Um lugar pra voltar: Noronha

Posted by & filed under AMÉRICA DO SUL, BRASIL, Fernando de Noronha, Pernambuco.

fn1_04

Eu tenho memória de Elefante, difícil errar o caminho da volta, e uma vez que eu aprendo ele então, me segure…VIXI!
Acho que infernizei tanto a vida do maridex que consegui convencê-lo de ir à Fernando de Noronha, ele pela 1ª vez, eu pela 2ª(x)!
Quando descemos do avião parecia que eu já tinha literalmente vivido ali… lembrava de tudo tim-tim-por-tim-tim, do saguão do aeroporto, dos procedimentos, das lojinhas e claro, daquele calorzinho que só Noronha sabe fazer!!
Ahhh que delícia de lugar, há quem fale ao contrário, que não goste de lá, mas eu simplesmente acho o máximo. É simples, é bonito, é aconchegante, é sensacional! Acho que já deu pra perceber o meu fascínio declarado por esse lugar, mas pra quem já foi uma (x) e voltou outra, posso dizer que sou fã de carteirinha!!!! Aliás, não seria uma má idéia criar uma espécie de passaporte Noronhense para viajantes assíduos!!

Sou uma pessoa privilegiada, pude conhecer Noronha 2 vezes e em 2 épocas diferentes. A primeira foi em maio de 2005 (veja aqui), o mar de dentro estava um tapete de liso, exploramos tudo que deu do lado leste da ilha, que engloba as praias do Sancho, Baía dos Porcos, etc. Mas dessa vez, em Janeiro 2009, o Mar de Fora estava mais calmo que o de dentro e consequentemente podemos aproveitar mais as praias do Leão, Sueste, etc… Pra mim foi bom, pro Maridex nem tanto, pois ele não pode conferir exatamente o que significa mergulhar e aproveitar a Praia do Sancho e a B. Dos Porcos 🙁

fn1_00
Vista aérea dos 2 Irmãos! De cima já dava pra ver que o mar estava bem agitado…

No dia em que chegamos, saímos do aeroporto e antes de se instalar na pousada, já fomos para a operadora Águas Claras marcar nossos mergulhos. O pessoal foi logo avisando que se tivéssemos tempo na ilha, era melhor deixar o mergulho pra alguns dias depois pois havia entrado um swell e o mar estava simplesmente agitadíssimo. Felicidade para os surfistas, pois as ondas chegavam até 4 metros de altura. Resumindo, entrar no mar sozinho nem pensar e mergulhar no Sancho então, puro sonho. A Baía dos Porcos estava inacessível, não pudemos sequer chegar nela por causa da maré que impossibilitava o acesso. Mas paciência, se eu soubesse (e pudesse mudar minhas férias), teria ido entre os meses de Julho e Setembro que é a melhor época pra aproveitar Noronha e ter a garantia que o mar (de dentro) estará calmo. Mas enfim, uma vez por lá, a gente sempre procura fazer o que dá conforme as possibilidades e claro, de modo geral não deixamos de aproveitar a ilha!

Mergulhos marcados pra dali a 3 dias, fomos logo tratando de buscar o passeio para o dia seguinte, acabamos optando pelo clássico: ILHATUR. Esse é um passeio básico pra quem quer conhecer a ilha, é ideal pra fazer no primeiro dia no arquipélago. Dá uma boa noção das distâncias e se você for observador, depois consegue fazer tudo sozinho. Melhor é alugar um buggy pra esse tur, mas devido à alta temporada, os buggys estavam um absurdo de caro, iriam custar em média R$ 300,00 a diária, enquanto o Ilhatur pela agência Atalaia estava custando R$ 70,00 por pessoa, ou melhor, metade do preço!! Então topamos encarar o desafio, o carro da agência era uma Land Rover, não parecia tão ruim… Mas confesso que fazer um tur desses em carro fechado não é nada agradável. Todos as paradas foram maravilhosas, mas os entre-meios do percurso judiaram a gente, e por sermos os “mais jovens” do grupo, nos propusemos a se espremer no porta-malas do Jeep com outros 2 mais jovens ainda. Ai, coitados de nós 4, um calor e um chacoalho pra ninguém botar defeito. Hehehe, este tipo de experiência é única e dos momentos ruins conseguimos dar boas risadas junto com o grupo. Desse passeio já surgiram novas amizades e companheiros para dias subsequentes agradáveis em Noronha.

