Los Roques: Dicas e Informações Úteis!

Posted by & filed under AMÉRICA CENTRAL (CARIBE), Los Roques, VENEZUELA.

LR_82

Ufa!!

Demorei mais ACHO que consegui fazer uma seleção de dicas e informações úteis sobre Los Roques. É bem provável que tenha esquecido alguma coisa (ou muita), mas acredito que já vai ajudar bastante os outros trips que irão para este paraíso venezuelano. Pessoal, se quiserem complementar as dicas, fique a vontade nos comentários abaixo.

Obs: As dicas são MINHAS, ou melhor, relativas à minha experiência sobre esta viagem. Portanto, contém muitas informações de caráter pessoal. Do meu gosto, do meu jeito… Não venha reclamar depois que eu indiquei algo que não foi legal, pois o que pode ser legal para um pode não ser proveitoso para outro. Tudo vai depender do estilo de viagem que você está pretendendo fazer e do que você GOSTA de fazer! Tire suas próprias conclusões e se você gostar das dicas, aproveite-as.

Onde Fica?
Los Roques é um arquipélago pertencente à Venezuela. Está situada no mar do caribe (11 51’37.23”N 66 45’03.90”W), a aprox. 150 km de Caracas. É considerado parque nacional desde 1972, e possui uma área de 221,120 hectares, sendo o maior parque marinho do mar do caribe.

Quando ir? Qual a melhor época do ano?
Los Roques é bom o ano inteiro. A temperatura média anual é de 27º C, e as chuvas são escassas. Na alta temporada (junho, julho, dezembro, janeiro) tudo lota e a ilha fica cheia de turistas. A época de lagosta é de novembro a abril, se você gosta de comer essa delícia, programe sua viagem  para essa época.

Como vou? Quanto tempo leva?
O trajeto até Los Roques se resume em 3 aéreos: São Paulo > Caracas > Los Roques.
Existem duas companhias que fazem o trajeto São Paulo (GRU) > Caracas (CCS), que são VARIG(GOL) e TAM.
Para ambas, você consegue usar suas (20.000) milhas e economizar alguns dólares! O tempo de viagem é em torno de 5h30 até chegar ao aeroporto Simon Bolívar em Maiquetía. Estas são as suas opções de CIAS e horários:

VARIG(GOL) – (Guarulhos/Caracas – 11h00/15h30 e Caracas/Guarulhos – 22h45/06h00)
TAM – (Guarulhos/Caracas – 23h55/06h10 e Caracas/Guarulhos – 07h50/16h40).

Dependendo da companhia escolhida acima, você terá que pernoitar em Maiquetía ou na ida ou na volta. Se for TAM dorme na volta, se for VARIG(GOL) dorme na ida.

LR_82
De Caracas à Los Roques são apenas 40 minutos de avião (leia-se teco-teco). Existem várias companhias (de teco-tecos) que fazem este trajeto, porém é preciso ser bem cauteloso na escolha da mesma. Muitas CIAS já faliram (ou vão falir) e outras simplesmente não estão mais operando!!! Quando estavamos fazendo o check in, tinha um rapaz com um voucher que ele havia comprado pela internet e simplesmente a companhia aérea não existia mais, e ele estava lá com o bilhete na mão sem saber o que fazer. 🙁

As duas melhores companhias operantes (ainda) são AEROTUY (LTA) e RAINBOW, portanto se você tiver que escolher, pegue uma dessas duas para garantir. Ambas possuem aviões (teco-tecos) antigos, que chegam a dar medo, mas apesar do pavoroso aspecto, sobrevivem bem ao trajeto (pelo menos eu sobrevivi). Dizem que tem ar condicionado, porem no nosso avião ele não funcionou direito, quase morri de calor.

AEROTUY – (Maiquetía/Los Roques – existem vôos às 6, 8, 9h30 e 17hrs, mas depende do dia da semana, veja no site).
RAINBOW – (Maiquetía/Los Roques – não tem site, e pra saber dos itinerários, só diretamente no balcão no aeroporto de Maiquetía)

O grande problema dessas companhias é o sistema de reservas que é praticamente inexistente. Elas não possuem portais de compras on-line e por conta disso muita gente deixa pra adquirir as passagens diretamente no balcão do aeroporto em Maiquetía, funciona massssss o risco de ficar sem vôo é grande!! Principalmente se for alta temporada.

Portanto algumas dicas muito importantes:
1) Pra facilitar, quando você fizer a reserva da sua pousada, informe-se se eles fazem a reserva do aéreo também. Se fizerem, agende com eles essa parte. Pode parecer meio estranho e incerto, mas funciona bem, facilita muito além de você poder pagar tudo junto para a pousada.
2) Outra maneira de conseguir seu aéreo, é entrar em contato com o “famoso” Jesus (je_1971@hotmail.com). Ele é o típico “Dr. Faz Tudo” na ilha, é instrutor de mergulho, organizador de passeios, agente de turismo, enfim… Entre em contato com ele e agende seu aéreo, é mais fácil.

Aero Tasas (taxas aeroportuárias), o que é isso? Tenho que pagar?
Éhhhh dessas taxas não dá pra escapar não!!! Ao todo são 3 (obrigatórias) que terás que pagar, segue relação:
LR_08
Taxa Aeroportuária Nacional – pago na ida. Depois de fazer o check-in vá ao balcão AERO TASAS e as pague antes de entrar no saguão de embarque para Los Roques. Valor: BsF 27,5/pax,

Taxa de Preservação do Parque Nacional do Arquipélago de Los Roques – pago na chegada à ilha. Valor: BsF 55,00/pax,LR_07

Taxa Aeroportuária Internacional – paga no retorno, depois do check-in no balcão da AERO TASAS antes de embarcar pro Brasil. Valor: BsF 137,50/pax.

Dica: Se programe e guarde Bolívares para pagar essa taxa internacional no retorno, pois eles não aceitam cartão de crédito e pagar me dólar nem pensar…

Indo do Aeroporto Internacional Simón Bolivar para o Aeroporto Nacional de Maiquetía.
Depois de pegar suas bagagens e passar pelo raio-X, ao sair do saguão pegue o corredor à esquerda “conexão nacional”. Este corredor vai te levar até o aeroporto nacional. Existe a opção de você sair do aeroporto internacional e ir por fora para o aeroporto nacional. Sempre à esquerda.

Cambiando (cambio) em Maiquetía/ Caracas
Cambio oficial U$1 = BsF 2,15
Cambio Negro U$1 = BsF 5 a 6.
Antes de ir, li muito sobre a questão dinheiro x malandragem venezuelana. Já sabíamos que fazer o câmbio oficial era inviável, pois eles pagam U$ 1= BsF 2,15. Já no cambio negro que rola solto no aeroporto de Maiquetía, paga U$ 1 = 5-6 BsF. Sabíamos também que cambiar no mercado negro além de vantajoso era BEM arriscado. Li histórias cabulosas de cambistas que pegam seu dinheiro e quando você está distraído trocam a sua nota de U$100 boa por uma falsa e te devolve dizendo que seu dinheiro é ruim… E nessa brincadeira, você pode levar um bom preju. Depois de tantos alertas, nossa preocupação era de nos prevenir dos MALANDROS. Sabe o que fizemos? Levamos U$300 em notas de U$20, grampeadas de 5 em 5. Assim, eles não tinham como trocar nossas notas (pois estavam grampeadas), ou mesmo dizer que eram falsas, já que “geralmente” eles aplicam esse golpe sobre notas de U$ 100. E funcionou… Deste modo não tivemos problemas nenhum ao fazer o cambio no aeroporto. Trocamos com um senhor, no terminal nacional, em frente ao balcão da Aerotuy. Porém acho que trocamos dinheiro demais, foram U$ 400 pela cotação de 5 BsF. Tinha lido que em Gran Roque era impossível trocar dinheiro que não fosse ao cambio oficial, e não quis correr o risco de ficar sem Bolívares lá. Mas foi em Gran Roque que achamos a melhor cotação. E engana-se quem acha que não tem lugar pra trocar na ilha. Qualquer biboca troca seu dinheiro a 5 BsF, 5,5 BsF e até 6 BsF. Na pousada mesmo conseguimos trocar a 5,5 BsF. Hoje eu trocaria apenas U$ 100 em Maiquetía para pagar as taxas e trocaria todo o restante em Gran Roque!

Então vamos as dicas:
1) não pague nada em dólar e muito menos no cartão de crédito. Pague tudo em Bolivares Forte, você estará economizando mais da metade do valor.
2) evite trocar com qualquer pessoa dinheiro no aeroporto de Maiquetía, se precisar, prefira com os funcionários de crachás no aeroporto. Você vai notar que antes mesmo de sair da esteira da bagagem, já tem gente te oferecendo cambio…
3) troque pouco dinheiro em Maiquetía (U$ 100 é o suficiente), pois em Gran Roque além de não ter problemas com malandragem, o cambio está bem melhor.
4) use a dica de grampear o seu dinheiro, é uma boa maneira de evitar dor de cabeça.

