Golfinhos (Flippers) de Noronha

Posted by & filed under AMÉRICA DO SUL, BRASIL, Fernando de Noronha, Pernambuco.

fn2009_65

Você pode deixar de fazer várias coisas em Fernando de Noronha, mas nunca, em hipótese alguma, deixe de fazer o passeio de barco pela ilha!

Simples, o passeio em si é bem light, mas a emoção de começar a avistar os golfinhos não tem preço, ops, retificando, tem sim e custa em torno de R$ 75,00 pax (catamarã).
Saindo do porto de Santo Antônio, o barco percorre o mar de dentro e ao entrar na Baía dos Golfinhos, se você tiver sorte, logo começa avistar os primeiros golfinhos. Esses curiosos cetáceos parecem que foram contratados para dar o espetáculo, mas ao contrário do que muita gente pensa, eles estão lá acompanhando o barco por um único motivo: distrair o alvo (barco) para proteger o grupo de fêmeas e filhotes que está passando lá longe. E isso eles conseguem bem, com salto miraculosos a gente nem percebe a presença do grupo protegido. Pura estratégia! E claro, nós, simples turistas que não entendemos bolhufas de golfinhos, só pensamos em uma coisa quando vemos eles saltarem: Flippers!!! Que alegria, sessão da tarde nostalgica em plena Fernando de Noronha. Plim Plim. E o barco vibra… as crianças então ficam super contentes. Dá uma vontade de pular na água…

fn2009_65
fn2009_64

fn2009_63

fn2009_66

O barco continua o passeio e vai até a ponta da Sapata. Na volta ao passar na baía do Sancho pára para um mergulho (snorkeling). Todo mundo entra na água, e eu claro, só torcendo pra que dessa vez a gente tivesse sorte de encontrar com um flipper pelo caminho. Mas a medida que vamos nos afastando do barco (para um mergulho mais sossegado e longe da multidão), o guia logo manda voltar. Pra quem não sabe, mergulhar com os golfinhos na ilha é proibido, mas se você estiver dentro da água e eles aparecerem, é claro que NÃO vai mandar eles embora, vai??? Muito menos sair da água… De qualquer maneira, mesmo tentando, não conseguimos ver nenhum. 😥

Apesar de light, o snorkeling no Sancho é super interessante, é feito a 50 metros da praia sobre uma laje repleta de peixinhos (nem vou citar as espécies que são muitas)… O mar aquele dia estava meio agitado, então a visibiliade ficou um pouco comprometida, mesmo assim conseguimos enxergar 20 metros de profundidade (bom para um mar agitado). O passeio todo dura em torno de 4 horas, se você tiver paciência e gostar de ver os golfinhos, vale muito a pena.

fn2009_67

fn2009_68
fn2009_69

hr_03

Conheça a Carol Wieser

Carol Wieser escreveu 165 posts para o TRAVEL FOREVER.

Criadora e editora do blog, adora colocar os pés na estrada! Está sempre planejando uma nova viagem. Sua Bucket List é enorme (e azul), dificilmente irá conhecer todos os destinos que deseja, mas continua esperançosa!

Veja também:

Tags: , , , , , , ,

13 Responses

  1. Margarida 5 de maio de 2009 às 15:05

    Que lindos os golfinhos…muito mais que os jacarés das outras fotos…hehe
    Nós por cá também temos golfinhos…nos Açores…e baleias! Não sei é se ,no caso das baleias, será bom encontrá-las durante os mergulhos…hehe 🙂

    beijos

    Responder
  2. Fabio Medeiros 7 de maio de 2009 às 5:15

    Carol! Que lindas fotos!

    Realmente, quando vemos essas comparações entre Los Roques e Noronha, a partir das suas fotos vejo que Noronha não só faz muito bonito. Aliás, os "seus golfinhos" me fizeram lembrar dos "meus" lá em Curaçao… vou postar alguma coisa esta semana para você ver.

    Até mais!
    Fabio Medeiros
    Mundos do Mundo
    mundosdomundo.com

    Responder
  3. Michel 8 de maio de 2009 às 11:38

    Oi Carolsssssss
    Sempre que passo algum tempo sem visitar teu blog tenho que tomar fôlego para conferir todas as novidades 😀
    Iradas as fotinhas!! Já estou casado há quase 2 anos, mas a lua-de-mel está sendo adiada porque nós queremos é Noronha :))
    Bjão, mta paz e bom fds!!!
    Michel http://www.rodandopelomundo.com

    Responder
  4. Marcia 12 de maio de 2009 às 16:25

    Fico emocionada ao ver fotos tão lindas de lugares que sonho um dia estar, tudo muito lindo. Pode ter cereza que serei uma presença sempre aqui.

    Responder
  5. Paula 27 de maio de 2014 às 12:27

    Oi Carol! Primeiro parabéns pelo blog, como amo viajar, vcs blogueiros são uma espécie de seres iluminados na Terra! rs
    Uma duvida: as nadadeiras tao incluídas no passeio de barco, ou vcs levaram as de vcs?

    Responder

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>