O Itinerário do Ilhatur se resumiu em:
– Praia da Cacimba do Padre (maré estava alta, não conseguimos acessar a Baía dos Porcos, mas deu pra ter uma noção do quão bravo estava o mar).
– Snorkel no Sueste (vimos muitas tartarugas, mas o mar tava meio mexido, e a visibiliade não estava das melhores)
– Trilha e Praia do Leão (foi muito bom, o mar estava calma e fizemos mergulho livre por lá)
– Trilha do Sancho (não descemos na praia pois o mar não tava pra banho, mas as famosas fotos saíram)
– Mirante da Ponta Air France, Buraco da Raquel e Praia da Caieira (momentos kodak)
– Dia finalizado com o pôr do sol no Boldró (opa!!! Caipirinha de Sagatiba pra fechar o dia)

Ahhhh viu??? Acabei me empolgando e já atropelei os posts… era primeiro pra eu falar da pousada, da infra estrutura, dos compromissos ambientais… blá blá. Depois era pra ter falado do Ilhatur com detalhes, mas acabei me empolgando. Então essas dicas vou dar na sequência (se é que terá uma), mas por enquanto fiquem com algumas fotinhas!!!

fn1_01
Praia Cacimba do Padre

fn1_02
Trilha do Sancho

fn1_03

Mirante do Sancho

fn1_04
Vista priviligiada dos 2 irmãos.

fn1_13
Acreditem!! Esta é a famosa Baía dos Porcos. Na versão agitada.

fn1_05
Ahhhh Claro, uma paisagem dessas pede uma clássica MNB.

fn1_06
Snorkel no Sueste

fn1_08
Alguns peixinhos…

fn1_10
Praia do Leão

fn1_12
Mirante da Ponta do Air France

fn1_11
Por do Sol no Boldró!!

hr_03

Conheça a Carol Wieser

Carol Wieser escreveu 165 posts para o TRAVEL FOREVER.

Criadora e editora do blog, adora colocar os pés na estrada! Está sempre planejando uma nova viagem. Sua Bucket List é enorme (e azul), dificilmente irá conhecer todos os destinos que deseja, mas continua esperançosa!

Veja também:

Tags: , , , , , , ,

18 Responses

  1. CarlaZ 27 de janeiro de 2009 às 5:06

    Ai Carol que delícia! Eu sempre morri de vontade de ir a Noronha e agora sinto que não deve demorar muito…Vendo essas fotos deu ainda mais vontade.
    O grande problema é não ter tempo, o ideal seria ter 6 meses de férias por ano…
    Eu não sabia que o mar ficava assim super agitado, achava que tinha uma época mais agitada que os surfistas aproveitavam mas não que impedisse de ir a certas praias.
    Já que vi que virão mais post e mais fotos lindas. Oba!
    Beijos

    Responder
  2. Camila 27 de janeiro de 2009 às 5:06

    Que lindo, Carol!!!! Ainda bem que você voltou lá pra nos trazer essas fotos maravilhosas! Quero todos os detalhes pra eu poder planejar minha viagem a Noronha (um dia…) também. Beijos!

    Responder
  3. Luisa 27 de janeiro de 2009 às 5:57

    Carol, isso nao se faz!
    Fico um tempinho desconectada e, quando finalmente apareço, dou de cara com essas praias!
    A Tailandia parece ser incrivel (um dia quem sabe…), mas Noronha è imbativel! Tà na minha wish list levar o namorado para mergulhar por la…
    Que venham muitas dicas para eu organizar tudo direitinho!
    Bjs

    Responder
  4. Carol Wieser | Trave 27 de janeiro de 2009 às 7:00

    CarlaZ,
    Pois é, eu pensava como você. Achava que o mar ficava sim um pouco mais alto, mas não que impedisse de fazer tantas coisas. O mar surpreendeu… tava muito alto, e dava medo de entrar na água. Na verdade ninguem aconselhava, os próprios guias diziam que não era pra entrar na água. Tanto que banho de mar mesmo, só tomamos no Sueste e na Praia do Leão… do outro lado da ilha nem pensar.