LR_90


Limite de Bagagem.
Trecho internacional Sao Paulo > Caracas: 32 kg.
Trecho nacional Caracas > Los Roques: 10 kg.
Sobre a bagagem de mão, eles pesam junto. Então nada de coisas pesadas…
Mas tivemos sorte, pois nossas bagagens excederam o peso e não nos cobraram o excesso. Uma delas deu 14 kg e outra 12 kg. Mas se você tiver que pagar excesso, o valor por quilo extra é de $2.

O que levar?
Arrumar as malas pra Los Roques é uma delícia. Esqueça todos os seus apetrechos “peruas/mauricinhos” em casa e coloque apenas roupas de praia na sua bagagem. Muitos biquínis, saídas de banho, shorts, vestidinhos/bermudas, suas havaianas e só. Los Roques é rústico. É impossível usar salto alto ou vestido de night por lá. Simplicidade a flor da pele. Agora abuse no protetor solar!! Chapéu é essencial, óculos de sol também. Repelente eu levei, mas não usei. Porém de qualquer forma é bom se prevenir. Leve muito pós-sol.
Não se esqueça da máquina fotográfica.

Quantos dias devo ficar?
No mínimo 4. A viagem é muito cansativa para apenas ficar um final de semana. Eu fiquei 7 dias e achei pouco, pois cada dia queria visitar uma ilha diferente. E se voce for mergulhar, cada mergulho tem 2 imersões e ocupa um dia praticamente todo. Eu reservaria 6 dias, mas vai depender da sua disponibilidade.

Quanto custa?
Bom, existem operadoras nacionais de turismo que oferecem o pacote de 7 dias a partir de U$ 1300 por pessoa (sem o aéreo). Veja: Vectra Travel
Se você for por conta, pode conseguir bons preços e economizar um bom dinheiro, mas já vou avisando que dá um trabalhão!!! Se você tiver disposição, o mesmo pacote de 7 dias pode sair em torno de U$ 900 por pessoa, ficando em uma pousada bem bacana com pensão completa e alguns passeios inclusos. Se você optar em ficar em lugares mais simples, a economia pode ser maior ainda. Mas é preciso pesquisar bem, negociar com a pousada, ir atrás do aéreo e ainda assim avaliar qual seria a melhor opção de pacote para o seu bolso. Mas não se esqueça de contabilizar os passeios, mergulhos e outras coisas a mais no seu budget…

Veja alguns preços/valores (ano 2009). Esses preços podem variar muito dependendo da época, da sua negociação e da sua sorte! Se você pechinchar pode conseguir bons descontos, segue:

Valores Aéreos (passagens):
Passagem São Paulo > Caracas: em torno de U$ 600 + taxas (ida e volta) – ou troque por 20.000 milhas/fidelidade.
Passagem Caracas > Los Roques: varia de U$ 200-250/pax (ida e volta) – na baixa temporada esse preço pode baixar significantemente.

Valores de diárias em pousadas:
Pousadas mais simples: a partir de U$ 50
Pousadas de bom padrão (todos esses valores podem ser negociados e variam dependendo a temporada):
Bed & Breakfast: a partir de U$ 75
Meia pensão: U$ 100
Pensão Completa: U$ 120
Pensão completa + todos os passeios de barco inclusos: U$ 140

Valores de passeios:
Cayos:
Madrisquí: BsF 25
Francisquí: BsF 30
Rasquí: BsF 30

Bancos de Areia:
Muerto, Fabian e Vapor: BsF 40
Crasquí: BsF 60
Noronquí: BsF 60
Rabusquí: BsF 60
Sarquí, Espenquí: BsF 70
Carenero: BsF 80

Tours:
Francisquí e Madrisquí: BsF 50
Sarquí e Espenquí: BsF 80
Carenero e Sarquí: BsF 90
Crasquí e Noronquí: BsF 100
Cayo de Agua e Dos Mosquises: BsF 120
Boca Sebostopol: BsF 120
Boca de Cote e Crasquí: BsF 120

Aluguéis:
Bote por dia: BsF 1200
Sombrinhas: BsF 25
Cadeiras: BsF 5
Snorkeling e Nadadeiras: BsF 35

Mergulhos:
Uma saída com 2 mergulhos: BsF 450 (U$ 90)

LR_89


Comes e Bebes (preços gerais):

Cerveja: BsF 5-7
Filé de Pargo (Restaurante em Francisquí): BsF 65
Refeição (Restaurante Florida em Crasquí): BsF 40
Drinks: BsF 30-40
Vinho Garrafa: BsF 100
Vinho Copo: BsF 20

LR_86


Onde ficar?
A ilha está repleta de pousadas. Existe hospedagem para todos os gostos e os preços em geral são bem acessíveis.
Elas são bem rústicas, mas bem estruturadas e a grande maioria é administradas por italianos. É difícil escolher entre tantas opções, acho que o fator decisivo nesse caso são os valores que acabam sendo proporcionais ao conforto. Como já falei nos posts anteriores, em Los Roques não existem restaurantes e as pousadas oferecem serviço de pensão completa para facilitar a sua vida. Vale muito a pena optar por esse serviço. Informe-se também se o lugar onde você ficará possui barco, pois se estiver incluso na sua estada pode significar uma boa economia. Ficamos na Pousada La Cigala e fomos muito bem atendidos. O serviço foi impecável e eu recomendo!

Abaixo segue uma listinha de pousadas, separadas por categorias:

Pousadas mais baratas (e bastante procuradas por brasileiros):
Dona Magalis
Dona Carmen
Roquelusa
El Recuerdo
Juan Fel

Pousadas Superiores (preços intermediários):
La Cigala
Paraizo Azul II
Guaripete
Bequeve
La Movida
Piano Y Papaya
Mediterraneo

Pousadas Luxo (preços mais salgados):
Galapagos by Chana
Natura Viva
Macanao
Acuarela
Malibu

Onde Comer? Onde ir?
Tem poucas opções, por isso você acaba levando seu almoço todo dia com você. Se você optar por pensão completa, é a pousada que se encarrega de fazer seu almoço, colocar em um recipiente plástico e mandar junto com as bebidas dentro de um cooler. Se você não quiser pensão completa, o jeito é se munir de muitos salgadinhos e besteiras comprados em alguma mercearia de Gran Roque, pois só existem restaurantes em 2 ilhas – Francisquí e Crasquí – e nem sempre estão abertos, ou pasme, tem comida!!

Em Francisquí, existe apenas um restaurante. O filé de Pargo é bem gostoso, mas se você quiser garantir sua refeição, avise-os ao chegar à ilha que você pretende almoçar lá, senão pode ficar sem almoço por conta da demanda.
Em Crasquí, tem 2 restaurantes. O rapaz da pousada nos aconselhou a comer no Florida, pois segundo ele era mais confiável. O lugar é bem estranho, mas a comida apesar de simples estava bem gostosa.
Em Gran Roque existem mais opções disponíveis. São bares que servem petiscos/comidas também: Aquarena, La Gotera e El Canto de La Balena.

LR_88
Restaurante Florida – Crasquí

LR_83
Bar/Restaurante Aquarena – Gran Roque

Dicas Gerais:
Idioma: espanhol
Fuso Horário: 1h30 hora a menos em relação ao horário de Brasília.
Moeda: Bolívar Forte (BsF)
Documentos: Brasileiros precisam de passaporte com validade mínima de 06 meses e certificado internacional de vacina contra Febre Amarela

Conheça a Carol Wieser

Carol Wieser escreveu 165 posts para o TRAVEL FOREVER.

Criadora e editora do blog, adora colocar os pés na estrada! Está sempre planejando uma nova viagem. Sua Bucket List é enorme (e azul), dificilmente irá conhecer todos os destinos que deseja, mas continua esperançosa!

Veja também:

Tags: , , , , , ,

107 Responses

  1. CarlaZ 4 de outubro de 2009 às 18:23

    Carol,
    nossa que ótimo hein, informações completíssimas!!!
    Adorei saber dos passeios avulsos sem ser pelas pousadas…ah a parte do câmbio…muito bom hehehe
    Sabe o que não me atrai nada e fico pensando como fazer…as marmitas…tenho pânico de potinho!
    Mais uma vez obrigada por fazer esse post!
    Beijos

    Responder
      • Fabiola 2 de abril de 2012 às 12:22

        Oi, Carol!

