Turtle Snorkeling na Baía do Sueste!

Posted by & filed under .Mergulhando Overseas, AMÉRICA DO SUL, BRASIL, Fernando de Noronha, Pernambuco.

fn2009_03

Agora que todo mundo já descobriu como mergulhar (ou pelo menos leu como fazer), vou contar um pouquinho da experiência turtle snorkeling na Baía do Sueste.
Um dos principais motivos que vou dedicar um post especificamente para este local é que este tópico é quase inexistente no mundo Google Search, e claro, além da carência informativa aparente, eu acho que o lugar merece uma postagem à altura!!

fn2009_03

O principal objetivo (da maioria) de ir até a Baía do Sueste é um só: VER TARTARUGAS MARINHAS. Claro que, tudo que for visto no snorkeling além das FOFAS tartarugas, é lucro e muito divertido!! Existem 2 espécies que habitam o arquipélago e que podem ser vistas nas águas do Sueste, a tartaruga verde (chelonia mydas) e a tartaruga-de-pente (eretmochelys imbricata). Muitas dessas tartarugas vêem se alimentar e também receber uma espécie de tratamento estético por aqui. Ao mergulhar é comum ver esses bichos cercados de peixinhos que as limpam comendo os fungos e algas que grudam em seus cascos, funciona como uma especie de turtle wash marinho. É bonito ver elas paradas, recebendo o tratamento estético numa boa.

fn2009_06

No dia em que fomos mergulhar, o lugar estava uma muvuca só. Até me assustei, pensei que nosso snorkeling ia virar uma nevoa de partículas ao ver quanta gente estava na água batendo as pernas freneticamente, mas me apavorei ainda mais, ao perceber que tinha mais metade pra entrar na água ainda 😕. Mas apesar do susto, nosso passeio foi super tranquilo e as partículas não levantaram como eu imaginava. Primeiro tivemos que alugar um colete salva-vidas (R$ 5,00) – item obrigatório agora para fazer o mergulho de superfície no sueste e evitar que as pessoas pisem ou batam nos corais – em seguida nos preparamos fora da água colocando a máscara e o snorkel. Depois de entrar na água colocamos a nadadeira e começamos a flutuar. Todo o passeio foi guiado (guia credenciado) e para felicidade dos menos providos de resistência física, ele carregava uma bóia para quem cansasse no meio do caminho e quisesse ser rebocado. Avistamos muitas tartarugas (lindas), raias, peixes e até moreia. O passeio cansa um pouco, mas é muito legal. As tartarugas são muito tranquilas, ficam um tempão em baixo da agua e esporadicamente sobem pra respirar. Elas parecem não dar muita bola pra nos mergulhadores, mas nem por isso podemos desrespeitá-la. Elas sabe ser bem ágeis em baixo da agua, mas nem por isso pense em sair perseguindo as coitadas. Muitos fiscais do IBAMA e o pessoal do TAMAR monitoram as águas do Sueste e catalogam os animais. Vale lembrar que a observação das tartarugas só acontece no lado direito da praia, pois o lado esquerdo é uma área restrita de pesquisas (demarcada por bóias).

Go TURTLE Snorkeling 8) !

fn2009_081

fn2009_04

fn2009_02
Peixe-Cofre

fn2009_05
Moréia

fn2009_07

fn2009_01

fn2009_09

Tartaruga Verde

fn2009_00

TAMAR: Catalogando as Tartarugas

hr_01

Conheça a Carol Wieser

Carol Wieser escreveu 165 posts para o TRAVEL FOREVER.

Criadora e editora do blog, adora colocar os pés na estrada! Está sempre planejando uma nova viagem. Sua Bucket List é enorme (e azul), dificilmente irá conhecer todos os destinos que deseja, mas continua esperançosa!

Veja também:

Tags: , , , , , , , ,

20 Responses

  1. PAULO KRUG 14 de fevereiro de 2009 às 16:18

    Ola, Legal que gostou do Blog, eu tenho muita coisa para colocar ainda, so preciso de tempo e muito tempo.

    Tenho bastante fotos no site: http://spaces.msn.com/paulo-krug se tiver paciencia. Se tiver orkut eh so colocar meu nome. O mesmo vale para o skype e msn.

    Semana que vem estamos indo para Roatan. Conhece?

    Tambem costumo fazer 80% das viagens combinadas com mergulho, acho D+. Conhecer varios paises e culturas e ainda poder mergulhar. Show!!!

    Tambem tenho uma N2, vc usa filtro, aquela lente laranja? Ajuda bastante.

    Abs,

    Responder
  2. Margarida 14 de fevereiro de 2009 às 16:23

    Tem que publicar um livro só com as suas fotos de jacarés,peixes,tartarugas, muuuuuuita água e natureza…hehe 🙂 Estão fantásticas!
    Eu visitei o projecto TAMAR na Baía,na Praia do Forte e por isso consegui ver exemplares das diferentes espécies de tartarugas que existem no Brasil…mas claro que poder nadar no meio delas deve ser bem melhor…
    Pensando bem acho que vou tentar o mergulho um dia destes…hehe 🙂

    Beijos

    Responder
  3. Michel Zylberberg 16 de fevereiro de 2009 às 2:33

    Oi Carol Wieser!!
    Tenho certeza que de viagens românticas você entende tudo também 😀
    Show tuas dicas de mergulho.. queríamos Fernando de Noronha, mas pelo jeito o próximo destino será as Ilhas Maldivas!!
    Não sei posso, mas já perguntando.. qual é a tua câmera?? Porque tuas fotos são sempre iraaadas, até embaixo d'água :))
    Ahhhhh relaxa porque já lí aqui em cima (ou embaixo) a resposta 🙂
    Beijo e boa semana!!
    Michel http://www.rodandopelomundo.com

    Responder
  4. Luisa 22 de fevereiro de 2009 às 10:23

    Carol, que lindas essas fotos!!
    Mas quem associa tartaruga com lerdeza nunca nadou com uma! Em Noronha, fui tentar tirar uma foto de um desses bichinhos, que tinha um casco do tamanho de um Fusca, e não é que a tartaruga resolveu encrencar comigo e saiu nadando atrás de mim! Acho que ela assustou com o flash que eu tinha esquecido de desligar…
    Ainda bem que ela percebeu que eu não oferecia nenhum tipo de perigo e desistiu do ataque! 🙂
    Que situação!
    Bjs

    Responder
  5. Emília 4 de março de 2009 às 11:08

    Ai, eu amo tartarugas de paixão, são dos meus bichos preferidos (família e amigos vivem mandando fotos delas para mim…)
    As fotos estão excelentes, me animei até a comprar uma caixa estanque para mim também (mas primeiro preciso comprar uma máquina melhorzinha).
    Lembrando da história da Luisa, realmente elas são muito ágeis: quando estava no Sueste, estava tranqüila vendo as bichinhas quando uma passou como um míssil por nós – eram uns dois garotos correndo atrás delas 😡 Fiquei impressionada com a velocidade da fofinha…

    Responder
  6. Carol Wieser | Trave 15 de março de 2009 às 14:47

    Oi Emília,

    Pra você que adora tartarugas uma caixa estanque será muito útil. Acho uma boa idéia investir em um equipamento desses, além de ser bem divertido usá-la debaixo dagua. Sobre as tartarugas, elas são muito ágeis mesmo. E fofas…

    🙂

    Beijos

    Responder

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>