Rabiscograma Mergulhante Noronhense! :)

Posted by & filed under .Mergulhando Overseas, AMÉRICA DO SUL, BRASIL, Fernando de Noronha, Pernambuco.

rabisco_essenciais

Se você NÃO tem muita afinidade com a água e pretende ir à Noronha, é bom começar a praticar ou mudar de destino….

Vou explicar, o turismo em Noronha está 80% ligado à água do mar. Por lá, ou você vira peixe ou no mínimo anfíbio!! Mas infelizmente ainda nos deparamos com pessoas que, por falta de pesquisa, fazem uma visão diferente do arquipélago e acabam se decepcionando. No 2º dia em Noronha encontramos um casal com duas crianças e ouvimos muitas reclamações de que eles não gostaram da ilha porque tudo envolvia água e com as crianças estava difícil achar coisas diferentes pra fazer (ah e reclamaram da infra-estrutura também). Bom, sinto informar (a todos), que se você não é fã de mar, praia, barco, ondas e outros esportes “mergulhantes”, DESISTA de Noronha!!!! E se você for chato e fresco, DEUSOLIVRE, nem pense em ir pra lá!!!
Noronha é um paraíso ecológico sim, é um lugar lindo de conhecer, mas é simples, rústico e todo o turismo está ligado a caminhadas, poeira, areia e mar.

Pra facilitar criei um “rabiscograma” resumindo em poucos desenhos, Noronha:

rabiscograma

Agora se você adora natureza e principalmente o mar, pode ter certeza que você chegou ao paraíso. Para os amantes do mergulho, esse lugar é o MUST!! Daí você vai me perguntar se mesmo sem saber mergulhar de cilindro você pode ir pra lá, e eu vou responder, DEVE! A ilha consegue suprir todas as categorias existente de mergulho, tais como: mergulho com dedo no nariz (isso, aquele mesmo que você faz uma pinça com os dedos, fecha o nariz e tibúúúm), mergulho de superfície (máscara, snorkel e nadadeira), mergulho livre (apnéia) e claro mergulho autônomo credenciado (scuba ou cilindro). Você não precisa ser super dotado de experiências e cursos pra aproveitar o ambiente, como eu já disse basta disposição. Mas uma vez dentro da água, curta ao máximo o seu passeio e aproveite os 40 metros de visibilidade que o mar de Noronha pode proporcionar.

Uma das dúvidas mais frequentes que recebo por e-mail é sobre locar ou não equipamento (máscara, snorkel e nadadeiras)… Olha, se você já possuir equipamento, leve com certeza. Se você não possui e acha que vale a pena investir, saiba que um equipamento básico (M, S e N) de boa qualidade vai custar em média R$ 200,00. Mas se você não tem nada nem quer gastar com isso, não se desespere, pois alugar esse tipo de equipamento em Noronha é a coisa mais fácil do mundo. Em todo lugar, inclusive nas pousadas você acha e muitas vezes consegue fechar um pacotinho bem em conta para o seu período no arquipélago. Em média, o valor do equipamento é R$ 15,00 diário, mas há uma boa negociação para períodos longos. E o preço acaba saindo uma bagatela.

Equipamento resolvido, como mergulho em Noronha???