        Adorei suas informações. Cancelei algumas diárias que já estavam reservadas nas Ilhas Margueritas para conhecermos Los Roques. Tudo por sua causa, viu?!Rs…rs… Vamos com a cara e com a coragem (04/04/12). Torçam para que dê tudo certo. Parabéns pela iniciativa do blog. ADOREI!!!!

        Responder
        • Carol Wieser 2 de abril de 2012 às 20:51

          Nossa quanta responsa Fabíola!!
          Se você não gostar, pode me xingar depois (publicamente hehehe). Agora, se amar Los Roques, volte pra contar pra gente como foi 😉
          Boa viagem!!! (inveja branca….)

          Beijinhos

          Responder
    • Carol Wieser 5 de outubro de 2009 às 19:34

      Larissa,

      Sei que a TAM tem voos diretos com saídas de Rio de Janeiro e São Paulo.

      Eu saí de São Paulo e segundo os dados da TAM, meu voo era direto, mas eles esqueceram de avisar da escala em Manaus, que demorou uns 40 minutos até trocarem a tripulação e limparem o avião todo… ouvi boatos que essa escala não existe mais, mas não tenho certeza.

      Abs,

      Responder
  2. Marcelo Lemos 6 de outubro de 2009 às 15:13

    Carol,

    Se eu for parar em Los Roques nos próximos meses, vc será a culpada 🙂

    Cara, tenho uma imagem péssima da Venezuela. Estive em Isla Margarita em Janeiro de 2005 e foi muuuito traumático.

    Ler os seus posts sobre Los Roques me faz acreditar que esse trauma pode ser superado e que a Venezuela possa se redimir comigo 🙂

    Fantástico!

    Parabéns pela cobertura e por compartilhar tamanha informação conosco.

    Responder
    • Carol Wieser 14 de outubro de 2009 às 19:37

      Marcelo,

      Ahhh não dá pra comparar Los Roques com Isla Margarita. Quem já foi pros dois destinos fala que Los Roques é o paraíso perto de Isla.

      Sobre eu ser culpada de fazer você ir pra lá, espero que eu seja mesmo!!

      Valeu pela visita. Abs,

      Responder
  3. dani 14 de outubro de 2009 às 12:22

    Oi Carol ..
    adorei suas dicas , Los Roques é uma das grandes candidatas a minha lua de mel …. um amigo foi e amou , com suas dicas então , acho que não restaram dúvidas ! minha única preocupação é o mês , me caso em novembro e me disseram ( o dono da pousada ) , que este é um dos dois meses que chove em los roques …. será que isso pode ser um problema ? bjoo

    Responder
  4. Andreia 14 de outubro de 2009 às 18:59

    Carol,
    Isto é que um post completíssimo!
    Mas, POR FAVOR, me diz se é possível ir ainda em Outubro. Pretendo ir na última semana. E mais: não mergulho, ainda assim vale a pena? Meu marido não come NADA de frutos do mar, nem peixe, conseguiremos sobreviver? rsrsrsrs….
    Tudo isso é desespero de quem, por culpa sua e do Ricardo, não pensa em outra coisa senão ir para Los Roques.
    Aguardo sua ajuda.
    bjs

    Responder
    • Carol Wieser 17 de outubro de 2009 às 19:30

      Oi Andreia,

      Acho possível ir ainda em outubro, mas você tem que correr com as passagens aéreas menina!! Como agora em Los Roques é baixa temporada, os voos CCS > LRS devem estar bem tranquilos, o mais complicado mesmo é conseguir as reservas… tem que correr contra o tempo.

      Sobre os mergulhos, sempre vale a pena tentar, e em Los Roques seria um belo começo pra vocês. As águas são muito calmas e transparentes, o que dá mais segurança aos mergulhadores de 1a viagem.

      Hummmm… acho melhor seu marido começar a comer frutos do mar, pois TODA a culinária em Los Roques leva o ingrediente no cardápio

      Acho até que vocês sobrevivem , mas seria ideal falar com sua pousada sobre esse detalhe, e pedir que eles preparem os pratos sem seafood. Como a maioria dos donos das pousadas são italianos, uma boa pasta com molho de tomate já resolve o problema né???

      Mas não deixe de ir se você tem vontade, os detalhes você dá um jeito.

      Beijos

      Responder
  5. alexandre 15 de outubro de 2009 às 16:56

    ola carol
    estou indo para la em janeiro e estou sem pousada ainda
    tentei de todas a s formas o tel da pousada dona carmen mas não consigo tel de nenhuma
    vc teria tel para contato?
    essa epoa arruma pousada sem reservas
    ate

    Responder
    • Carol Wieser 17 de outubro de 2009 às 19:31

      OI Alexandre,

      Eu tenho esse telefone de contato da Dona Carmen, tente ligar lá e veja se dá certo: +582126352166.

      Sobre a época, acho que dá sim pra ir tranquilo sem reserva e conseguir pousada lá. Alías, até em alta temporada, em julho quando estive lá, tinha pessoas entrando na ilha sem pousada e conseguindo hospedagem… mas elm alta temporada eu não arriscaria não…

      Tem um site que pode te ajudar a encontrar infos sobre as pousadas: http://losroques.travel

      Abs,

      Responder
  6. Mari Campos 18 de outubro de 2009 às 4:40

    Nossa, Carol, esse post ficou um arraso! Materia completinha, tintim por tintim, pra qualquer um se mandar pra la!
    Eu estava suuuuuper pensando em ir pra Los Roques agora em novembro, quando voltasse da bigtrip (hehehe, nao sossego) nesse seu esquema, usando milhas. E eu tambem queria justamente ficar na La Cigala, recomendada ha tempos pelo Riq, por umas 4 noites. So que os caras tavam cobrando 200 dolares por dia por pessoa, em quarto duplo. Achei tao carinho…
    Acho que Los Roques vai ter que esperar mais um pouquinho… 🙁

    Responder
  7. alexandre 19 de outubro de 2009 às 18:04

    obrigado por responder
    mais uma duvida, pode ser ?
    sobre o avião
    vi umas cias aereas e tem avião que não é teco teco, é avião com quatro ventiladores enormes (rs) quatro helices da cia AEROTUY,
    essa avião voa la ? e um que parece com o da foto que vc postou, mas tem quatro helices?
    fala serio, ninguem merece treco-treco.
    tem como ir via acean ?
    valeu

    Responder
    • Carol Wieser 28 de outubro de 2009 às 19:50

      Olha só, eu voei com esse de 4 hélices, e é sim da CIA AEROTUY.

      Na verdade ele é um TECO TECO melhorado, pois é antiguinho, velhinho… affff… mas resiste ao tranco, garantido!

      E acho que via ar é a única opção mesmo. Não tenho conhecimento de viagens por mar.

      Abs,

      Responder
  8. Kelly 22 de outubro de 2009 às 12:22

    Olá Carol!
    Adorei as dicas de Los Roques. De fato tenho procurado informações na internet sobre o local, mas elas são super escassas… Estou planejando minha viagem de lua de mel em março do próximo ano, e minha idéia é passar alguns dias em Los Roques e alguns em Isla Margarita. Pelo que vi nas suas fotos, o lugar é maravilhoso!
    Tenho uma pergunta: existe transporte de barco de Caracas a Los Roques? (porque sei que prá Isla Margarita tem, leva em torno de duas horas)…
    Obrigada!!
    Kelly

    Responder
    • Carol Wieser 28 de outubro de 2009 às 19:24

      Eduardo… Não que eu tenha visto!!

      Acho que toda e qq coisa tecnológica vem de Caracas ou de Isla Margarita… pois em Los Roques não tem nada disso não…

      Só umas Lan Houses perdidas por lá…

      Abs,

      Responder
  9. Mozar Lopes 2 de novembro de 2009 às 7:29

    Carol:

    Muito bom o seu blog, tem tudo para quem nunca foi ou está em duvidas sobre ´como ir para esse paraiso.
    Parabens pela sua iniciativa, com certeza vai ajudar muita gente, sugiro que aqueles que forem vão colocando suas dicas ou as mudanças que ocorreram.
    NÒS brasileiros temos que ser unidos e não nos deixar enganar pelos outros povos, e com essas dicas da Carol, ajuda muito mesmo.
    Abraços
    Mozar – Castro/PR

    Responder
  10. vagner coelho 3 de novembro de 2009 às 6:43

    Alguém sabe como dizer se existe ônibus para esse trecho de Caracas / Los Roques e Vice-versa. Já que são apenas 150km deve levar umas três horas de ônibus ou Van, já que de avião é meio complicado.

    Grato

    Responder
  11. Estela 4 de novembro de 2009 às 7:54

    Oi Carol, realmente excelente seu post…

    Onde vc conseguiu esse cambio em LR? Na La Cigala mesmo? Não sei se iremos ficar lá, embarcamos dia 19/11 sem nada reservado por ser baixa temporada, quero ver se consigo alguma economia… será que eles trocariam pra nós mesmo sem estarmos hospedados?