    Beijos

    Responder
  5. Carol Wieser | Trave 27 de janeiro de 2009 às 7:05

    Luisa,

    Você falou a palavra chave de Noronha: Mergulho!!!!!
    Estar em Noronha significa: Cabeça, pernas e Nadadeiras (como extensão do corpo) 😉
    Essa é a essencia da ilha! E levar o maridex pra mergulhar por lá é uma ótima idéia.

    Abs

    Responder
  6. Margarida 29 de janeiro de 2009 às 17:16

    Bom,isso é mesmo tortura…ver essas fotos metida numa chuva que não passa vai para 15 dias…grrrrrrrrrr…mázinha! 🙂
    Aqui em Portugal Fernando de Noronha é um dos destinos mais falados do Brasil e agora eu estou vendo porquê !!
    Mesmo assim continuo na ideia de ir ao Sul na próxima vez que for aí…gostei muito da Penha! Agora sou eu que peço mais posts sobre Santa Catarina para me organizar… 😉

    beijos

    Responder
  7. Carol Wieser | Trave 30 de janeiro de 2009 às 10:14

    CarlaZ,

    Realmente, cada vez que pedimos pra alguém tirar a foto MNB, eles nunca imaginam que a gente vá virar de costas e colocar a mão uma na bunda do outro. Geralmente é uma situação hilária, mas geralmente o pessoal entra no clima e dá boas gargalhadas!!

    Beijos

    Responder
  8. Carol Wieser | Trave 30 de janeiro de 2009 às 10:19

    Margarida,

    Encontramos muitos Europeus em Fernando de Noronha. Tenho certeza que deve ser um lugar bem comentado por ai… Que bom!! Fico feliz que as agências de turismo européias ofereçam outras opções de destinos brasileiros que não seja apenas RIO DE JANEIRO!!! Você por exemplo, já está se animando a conhecer Santa Catarina!! Isso é muito bom.

    Vou colocar mais posts de lá, pra deixar você com ainda mais vontade de fugir do frio…. hehehe
    Mas da chuva não te garanto… pois está chovendo muito por aqui também.

    Beijos

    Responder
  9. Mari Campos 31 de janeiro de 2009 às 17:04

    Carol, que fotos!!!!
    Sabe que, como brasileira, Fernando de Noronha é uma das maiores lacunas na minha vida-viajante. Eu ia dar um fim nisso agora, em fevereiro, mas outras ondas (ou ventos, melhor dizendo rs) me levam amanhã pra Amazônia outra vez… Acho que Noronha vai ter que esperar 2010 chegar. 😉

    Responder
  10. Michel Zylberberg 2 de fevereiro de 2009 às 5:55

    É Carols, como já tinha avisado no e-mail, tinha que passar aqui para degustar as news do blog!!
    MNB e tapa na cara esses posts!! aauhauhhaa demaissssssssss
    Pra Noronha ainda não fui, mas irei. É "ô" lugar que tenho que conhecer antes de morrer.. hueuheuhehue
    Vou conferir as infos da Tai… e aquelas cores são de verdade mesmo.. meus olhos daltonicos puderam ver de pertinho tambem.. 😀
    Beijo e boa semana!!
    Valeu, Michel

    Responder
  11. Emília 4 de março de 2009 às 10:51

    Carol, estive em 2005 em Noronha também! Mas em setembro. E eu nunca podia imaginar que você gostar tanto do lugar, com certeza é um na minha lista para voltar várias vezes, espero. Aliás, estava pensando em fazer os posts de Noronha quando terminasse a Grécia, coincidência 😀
    A foto MNB está ótima 😆

    Responder

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>