Para os marinheiros de primeira viagem, algumas dicas bem importantes para utilizar o equipamento de snorkeling:
Dê um baita guspão na máscara (eca), esfregue com os dedos e enxágüe com a água do mar… Parece anti-higiênico, mas a saliva é um ótimo desembaçante natural e vai impedir que sua máscara atrapalhe seu mergulho. De preferência use a SUA saliva pra amenizar a porquisse.
Ajeite a máscara no rosto, e o snorkel na boca (segure com os dentes os mordedores do bocal e coloque os lábios para frente como se estivesse beijando alguém), garanta que seu snorkel esteja com o cano para fora da água.
Esqueça que você tem nariz, você não vai mais usá-lo neste momento.
Entrou água no snorkel?? Não engula, dê um soprão que ela sairá do aparelho, se mesmo assim não sair, tire o snorkel da boca, só não vá se afogar.
Cuidado com as nadadeiras, não seja desesperado e não bata as pernas sem controle. Com as nadadeiras você não precisa fazer esforço, ela é um facilitador para nadar.
Faça movimentos leves dentro da água, isso evita que levante partículas do fundo do mar (areia) e estrague a visibilidade dos outros que vem atrás de você.
Não suba nos corais ou fique em pé dentro da água. Isso pode machucar os seres vivos que ali habitam e pode comprometer o ambiente marinho. Não é isso que a gente quer né, se estamos indo pra lá justo pra ver eles…
Se você tem dificuldades com flutuação, alugue um colete de salva-vidas. É muito mais prático e seguro, além de te dar um conforto incrível na água.
Nade sempre perto das encostas, costeando o mar. É sempre nas formações de corais ou pedras que há mais vida marinha.
10º Passe protetor solar nas panturrilhas, bunda, costas e atrás das orelhas… Estas serão as áreas mais afetadas durante o mergulho. Você pode até achar que não queima, mas 45 minutos dentro da água é o suficiente pra fazer você dormir no cabide de noite.

rabisco_essenciais


Aprendi a me virar, aonde vou???

Fiz abaixo uma seleção dos meus lugares preferidos, separados por categorias de mergulho:

» Mergulho com dedo no nariz (tibúúúm)
As praias que mais gosto de tomar banho na ilha são: Conceição, Sancho, Sueste e Leão. Geralmente o mar é mais calmo e dá pra aproveitar bastante. Mas é bom se informar antes de entrar na água, pois dependendo da época do ano que você está indo, as condições pra banho podem variar MUITO.

» Mergulho de superfície (snorkeling)
Sueste, Sancho, Baía dos Porcos e Atalaia.
No Sueste, o snorkel é muito famoso e você poderá ter o prazer de mergulhar com as tartarugas, tubarões lixa e raias.
No Sancho o mergulho na praia considerada uma das mais belas do país é empolgante… Além de toda a vida marinha e cardumes de peixes, é possível ouvir os golfinhos…
Na Baía dos Porcos, é muito fácil avistar as raias. Na Atalaia, a exuberância da piscina natural esconde belas surpresas como moréias, lagostas e muitas espécies de peixes pequenos.

» Mergulho livre (apnéia)
… Haja fôlego!! Se quiser saber mais sobre essa modalidade, se informe com o pessoal local que são experts no assunto. Mas acredito que o Leão e o Sancho são locais bem adequados.

» Mergulho Autônomo (Scuba)
Ta aí uma boa oportunidade de fazer uma iniciação no mundo subaquático. Quem sabe você não se empolga e faz um curso de mergulho autônomo credenciado em Noronha? Já imaginou seu primeiro batismo naquele marzão? Existem três operadoras de mergulho na ilha: Águas Claras, Atlantis e Noronha Divers. As três são muito boas, mas as mais famosas são as duas primeiras citadas. Há vários pontos de mergulho, tantos que nem sei ao certo. Se interessar, procure uma das operadoras. Pra quem já mergulha, vixi, nem preciso citar… Mas dizem que mergulhar nas Pedras Secas é muito bom (ainda não tive a oportunidade), e você pretende ir mais fundo: Corveta.

:) Espero ter ajudado todos os mergulhadores ou aspirantes… beijos à todos!

hr_01

Conheça a Caroline Wieser

Carol Wieser escreveu 164 posts para o TRAVEL FOREVER.