    Bj

    Responder
  12. André Muniz 15 de novembro de 2009 às 18:11

    oi Carol, td bem? Estou pensando seriamente em ir pra lá em maio próximo, também pela ausência de necessidade de visto (que tem complicado muito a ida para o Caribe mexicano, p. ex.). Mas por que você diz que é complicado ir por conta? Com esse seu ''roteirinho'', me pareceu tão fácil. Outra coisa: é impressão minha ou o lugar não tem mesmo muita infraestrutura turística? Se pudéssemos comparar, poderíamos dizer que Isla está mais para Porto Seguro e Los Roques mais para Caraíva, é mais ou menos isso?

    Responder
    • Carol Wieser 20 de novembro de 2009 às 5:43

      André,

      Não sei se posso fazer essa comparação… pois não estive em ISLA, e não conheço Caraíva (que não seja por foto) para lhe dizer ao certo. Mas me falaram que Isla é muito diferente de Los Roques. Que uma não tem nada a ver com a outra.

      Beijos

      Responder
  13. Patricia 24 de novembro de 2009 às 11:51

    Oi, Carol.
    Adorei suas dicas sobre Los Roques. Passarei o réveillon lá e muito do que você escreveu ajudou bastante! Queria lhe perguntar uma coisa, se possível: como você fez para reservar a pousada? Foi antes ou quando chegou à ilha? Pergunto porque como queremos pagar a hospedagem lá, em bolívares, estamos com dificuldade em fazer a reserva antecipadamente. Se puder responder, lhe agradeço! Obrigada. bjs, Patricia

    Responder
  14. Giovani 26 de novembro de 2009 às 16:39

    Oi Carol,
    Teu post é sensacional … ajuda muito a quem curte se planejar!
    Eu tenho apenas algumas dúvidas, espero que possa me responder (pode ser por e-mail tb).
    1- Tô pensando em ir agora no período do carnaval (uns 6 dias em fevereiro) … isso (carnaval) é alta temporada? Devo ter algum cuidado adicional caso seja?
    2- Devo viajar com milhas, o que irá resolver a parte aérea. Minha dúvida é como contratar o restante (pousada e trecho Caracas-LR). Como foi que tu fizeste? Entrou em contato direto com a pousada ou contratou um pacote terrestre? Tem pacote terrestre, incluindo o trecho Caracas-LR por U$ 810,00/pessoa p/ 6dias/5noites (achei caro). Tu recomenda?
    No aguardo, Giovani

    Responder
  15. lilicasinger 15 de dezembro de 2009 às 6:52

    Oi Carol,

    cheguei no seu blog pois estava planejando a viagem pra Los Roques que fiz na semana passada. Suas dicas foram muito boas, trocamos o dinheiro conforme você falou e aproveitamos muito as dicas pras praias. Fui com meu namorado e ficamos hospedados na pousada Acuarela. No inicio da semana fomos muito bem atendidos pelo Angelo, mas depois um goridnho meio mal encarado ficou responsável pela pousada e não ficamos muito felizes. Achamos a pousada muito charmosa e confortável e a comida era muito boa também, apesar de um pouco repetitiva. Mesmo assim, achamos a diáira cara (US$ 200 por pessoa com pensão completa). A última noite passamos em outra pousada, a "La Quingua". A dona da pousada é muito simpática e é como uma mãe, se preocupa com tudo e dá muitas dicas. A comida lá é bem caseira e farta. A pousada é mais simples, o quarto era bem pequeno, o banho era frio (mas não fez muita diferença porque lá faz muito calor). Essa pousada também tinha o problema do apagão

    que acontece diariamente das 19h as 22h em algumas regiões da ilha. Conseguimos mergulhar com as tartarugas em Noronsquí, e ficamos muito impressionados com todas as ilhas. Passamos um dia inteiro na Cayo Fabian que é apenas um banco de areia no meio do mar e conseguimos ficar sozinhos! Nosso voo de volta para Caracas foi emocionante, num avião com 8 lugares e apenas com o piloto, sem copiloto! Amamos a viagem, e recomendamos para todos! Aproveitem enquanto o destino ainda não é tão conhecido e dá pra aproveitar paisagens maravilhosas com quase ninguém por perto!

    Obrigada pelas dicas e adoro seu blog!

    Beijos,

    Alice

    Responder
  16. lilicasinger 15 de dezembro de 2009 às 6:53

    Ahh esqueci de falar, a diária na "La Quingua" era de US$ 120,00 por pessoa com pensão completa. E eu sou a Alice, do país das guloseimas!!

    Beijos!

    Responder
  17. Celso 18 de dezembro de 2009 às 11:12

    Iniciei o processo de ida para Los Roques hoje. Já comprei minha passagem para Caracas (milhas da TAM). Irei no carnaval (13/02) e voltarei no dia (21/02).

    Vc acha que devo arriscar comprar o voo para Los Roques lá no aeroporto de Caracas mesmo? Além disso, devo arriscar pegar uma pousada somente lá ou é melhor reservar daqui?

    Estou perguntando isso, pois como fevereiro é baixa temporada lá pode ser que eu consiga negociar bons preços direto no local.

    Vc aconselharia eu fazer isso?

    Obrigado.

    abs

    Responder
    • Carol Wieser 18 de dezembro de 2009 às 16:01

      Celso,

      Hummm, pergunta difícil!!!
      Não sei se eu arriscaria deixar tudo para comprar na hora nessa época. Por 3 motivos, primeiro que aqui no Brasil é feriado e Los Roques tem se tornado um destino bem procurado por Brasileiros. Segundo que o carnaval é comemorado em muitos países da america latina, inclusive na venezulea. E terceiro que é quente por lá, e muitos venezuelanos vão à LR nos finais de semana para "ir à praia".

      Quer um conselho? Entre em contato com a pousada e peça como está a disponibilidade para as datas que você está querendo. Veja com umas 2. Se estiver tranquilo ainda, pode ser que não vá encher nessa época não. Mas se estiver meio busy já, talvez seja melhor fechar tudo com eles.
      Obs: muitas pousadas já fazem o seu pacote com o aéreo, se informe com eles.

      Abs,

      Vc sabia que as pousadas reservam seu aéreo junto com a hospedagem? Talvez seja um jeito mais fácil de garantir seu lugar ao sol…

      Responder
    • Eder 30 de outubro de 2013 às 9:56

      OLá bom dia celso, poderia me passar seu e-mail para conversarmos sobre Los Roques, também vou nas mesmas datas que você foi, fico no aguardo abraços

      Responder
  18. Carol Wieser 18 de dezembro de 2009 às 16:11

    Alice,

    Fiquei feliz que você usou as dicas!!

    Adorei o seu feedback aqui no blog, isso ajuda muito os futuros viajantes. Obrigada.

    Outra coisa, add seu blog no blogroll. Mantemos contato.

    Abs,

    Responder
  19. melina 31 de dezembro de 2009 às 18:09

    Olá Carol, maravilhoso o seu post.

    Queria te fazer umas perguntas: vc sabe pq esse cambio estranho existe??? 🙂

    Estou indo no carnaval e queria saber se as águas lá são sempre calmas, pois não conheço o Caribe… Noronha por ex, há épocas em que o mar é tão agitado que pra quem não surfa nem compensa ir.

    Vc acha que é preciso fechar os mergulhos antes? Ou é melhor negociar ao vivo com o pessoal pra ganhar um descontinho?

    Se eu optar por uma pensão simples será difícil encontrar restaurante? Queria comer lagosta por lá no jantar já que recomendaram muito!

    Outra última pergunta, a companhia Aerotuy no site tem um lugar que tudo indica (não finalizei a compra) que poderia ser feita a compra pela internet, vc acha melhor reservar com o pessoal da La Cigala ( acho que vou ficar lá com eles também, mas apesar da sua dica, eles pediram para pagar em doláres!)?

    Agradeço de antemão a disposição de ajudar os amigos viajantes.

    Feliz ano novo! 🙂

    obrigada

    Responder
    • Carol Wieser 3 de janeiro de 2010 às 9:33

      Melina,

      O governo Chávez não permite que os cidadãos comuns tenham/possuam dólares consigo. Como a moeda estrangeira é muito forte e muitos venezuelanos ainda pensam em sair do país, eles oferecem o dobro do preço que as casas de cambio para ter acesso às verdinhas. Só assim eles conseguem ter uma reserva em dólares para eventuais compras ou problemas no país. E para nós acaba sendo mais vantajoso trocar no mercado negro, apesar dos riscos da malandragem.

