaçaba, realmente tem alguns pontos a serem revistos como a infra estrutura da cidade, mas quem quer se divertir e assistir esse maravilhoso desfile não vai se arrepender, pela primeira vez pude assistir da arquibancada e foi MARAVILHOSO, outros anos eu desfilava e via apenas alguns pedaços em baixo das arquibancadas, moro em Curitiba e tive a oportunidade de levar alguns amigos esses ano e eles vieram maravilhados com o CARNAVAL DE JOAÇABA.

    Mas para isso é preciso fazer uma pré-programação, comprando convites antecipados, reservando hotel com bastante antecedência e assim não vai ter os transtornos que nosso amigo de VIDEIRA teve. E também acho que para participar da tal CARNAFOLIA a pessoa tem que estar gozando de ótimo preparo físico o que não aconselho a mulheres grávidas, eu não participo pois não tenho preparo para isso, só participo desfilando e assistindo o carnaval, só isso já valeu a minha ida até JOAÇABA. Parabéns ao carnaval de JOAÇABA.

    Responder
  16. Diego 23 de fevereiro de 2010 às 21:57

    Acho que o comentário "cidadezinha do oeste" nao caiu bem pra começar o município tem 25.000 hab. q na verdade são 35.000 mais … pq eleitora já está chegando na casa dos 21.000 mas a cidade formada q antes era uma só e agora por politicagem dividiram em 3 tem 60.000 …

    uma das principais cidades do oeste e do estado de sc..

    tendo mais de 60 matalurgicas, grande centro educacional.. medicina uma das mais avançadas do estado….

    Sei lá da uma mechida no início do texto para nao desprezar ela.. uma comunidade com um PIB de mais de 1 bilão de reais.. nao pode ser chamada de cidadezinha .. não em Santa Catarina..

    Vleu

    Responder
  17. Elaine 21 de setembro de 2010 às 13:58

    Gente realmente o carnaval de Joaçaba é muito show, vale a pena vir sim, digo isso pos estou aqui todos os anos é emoção demais, cidade maravilhosa ….bjxxx

    Responder
  18. Bloco Pé de C 13 de janeiro de 2011 às 18:30

    O Bloco Pé de Cana é Um dos blocos mais antigos de Joaçaba , se não hoje o mais antigo em atividade,

    Todos que virem a Joaçaba no carnaval serão bem vindos no nosso bloco, e vamos juntos fazer uma festa legal no carnaval da praça, "Carnafolia"

    Para isso basta entrar em contato com a organização e vir para o bloco mais tradicional da região, entre no noss orkut e saiba de os valores,

    Contatos;

    orkut: Bloco Pé de Cana joaçaba,

    msn; guinaldoconte@hotmail.com,

    e-mail; blocopedecanajba@yahoo.com.br

    telefones;

    49-9982-0717 ( tim )

    49-8814-1929 ( claro)

    49-8406-1259 ( oi )

    Todos estão convidados e todos serão bem recibidos,

    Responder
  19. Cleberson Guerreiro. 15 de fevereiro de 2011 às 10:36

    estou equipado para receber pessoas em uma área de camping que queira ter um lugar para descançar nos 4 dias de carnaval. O local recebe até 15 pessoas.

    contato com:

    Cleberson.

    049) 9108-4020.

    Responder
  20. julio strate bolfe 20 de fevereiro de 2011 às 19:39

    Vou pro carnaval em joaçaba esse ano e espero uma bela festa. O único problema até agora é acomodação, a cidade não oferece nada além de hotel e como minha turma conta com 10 pessoas precisamos de um lugar pra todos. Por exemplo uma casa. Se alguém tiver alguma informação a esse respeito, de alguém querendo alugar ou algo nesse estilo por favor entre em contato.

    Meu msn: trojan_sb@hotmail.com

    Meu email: juliosbolfe@gmail.com

    Obrigado! Espero colaboração do pessoal que mora ali na região.

    Responder
  21. Dill 17 de março de 2011 às 7:07

    Pessoal! O tal Gian, de Videira, deve ser um tremendo idiota! Deve ser um rancoroso de Joaçaba que não gosta de Carnaval e aproveitou este espaço para mentir! Primeiro porque no carnaval de 2010 não tinha estacionamento pago. Dizer que não encontrou água para comprar é outra mentira porque o produto tinha a noite inteira. E mentir que estacionou o carro a 2 km do evento é outra mentira porque a cidade não é tão grande assim. Portanto, escolha outra maneia de falar mal do nosso carnaval e da nossa cidade. E trazer a mulher grávida no 8º mês de gestação foi um sinal de extrema burrice! A mulher quase "parindo" deveria estar em casa, numa boa, e voce junto com ela porque lugar de bunda mole não é no carnaval!

    Responder
  22. palhaco2assassino 2 de outubro de 2012 às 3:57

    o povo pelo brasil não conhece muito sobre o carnaval de Joaçaba mas entre na cidade do samba no rio de janeiro e fala do carnaval de Joaçaba todos já ouviram falar

    Responder
    • Carol Wieser 2 de outubro de 2012 às 12:06

      Conheci um pessoal aqui em Curitiba que estava indo de caravana para Joaçaba!!! Achei muito legal ver que muita gente fora do estado estava indo prestigiar o Carnaval de Joaçaba. E se divertir MUITO é claro!!!

      Responder
  23. Agencia Hotel 27 de outubro de 2016 às 14:56

    A preservação da natureza dá charme especial a Praia do Rosa. A maioria das pousadas segue práticas sustentáveis (muitas ficam em terrenos com mata nativa e têm vista para o mar). O centrinho pode ser explorado a pé, e várias trilhas desembocam na areia. Há dois acessos para carro, o Rosa Norte e o Rosa Sul. No inverno, chegam as baleias-francas, que podem ser vistas da praia ou em passeios de barco, E um carnaval inesquecivel!!

    Responder

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>