Criadora e editora do blog, adora colocar os pés na estrada! Está sempre planejando uma nova viagem. Sua Bucket List é enorme (e azul), dificilmente irá conhecer todos os destinos que deseja, mas continua esperançosa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tags: , , , , , , , ,

16 Responses

  1. CarlaZ 5 de fevereiro de 2009 às 15:17

    Carol,
    adorei adorei adorei!
    Você só me deixa com mais vontade de ir a Noronha…
    Ah e me lembrou de uma coisa…tenho que fazer o curso de mergulho.
    Os desenhinhos estão ótimos!!!
    Beijos

    Responder
  2. Margarida 6 de fevereiro de 2009 às 17:28

    Tou que não me aguento com este post ! Assim não vale ! É divertido de mais…agora todos os outros ( principalmente os meus…) vão parecer sem graça…hehehe…adorei o "rabiscograma" e o design dos modelitos essenciais para a praia e mergulho… :-)
    Mas uma coisa é certa…jamais vou me meter debaixo de agua com uma máscara,com um cilindro e sei lá que mais…acho que sou definitivamente chata e fresca…hehe :-) …então Noronha para mim está out !

    Beijos

    Responder
  3. Luisa 7 de fevereiro de 2009 às 17:28

    Carol, vc se superou com esses desenhos! Eu tô morrendo de rir do modelito de mergulho!
    Quando fui pra Noronha fiquei só no snorkeling basico, mas a vida marinha ali me conquistou de tal maneira que, na primeira oportunidade, fiz o PADI.
    Agora estou só esperando uma oportunidade pra voltar e mergulhar como se deve!
    Bjs

    Responder
  4. pedroserra 16 de fevereiro de 2009 às 9:13

    Hey,

    Estou adorando a série sobre Noronha, principalmente as ilustrações, muuuuito boas. heheh.

    Guess what I did this weekend? Finalmente resolvi sair da clandestinidade e virar um mergulhador certificado. Chega de tanto ser batizado (mais de 20 mergulhos… com tanto batismo assim, vou direto para o céu… hehehe)

    Depois eu posto lá dizendo como foi.
    Bjs

    Responder
  5. Emília 4 de março de 2009 às 11:01

    Carol, tudo de bom os rabiscogramas! Eu não desenho nem um carrinho decente para o meu sobrinho :lol:
    No mergulho autônomo, não consegui mergulhar em Pedras Secas, ponto super famoso. Mas fui um pouco mais longe e o mergulho no Cabeço Submarino foi algo inacreditável, adoramos.
    E ouvir os golfinhos no Sancho tem algo meio de sonho…

    Responder
  6. Carol Wieser | Trave 9 de fevereiro de 2009 às 7:06

    Camila e Patrícia,
    O rabiscograma é uma forma de explicar para as pessoas que Noronha se resume em praia. Foi a maneira mais fácil que encontrei… ;)
    Acho que além de divertido, é bem expplicativo!! Podem usar e abusar dos desenhos…
    Beijos

    Responder
  7. Carol Wieser | Trave 9 de fevereiro de 2009 às 8:32

    Ahhhh Margarida…
    Pois você deveria experimentar um mergulho pelo menos 1 vez!!!
    Aposto que apesar de "chata e fresca" eu acho que você iria adorar muito!! Mas claro, já ir pra Noronha e não gostando muito de praia é bem complicado mesmo. Daí não há modelito fashion que ajude!!! hehehe
    Nem rabiscogramas…. ;)

    Beijos

    Responder
  8. Carol Wieser | Trave 9 de fevereiro de 2009 às 8:45

    Luisa,

    Uma das melhores experiência que tive foi voltar à Noronha. Sabe que nem sempre gosto de retornar à destinos, sempre procuro por novos lugares. Mas Noronha definitivamente voltei e claro, fiquei tão encantada como da primeira vez… parece até que a gente vai criando uma espécie de intimidade com o local. E digo, voltar pra lá e ainda dar uns bons mergulhos é muito melhor!!!

    Beijos

    Responder
  9. Carol Wieser | Trave 16 de fevereiro de 2009 às 14:29

    Oi Pedro!!

    Ahã… finalmente o curso de mergulho!!! Agora sim podes mergulhar com mais segurança, e não se preocupe que ainda não acabaram os batismos, provavelmente terá mais um, O OFICIAL !!! Hahahaha. Agora quero começar a ver umas fotinhas de mergulho no seu blog. ;)

    Abraços

    Responder

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>