      Sobre os mergulhos, com certeza negociar na hora é sempre mais vantajoso, mas nessa época (carnaval) eu não correria o risco de não fazer a reserva. Acredito que Los Roques estará bem busy, e não existem muitas operadoras de scuba disponíveis. Melhor garantir seu lugar embaixo d'agua. Tente mandar um e-mail para o JESUS (instrutor de mergulhos) e se informe com ele como estará nessa época, se preferir já pode até negociar com ele e deixar reservado seus mergulhos: (je_1971@hotmail.com).

      Sobre a pousada: apesar de eu achar que vale mais a pena se hospedar com pensão completa, é possível sim comer em restaurantes à noite em Gran Roque. Mas não existe muitas opções (uns 3 apenas) – eles servem de peixes até sushi. Só que não é sempre que encontrarás lagosta. Na época que eu fui não tinha. Outra boa opção, caso você opte por hospedagem sem jantar, é comer em outras pousadas. Mas para isso ser viável, você precisa ligar com uns dias de antecedência e reservar sua ceia. E não são todas as pousadas que oferecem esse serviço.

      Sobre o aéreo, dá pra fazer pela net, mas eu ainda acho melhor reservar pela pousada. Teve um pessoal que fez pela net e quando chegou lá, nada das reservas… Pelo menos a pousada tem interesse em garantir que você chegue lá… é e eles pedem a reserva em dólares mesmo. Veja se o valor que eles estão pedindo em dólares está batendo com o valor que eles cobrariam em BsF se vc estivesse lá (se a conversão deles de BFs para dólares está pelo cambio negro). Ou se eles estão fazendo a conversão oficial mesmo. Lembre-se que ao fazer o depósito, o dolár será o oficial. Você terá que fazer essa conta, se está ou não valendo a pena.

      Abs,

      Responder
  20. hugo 31 de dezembro de 2009 às 20:30

    oi carol,

    tenho 8 dias para viajar. queria saber se vc acha que compensa passar desses 8 alguns em isla margarita e los coches e 1 dia em caracas. Vc conhece? Ou melhor seria ficar todos os dias em Los Roques?

    abraços!

    hugo

    Responder
    • Carol Wieser 3 de janeiro de 2010 às 9:42

      Hugo,

      Bah… não sei te dizer. Eu não fui à Isla Margarita, mas já me falaram que não tem nada a ver com Los Roques. É mais urbanizada, tem shoppings, lojas, etc… e nunca ouvi falar de Los Coches tbm 😥
      E não fiquei em Caracas. O aeroporto internacional fica em Maiquetía, uma cidade próxima a Caracas, e para ir até Caracas era longe. Resolvemos ficar por lá mesmo. Só posso lhe dizer uma coisa… Los Roques é lindo. Se você gosta de "Ilhas" esse é o lugar.

      Abs

      Responder
  21. Abelardo 8 de janeiro de 2010 às 11:51

    Carol,

    Gostei muito do seu Blog, como sao as coisas vivo em Caracas a 2 anos e ainda nao fui a Los Roques. Nao consigo falar com a Pousada, vc por acaso tem o telefone. Outra coisa ja fui para Noronha e tive um maior azar a pousada nao tinha nada que ver com o site. Vc recomenda realmente a Pousada La cigala? A pousada é limpa? Estou indo com os meus dois filhos (de 2 e 5) vc acha que vou curtir tambem com eles? Como é a comida e o lanche da pousada? Agradeço muito sua resposta pois estamos querendo ir em 22 de Janeiro.

    Gracias Abelardo

    Responder
    • Carol Wieser 12 de janeiro de 2010 às 6:16

      Abelardo!!!

      Eu não acredito que você ainda não foi à Los Roques 😯
      O telefone da La Cigala que tenho é o mesmo que está no site: (58)(414) 236-5721
      Eu a recomendo sim, pois a pousada é muito boa, limpa e com uma comida excelente (jantar).
      A marmita (aquela que eles colocam no cooler) que é mais simples. Geralmente é uma salada de arroz, uma arroz colorido e um wrap com recheio de legumes ou mesmo um sanduba de wrap. Tem uma foto do marmitex e da pousada nesse link aqui: http://travelforever.com.br/2009/08/16/los-gran-r

      Sobre ir com as crianças, acho que não há problema nenhum, pois junto conosco estavam hospedados um casal com filhos praticamente da mesma idade dos seus e eles curtiram bastante.

      Abraços

      Responder
  22. Andréa August 16 de janeiro de 2010 às 13:00

    Valeu pelos comentários! Fantástico!

    Quanto às dúvidas de voo deixadas em seu blog, ajudo a esclarecer o seguinte: pra vir para Caracas, existem outras duas possibilidades fujindo da TAM e GOL, são voos pela Avianca ou pela Lan Chile, com escalas em Bogotá e Santiago respectivamente, mas só recomendo se realmente os dois primeiros estiverem lotados ou com as tarifas de alta temporada. Quanto às escalas em Manaus, a TAM não está mais fazendo, os voos vem direto de SP a Caracas, mas vale confirmar antes de emitir os bilhetes… boa viagem!

    Responder
  23. Marcelo Lemos 1 de fevereiro de 2010 às 14:31

    Carol,

    Eu disse anteriormente que se eu fosse parar em Los Roques nos próximos meses a culpa seria sua, lembra?

    Pois então.. aqui estou fazendo o planejamento da minha trip pra lá. Vou em Julho! 🙂

    Meu planejamento está sendo feito quase todo baseado nas suas informações.

    Mas tenho 2 dúvidas que ainda não consegui solucionar, até mesmo prq o pessoal da pousada não responde email mesmo! É sobre a tarifação.

    Não existe mesmo tarifa pra casal? Eles cobram por só por pessoa? Mesmo ficando em um quarto privativo com cama de casal?

    Outra coisa.. Qdo vc diz: "Nunca pague nada em dolar!".. mas no caso dos valores que vc mencionou em dólar, diárias da pousada, mergulhos.. Eles são pagos por lá em dolar mesmo ou bolivar? Se bolivares, convertidos no cambio oficial ou no negro?

    Exemplo.. se a diária da pousada é 135 dólares, devo considerar no meu budget 135 * 1,90 = 256 reais?

    Ou devo levar em consideração algum ganho nesses valores com o cambio negro?

    Te agradeço desde já! 🙂
    .-= Marcelo Lemos´s último post blog ..Turista do próprio blog =-.

    Responder
    • Carol Wieser 21 de fevereiro de 2010 às 18:40

      Marcelo,

      Tanto a pousada quanto os mergulhos são tarifados em dólares, mas se você quiser pagar em bolívares eles provavelmente irão fazer a conversão de U$1=5,5 BFs (conversão similar a do mercado negro). Então tanto faz neste caso se vc pagar em dólares ou bolívares, concorda? Só não vale a pena pagar em dólares, quando o estabelecimento fizer a conversão oficial.

      O ideal é você pedir quanto eles estão trabalhando a tarifaçao…

      Sobre a pousada responder aos e-mails, é bem difícil mesmo… Sugiro entrar em contato via fone para agilizar sua reserva, pois se for ficar esperando a resposta por e-mail ela pode não chegar…

      Abs,

      Responder
  24. Daniel Mancebo 21 de fevereiro de 2010 às 7:49

    Carol,

    Seu post está de parabéns! É bem completo e tem todas as informações que precisamos para ir a Los roques. Queria te fazer algumas perguntinhas…

    – Como vcs tiraram as fotos subaquáticas? Vcs tem alguma caixa estanque? Compraram alguma bolsa estanque? Estou perguntando pq as bolsas estanque vão na maioria até 8 metros e, pelo que vc me disse tem mergulhos de até 20 metros…

    – Caso eu compre as passagens para Los Roques no aeroporto de Maiquetia eu comprarei em Bolívares ou eles cobram em dólares?

    – As pousadas recebem somente em dólares ou em bolívares se fecharmos lá na hora? Acredito que com a atual situação na Venezuela seja melhor pagar em bolívares. O que vc acha?

    Muito obrigado!

    Ah, iremos na próxima semana!

    Responder
    • Carol Wieser 21 de fevereiro de 2010 às 18:52

      Oi Daniel,

      Sobre a caixa estanque, a resposta está no outro post sobre mergulhos em Los Roques, acesse: http://travelforever.com.br/2009/09/08/los-roques

      As pousadas em Los Roques (a maioria) tem feito a conversão similar ao mercado negro (U$ 1=5,5 BFs), então nesse caso tanto faz pagar em dólares ou em Bolívares. Só se eles fizerem a conversão oficial que daí não vale a pena. Pegunte para eles, na hora de negociar como fica a conversão…

      Sobre as passagens, não sei lhe dizer, pois já saí com as minhas passagens compradas daqui. Mas tenho a leve impressão que sim, é possível pagar em bolívares.

      Abs e boa viagem,

      Responder
  25. Erica 3 de março de 2010 às 7:44

    Carol,

    parabéns pelas informações, completíssimas!!! 🙂

    Estou pensando em ir para los roques em abril ou maio… você acha que é possível ir SEM reservas de pousadas e vôo Caracas-Los Roques? Acredito que, fechando na hora, posso conseguir melhores preços e selecionar melhor a pousada, mas tenho medo de ficar sem hospedagem.

    Existem aviões saindo de Caracas para Los Roques o dia inteiro ou os horários são muito específicos? Não queria ficar em Caracas, mas tb não consegui achar informações sobre os horários de vôos para Los Roques.

    Obrigada!

    Beijão!

    Responder
    • Carol Wieser 31 de março de 2010 às 17:06

      Pessoal,

      Vou colocar aqui uma dica quentíssima do blogueiro-amigo Paulino Michelazzo, que postou recentemente em seu blogue a sua viagem à Isla Margarita. Eu sei que o destino não é o mesmo, mas acredite, a odisséia aérea é igual para ambas as ilhas. Os aéreos são sempre a parte mais difícil dessa viagem então, já que nosso amigo foi e aprovou o serviço, coloco aqui a dica dele:

      É possível contratar os aéreos via esse site, e SEM MEDO: http://www.avilatur.com.br

      Se você quiser ler a odisséia até Isla Margarita do nosso amigo, basta seguir o link: http://www.michelazzo.blog.br/category/viagens/is

      Abs à todos.

      Responder
  26. Ana Paula 12 de março de 2010 às 14:19

    Adorei as dicas! Muito obrigada. Isso ajuda demais um viajante.

    Vou entrar em contato com o Jesus e ver se ele consegue reservar meus aéreos. Volto para contar.

    Obrigada.

    Abraço.

    Responder
  27. Roberta Lopes 27 de abril de 2010 às 15:57

    Olá Carol,

    acabei de chegar de Los Roques (abril de 2010) e vi que os preços aumentaram bastante desde que você foi. Por exemplo, a taxa para entrar no parque é de 155 BFs e a saída da Venezuela é de 162,50 BFs. Enquanto que os preços dos passeios aumentaram em 10 a 20 %. Apenas para cayo d'água é que permaneceu 150 BFs.

    Eu fiquei na posada roquelusa e contratei café e janta e achei muito boa. Para contactá-la, liguem para Raul (0414) 260 0248 e Antonieta (0424) 1107465, mas tem que saber falar espanhol. O valor da diária é de lá é de BFS, mas se forem no período de baixa temporada, dá para negociar as diárias nas próprias pousadas. Eu, sinceramente, recomendo que fechem com alguma agência venezuelana (como a Ávila tur- falar com Érik) a compra da passagem de avião de caracas para los roques e vice-versa e negociem as diárias das pousadas quando chegarem.

    Espero ter ajudado um pouco porque oesse blog me ajudou bastante. Obrigada !

    Abraços,

    Roberta

    Responder
  28. Rafaela 2 de maio de 2010 às 20:47

    Acabei de voltar de Los Roques (fui 17/04/10) e tenho muitas dicas para dar.

    1- O Jesus não é nenhum santo! Sei que ele é muito famoso nos blogs, mas é o seguinte: ele tem um acordo com as pousadas, logo só quer te alocar nas "dele", que são CARAS! Existem pousadas mais em conta, basta procurar. Ficamos na La Laguna…muito boa e não muito cara!

    2- Caso vc esteja com menos dinheiro do que o necessário, sempre há a possibilidade do pen pal (acho que se escreve assim). As pousadas geralmente fornecem isso. Ou vc pode ir na loja de internet que o cara lá troca a um cambio pior do que o negro mas melhor do que o oficial.

    3- FILTRO SOLAR!! Gnt, eu sou morena, moro no rio e passei muito filtro, mas mesmo assim fiquei mega ardida!!! Regra de bolso, para cada 3 dias um pote..leve muito!

    4- Ao chegar no aeroporto, não troque o dinheiro com o maleteiros (os cara de azul)…vá até o aeroporto doméstico lá, tem uns cabines que fazem pacotes para Los Roques, Canaima, etc…enfim, lá eles trocam a um câmbio melhor…troquei por 6,3 enquanto que no aeroporto internacional so faziam por 6.

    5- A pizzaria da ilha (La Chuchera) é muitoooo boa!

    6- Ilhas… para mergulho: Bota de cote (fod….)

    Snorquel: Fransisky

    Beleza: Cayo d´água

    7- não é uma viagem barata…não se iludam!

    Responder
  29. Hugo Diego 16 de junho de 2010 às 18:35

    Aproveito para parabenizar vc Carol, pois após ler seu blog me sanou muitas dúvidas e dicas Show!

    Sou de SC e estou indo para Venezuela e Los Roques no dia 11/07/10 tbm com as milhas da TAM, a princípio vou com um amigo, que não está bem decidido a ir, por questões do seu trabalho! E de jeito algun vou cancelar a minha, por acaso alguém está indo nesse período?

    Pelo que se entende é mais frequentado por casais? ou tbm jovens?

    Volto dia 18/07 pensei em ficar 1 dia em Caracas e o restante em Los Roques! Como vi nos post em julho é alta temporada, então amanhã mesmo estarei entrando em contato com as pousadas que coletei aqui!

    Para quem nunca fez mergulho, tem que fazer o certificado lá mesmo né, como funciona?

    Pessoal, obrigado desde já! E volto com novidades!

    Ah Vazques quantos BFs vc tem da sua viagem?

    Abraço!

    Responder
  30. marina 14 de agosto de 2010 às 14:59

    Carol, vc já é famosa entre os brasileiros q vão para Los Roques!! Tb seguimos as suas ótimas dicas e qdo eu comentei lá, com um pessoal, q tinha seguido as dicas do blog de uma pessoa, me disseram: "ah, o blog da Carol! Vc tb?"

    Valeu pelas dicas! Obrigada. O lugar é DEMAIS!

    Responder
    • Carol Wieser 29 de agosto de 2010 às 17:26

      Marina!

      🙂 Que legal!!! 🙂
      Fico feliz que o blog tá ajudando outros viajantes a chegar NO PARAÍSO DE LOS ROQUES… O que é bom tem que ser divulgado né???
      Obrigada pelo feedback. Bem feliz.

      Beijosssssss

      Responder
  31. Roberta 21 de setembro de 2010 às 20:24

    Carol,

    muito legal seu site….
    Vou com meu namorado para Los Roques em Novembro próximo, e estou com algumas dúvidas sobre hospedagem em Caracas e transporte aeroporto- hotel, tabé em Caracas.
    Onde vc ficou hospedada?? Tenho lido que eh perigoso taxi em Caracas…como vc fez com o transfer???

    Beijos

    Responder
  32. Tarcísio Cout 30 de novembro de 2010 às 15:20

    Oiee Carol!

    Muito Boas as dicas, certamente estão sendo consideradas na minha viagem que farei agora em fevereiro próximo. Grato.

    Apenas uma dúvida:

    Já tenho os trechos GRU-CCS comprados. Agora gostaria de sair daqui já com a hospedagem e as passagens CCS-LRS certas. (melhor né?)

    Você poderia detalhar melhor como funciona esse esquema de reservar a pousada e já incluir o aereo para ilha? Como vou ter a certeza do meu embarque? Onde eu retiraria a passagem? Como eu saberia qual seria a compania aerea, detalhes do voo? Desceria no internacional e procuraria quem, iria pra onde?

    No aguardo

    e muito obrigado suas infos estão sendo de suma importância para a minha viagem!

    att

    Tarcísio

    Responder
    • Carol Wieser 21 de dezembro de 2010 às 13:06

      Tarcísio,

      Existem 4 formas de contratar a pousada com o aéreo para Los Roques. Vamos por ordem de complicação:

      1) A forma mais complicada: FAZER TUDO POR CONTA
      Não é impossível, mas é quase… Os sites das companhias aéreas são muito ruins e somente alguns permitem reservas on-line. Essa é a pior parte, você teria que fazer por conta, e torcer pra que dê tudo certo. Outra opção seria deixar pra comprar o aéreo direto lá no aeroporto, mas corre o risco de ficar sem voo se a época for de muito movimento. Quando fui muita gente estava comprando na hora, e achei uma boa opção. No aeroporto você teria que se virar sozinho…
      Já para a pousada, você tem que mandar um e-mail vendo a disponibilidade das reservas e valores. Torcer pra que respondam e se gostar do preço, fazer a reserva com eles. Geralmente eles só fazem a reserva mediante pagamento adiantado, o que vai exigir de você fazer uma conta no PayPall e pagar online a pousada via cartão de crédito (em dólares).

      2) A forma média: RESERVAR TUDO PELA POUSADA.
      Mesmo esquema acima, solicitar as reservas via e-mail (tanto do aéreo quanto do quarto) e torcer que a pousada responda. Geralmente eles aceitam somente pagamento via paypall, até ai tudo bem… basta fazer uma conta e pagar via cartão de crédito. Se a pousada fizer o aéreo também, eles lhe mandarão um voucher com o horário dos voos. Geralmente vem em uma planilha mequetrefe do excel, mas se a pousada for honesta, pode confiar que suas reservas foram feitas e é só dar seu nome no check-in da companhia.

      3) A forma mais fácil: RESERVAR VIA JESUS
      Hehehe, peralá não precisa rezar não… Jesus (nome próprio) é quase o manda chuva da ilha. Ele coordena quase tudo por lá… Tem contato com quase todas as pousadas, é instrutor de mergulho, coordena os horários dos barcos, enfim, faz tudo na ilha e é super conhecido. Eu conheci ele, fiz todos meus mergulhos com ele e posso garantir que o esquema é do bom. Tente mandar um e-mail e reservar tudo com ele, não sei a forma de pagamento que ele pede, mas se eu fosse hoje a Los Roques, com certeza tentaria fazer todas as minhas reservas diretamente com ele. E-mail: je_1971@hotmail.com

      4) A forma mais fácil de todas: RESERVAR TUDO VIA AGENCIA DE TURISMO.
      Pra quem tem medo de fazer todas as formas acima, essa é a escolha mais certa. Existem várias agências que fazem pacotes Los Roques como: Vectra Travel, Ávila Tour, etc. Eles reservam tudo, inclusive vai ter uma pessoa esperando no aeroporto para encaminhar as pessoas até o saguão nacional…

      Espero ter ajudado.
      🙂

      Responder
  33. Simone 5 de dezembro de 2010 às 13:14

    Obrigada por todas as dicas deste Blog!
    Vamos passar reveillon en los roques, contratei tudo com JESUS CONTRERAS porque realmente nao e nada facil reservar pousada e voo por conta propria… as pousadas nao respondem e voo e impossivel achar informaçao de confiança!

    Queria saber dos que conheceram o JESUS qual é a opniao (Rafaela)??

    Beijos!

    Responder
  34. Ana :: 1000 coisas p 30 de dezembro de 2010 às 12:30

    Oi! Tudo bem?

    Faz tempo que estou para escrever aqui e acaba passando, correria e tal e dizem que é super bom fazer um "networking" de blogueiros e tal e eu não tenho lá muito tempo ou saco para isso mas…preciso te dizer. Você me deu dicas bem boas para minha viagem a Los Roques, viu?

    A Guta do Vambora te indicou e foi ótimo. Então, se eu não te disse, agora disse. Obrigada e parabéns, você teve o saco de explicar tim-tim por tim-tim aquilo que todo mundo precisa saber para ir para lá de maneira mais tranquila. Beijos, estou aqui, mesmo no silêncio, de acompanhando.

    Responder
    • Carol Wieser 3 de fevereiro de 2011 às 19:53

      Ana,

      Adorei que você tenha me dado esse feedback. Você não sabe quanto é importante para a gente que organiza um post como esse, saber que ele foi importante para a viagem de alguém. Muito obrigada 😉

      Responder
  35. THIAGO 10 de janeiro de 2011 às 22:01

    Boa noite Carol, tudo bom?

    Primeiramente parabens pelo blog, simplesmente iraaado.!

    Agora é o seguinte, estou querendo ir com minha namorada em abril para Los Roques +/- uns 7…8 dias. É uma época boa?

    As passagens provavelmente compraremos com as milhas da TAM e pelo horário de chegada teremos que dormir em Caracas/Maiquetipa para no dia seguinte embracar para LR.

    Agora temos algumas dúvida:

    1. É mais seguro fechar a passagem por onde?

    2. O hotel que vc indicou tem passeios inclusos no pacote?

    3. O valor é esse mesmo do site? para 2 pessoas não se pode baixar?

    4. O pagamento do hotel é feito antes ou quando chega lá?

    Mais uma vez parabens pela postagem…

    Aguardo retorno..

    abs

    Responder
  36. THIAGO 10 de janeiro de 2011 às 22:17

    Mais uma dúvida Carol:

    5. Os passeios extras (que não estão inclusos pelo hotel) vc fechou lá mesmo por exemplo Cayo de Aguá?

    6. Desculpa perguntar a respeito de money, mas quanto vc acha que é necessário levar para +/- 8 dias de viagem?

    OBS: Imagino que não seja muito, mas apenas para ter uma idéia…..

    obrigado

    abs

    Thiago

    Responder
  37. RENATO OLINGER 12 de abril de 2011 às 15:16

    Obrigada Carol, pelas dicas, eu já estive em Los Roques a uns 10 anos atrás e eu nunca me esqueci, e é um dos lugares que quero voltar. Te pergunto , eu gostaria de levar meu neto de 08 meses, junto com meus filhos, quando estivestes lá vistes muitas crianças? abraços Renato.

    Responder
  38. Clarissa Donda 29 de junho de 2011 às 7:57

    Oi, Carol!

    Olha, sempre passo essa sua série de posts sobre a Venezuela para os meus amigos quando vão para lá (sim, porque euzinha ainda não tive a oportunidade de ir… mas deixa estar que já já chega a minha vez!)! São ótimos e super esclarecedores. Mão na roda mesmo!

    E parabéns pelo blog e pelas fotos! Dou uma passadinha aqui de vez quando, mas só agora que parei para dar "oi"!

    Bjos,

    Clarissa

    Responder
    • Carol Wieser 6 de julho de 2011 às 19:00

      Oi Clarissa!

      Que bom que você veio me dar oi por aqui!! Eu também tenho uma porção de blogs que sempre "vasculho" e só depois de um tempo percebo que nunca deixei comentário :S . Mas isso faz parte do nosso mundinho virtual, ele nos permite explorar os blogs anonimamente sem limites! 😉

      Beijos e seja bem vinda sempre!

      Responder
  39. Ana Carolina 28 de fevereiro de 2012 às 22:23

    Nossa, tuas dicas e informações sobre Los Roques estão ótimas e super completas. Viajo bastante e sempre por conta, pesquiso bastante antes de ir e nunca entrei um blog com informações tão completas sobre um destino. Parabéns!!!!!

    Responder
  40. Viviane 20 de março de 2012 às 0:25

    Preciso de apenas mais 2 informações:
    1° é um lugar legal de conhecer pessoas…. costumo viajar sozinha e conhecer muita gente pelo caminho, masss queria saber se lá é o local de casais em lua de mel apenas ou não….. sabe onde costumam se hospedar os viajantes independentes já que não há albergues por lá?

    2° para fazer os megulhos com oxigenio etc, podemos contratar ou precisamos ter curso de mergulho antes?

    Obrigada

    Responder
    • Carol Wieser 27 de março de 2012 às 22:34

      Viviane,

      Olha só, tem bastante casais em Los Roques, mas te garanto que dá pra viajar sozinha pra lá. Inclusive, quando fomos, tinha uma Canadense sozinha em nossa pousada e ela estava adorando!
      Sobre a pousada, pesquise na Dona Magalis e Dona Carmen, que são pousadas mais descoladas (e mais em conta) onde acabam indo os viajante independente.
      Em relação ao mergulho autonomo sem curso, não sei lhe informar, acredito que seja possivel fazer batismo sim, mas só a operadora pode lhe dar essa informação mais precisamente.

      Abs,

      Responder
  41. Márcia Cardoso 19 de abril de 2012 às 14:50

    Olá… eu sou portuguesa e procurei muitooo na net ate encontrar este post. Um muito obrigada!!! Gostaria de te perguntar se achas que deverei começar a tratar de tudo agora se quiser ir em setembro… Pelo que percebi os voos de Caracas para Los Roques têm de ser reservados no aeroporto pelo que é uma questão de sorte. certo?
    aproveito tambem para perguntar se as coisas são ou não baratas em Los Roques… como eu tenho euros qual deverá ser a base pela qual devo me orientar? como saberei se estou a ser "roubada" nos preços?

    Mais uma vez obrigada!
    Márcia

    Responder
  42. CLARISSE 14 de agosto de 2012 às 18:55

    OI CAROL, PARA QUEM VAI FICAR APENAS 4 DIAS, O QUE VC SUGERE A RESPEITO DOS PASSEIOS, QUAIS SERIAM OS 4 MAIS IMPERDÍVEIS??

    OBRIGADA BEIJOSSSSSSSSSSS

    Responder
  43. fabiola 11 de janeiro de 2013 às 14:07

    Oi Carol, como vc reservou a pousada La cigala? Estou mandando email eles nao respondem, tento ligar ninguem atende… ta dificil… Sabe o q posso fazer pra reservar esta pousada? se puder me manda um email.

    Responder
    • Carol Wieser 14 de janeiro de 2013 às 13:37

      Fabiola,

      Reservei direto (via e-mail), mas é dificil mesmo. Você chegou a tentar com o Jesus (e-mail no post)? Ele costuma responder e-mails, pois tenho recebido bastante reclamações que a La Cigala tá dificil de reservar direto mesmo!!!

      Responder
  44. Cesar Altino Casaque 11 de janeiro de 2013 às 18:39

    Compramos passagens (eu e minha namorada) para o dia 24/01/13 até caracas mas ainda nao conseguimos fechar a pousada em los roques, tampouco o trecho caracas-losroques. Se alguém puder me ajudar ficarei muito grato.
    Se puderem me add no facebook pra eu tirar umas dúvidas ficarei emocionado! rs

    =p´

    Responder
  45. Placido Gomes 30 de janeiro de 2013 às 18:56

    Carol!!!! parabens pelos seus post!!! vou a venezuela abril proximo 2013 e estou pesquisando roteiros. lugares e dicas importantes…ajudou muito!!! valeu e parabens!!! Vc arrasa!!!!

    Responder
      • Aline PO 31 de janeiro de 2013 às 16:01

        Oi Carol, tudo bom? É engraçado porque já li tanto seu blog e principalmente os completíssimos posts sobre Los Roques que parece que te conheço! Já falo para minhas amigas de você como uma amiga também! Obrigada por compartilhar tantas dicas importantíssimas!! Fui a Los Roques em dez/2010 com meu namorado e me apaixonei. Ele encanou de ir pra Venezuela e um dia antes de viajar eu li na net sobre Los Roques e fomos! Não conheci o Jesus, fizemos todos os passeios com o Danny que conhecemos lá na Ilha. Mas tô achando que o Jesus pode me ajudar mais, já escrevi pra ele, vamos ver se responde! Até porque vou precisar de ajuda Divina pra realizar meu sonho que é casar em Los Roques. Os amigos amaram a ideia e a família, principalmente os mais velhos nem tanto! Pra não desagradar tanto vamos fazer o casório civil aqui com um churras pra comemorar e queremos fazer o religioso em Los Roques com uma festinha na praia claro pra comemorar!. Vi num post seu que lá não tem padre, que é algo que está me preocupando!rs! Também achei um vídeo na net de um pessoal gaúcho que casou lá, mas só isso. Mas, para encurtar o causo, queria saber sua opinião, ver se tem mais alguma dica a esse respeito…Ainda não tenho face, mas já pedi pra uma das madrinhas entrar pra mim no link que acabei de ver aqui no seu blog!rs! Obrigada! Beijo!

        Responder
        • Carol Wieser 1 de fevereiro de 2013 às 15:14

          Oi Aline!!!

          Olha que legal, casar em Los Roques deve ser o must mesmo!!!!
          Nunca vi ninguém que tenha casado lá, mas vou postar sua pergunta no grupo do Facebook para ver se temos algum feedback do pessoal de lá (Jesus está no grupo também). Quem sabe conseguimos um contato ou pelo menos um direcionamento de alguém né!!!

          Se tiver novidades te digo. Deve ser uma delícia casar em Los Roques!!!! 🙂

          Responder
          • AlinePO 3 de fevereiro de 2013 às 16:07

            Carol, muitíssimo obrigada por me responder e ajudar! É um uma missão bem bonita essa sua de ajudar pessoas que você nem conhece a conhecerem esse mundão lindo! Ia adorar se você pudesse ir ao casório! Afinal, você está ajudando esse sonho a se realizar e por isso já faz parte dele. Tomara que mais alguém de uma ajuda pelo face ou pelo blog! Beijo

            Responder
            • Carol Wieser 3 de fevereiro de 2013 às 22:19

              Aline,

              Ao casório não prometo ir, mas que eu ia adorar eu ia, e muito! 😉
              Eu tenho certeza que você vai conseguir realizar esse sonho tão bonito, e quando isso acontecer, eu quero que você registre o momento e nos traga essas informações todas detalhadas aqui no blog. Você fica me devendo um post (que vai levar a sua assinatura e creditos), pra facilitar pros proximos pombinhos, combinado? 😀

              Então vamos ao que interessa:
              A Pousada Piano Y Papaia respondeu a sua duvida, segue abaixo, espero que ajude!

              —————————————————————————————————-

              Antes que nada muchas gracias por contactarnos para apoyarle en los preparativos de esta ocasión tan especial.

              Las personas que se especializan en las Bodas que se realizan en Los Roques, ellas son Ana Maria , Maria Gabriela y Beidy ….

              mgstagno@aquarena.com.ve
              anamlombardi@aquarena.com.ve
              beidyhernandez@gmail.com

              Para poder apoyarle necesitamos que nos envíe la siguiente información lo más detallada posible, con ella podremos conocer los aspectos básicos de su celebración y así podremos preparar un presupuesto preliminar de nuestros servicios. Siéntanse libres de completar la información lo más amplia posible, sin preocupaciones de si es factible o no, para nosotros es muy importante conocer lo que los novios desean para esta ocasión.

              1. Nombre, dirección electrónica y teléfonos contacto de los novios. ¿Conocen Los Roques? ¿han visitado Aquarena en Los Roques? ¿cómo nos contactaron?
              2. Fecha del evento, tipo de celebración (civil, eclesiástica, otros, etc), descripción general de lo que desean realizar (¿almuerzo o cena?, ¿sólo degustación?, ¿será una fiesta?, ¿qué tipo de música?, ¿tienen en mente alguna decoración?, ¿qué tipo de bebidas desean servir?)
              3. Tienen en mente algún lugar para realizar la ceremonia y recepción posterior? (cayo, posada, restaurante). ¿A qué hora del día desean realizar la ceremonia y la recepción?
              4. ¿Qué número de invitados estiman? ¿los invitados cancelarán su viaje a Los Roques o será cortesía de los novios?
              5. ¿Desean que Aquarena incluya dentro de sus servicios la coordinación y contratación de los servicios aéreos?. En este caso, ¿cuáles son las fechas y horarios de los vuelos que les gustaría tomar?.
              6. ¿Desean que Aquarena incluya dentro de sus servicios la coordinación y contratación de los servicios de alojamiento?. En este caso, ¿tienen alguna posada en mente? ¿qué categoría de Posada quisieran contratar?, ¿desean incluir excursiones a los cayos especialmente programadas para el grupo?.

              Esperamos que estas preguntas les haya permitido ordenar un poco la idea de lo que desean realizar. Para poder preparar nuestro presupuesto preliminar es muy importante que recibamos esta información lo más definida posible, sin que esto signifique el que no se puedan realizar modificaciones posteriores hasta llegar al modelo definitivo.

              Quedamos a sus completas órdenes, esperando poder servirles satisfactoriamente :D:D

              ——————————————————————————————–

              Responder
              • Aline PO 4 de fevereiro de 2013 às 19:29

                Carol, você é mesmo uma fofa!! Muito obrigada mais uma vez! Nossa com essa sua ultra, mega, super ajuda estou acreditando mais que é um sonho possível! Prometo contar tudo aqui depois!! Claro que não vai ser tão bom quanto os seus, mas vou fazer o possível! Fiquei um pouco confusa com a resposta foi a Piano e Papaya que respondeu ou da Aquarena? Respondo nesses 3 e-mails certo? Você que escreveu para eles? Nossa super completas as perguntas deles. Vou ver se tenho mais algo a dizer!rs! Se pensar em alguma coisa fique a vontade em opinar, palpitar, dar idéias…! Vou ficar muito feliz se puder te conhecer pessoalmente e ainda mais lá no casamento! Pensa com carinho na proposta! Vou copiar o e-mail e começar já a responder. Valeu amore!! Beijo

                Responder
                • Carol Wieser 4 de fevereiro de 2013 às 22:51

                  Oi Aline, eu coloquei sua dúvida no grupo do Facebook, e quem respondeu foi alguém que usa o nick como "Los Roques-Venezuela PianoyPapaya". Provavelmente tenha indicado a Aquarena por serem eles especializados em Bodas na ilha 🙂

                  Prometo que vou considerar sua proposta, afinal não é sempre que acontece um casório dos sonhos em Los Roques. Eu desejo do fundo do coração que dê tudo certo, e no que eu puder ajudar, estou a disposição.

                  Beijos

                  Responder
      • Odair 15 de outubro de 2013 às 8:50

        Carol, esse papo de ir para Los Roques de teco teco é aterrorizante!
        Tenho uma grande vontade de ir para Los roques, mas será que não tem uns aviõezinhos melhores?

        Grato!

        Responder

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>