Oeste de Santa Catarina: Rota da Amizade

Posted by & filed under AMÉRICA DO SUL, BRASIL, Joaçaba, Piratuba, Santa Catarina, Treze Tílias.

joa_02

Estava pensando… Nada mais justo que começar a falar um pouquinho do meu estado de origem: SANTA CATARINA. Esporadicamente vou fazer alguma postagem do oeste e meio-oeste Catarinense, região que eu considero belíssima e muita pouca gente conhece (ainda). Pra vocês se situarem melhor, estou falando especificamente da região entre a BR 116 e a fronteira com a Argentina, conhecida como Rota da Amizade (ver mapa abaixo).

m_rota_amizade      m_sc_rota_amizade
Mapas: Rota da Amizade

Não existe nenhuma cidade grande por lá, pelo contrário, cidadezinhas pequenas mas que possuem muito charme e tradições. Uma lugar com culturas e costumes diversos. A tradição gaúcha, por exemplo, é muito forte por lá. É corriqueiro ver toda manhã as pessoas sentadas nas varandas de suas casas tomando um belo chimarrão. Sem falar dos CTGs (bailes gaúchos), com vestimenta típicas que frequentemente agitam os sábados de uma cidade daquele interior.

joa_02

A cultura europeia também está fortemente presente, mais especificamente as tradições austríacas (minha antecedência), belíssimas que até hoje mantém suas raízes como na cidadezinha charmosa de Treze Tílias, considerada o Tirol Brasileiro. A cultura italiana, claro, que não podia faltar no Vale da Uva e do Vinho (Videira, Tangará e Pinheiro Preto). Em Fraiburgo, o cultivo de maçãs é famosíssimo, pudera, é responsável por quase metade da produção nacional. Temos também fontes de águas termo-minerais, como o município de Piratuba, que é muito procurado no estado. Turismo rural em Chapecó. Algumas das maiores empresas de alimentos são de Concórdia e região (Perdigão e Sadia).

trezet_01
Dança Típica Tirolesa em Treze Tílias (Foto: Picasa)

Sem falar que a região possui um apelo histórico muito forte. A Guerra do Contestado por exemplo, foi uma das mais sangrentas revoltas ocorridas no Brasil e deixou mais de 25 mil mortos na época. Graças à ela, Santa Catarina pode definir seus atuais limites territoriais, e as marcas dessa revolução podem ser vistas em lugares como Irani, Caçador e Curitibanos.

Em Joaçaba, outra cidade do meio-oeste Catarinense (minha terra Natal), recentemente foi inaugurada a 3º maior estátua religiosa do mundo: o Monumento Frei Bruno. Ele ganhou fama de milagreiro e conquistou milhares de fiéis. A crença no frei é tamanha que os devotos organizam documentos para iniciar o processo de beatificação. Esta estátua com 37 metros de altura, segundo relatos, só perde em tamanho para a Estátua da Liberdade e o Cristo Redentor. Sem falar que Joaçaba possui o melhor carnaval do sul do Brasil, é mole? 🙂

joa_01
Carnaval em Joaçaba

Enfim, têm muita coisa legal pra ver e visitar no oeste Catarinense. Basta saber por onde começar e eu claro vou devagar, mas com classe, pois o próximo post será sobre Treze Tílias!

Principais municípios:
Concórdia, Chapecó, Videira, Piratuba, Joaçaba, Treze Tílias e São Miguel do Oeste.

Conheça a Carol Wieser

Carol Wieser escreveu 165 posts para o TRAVEL FOREVER.

Criadora e editora do blog, adora colocar os pés na estrada! Está sempre planejando uma nova viagem. Sua Bucket List é enorme (e azul), dificilmente irá conhecer todos os destinos que deseja, mas continua esperançosa!

Veja também:

Tags: , , , , , , , , , , , ,

19 Responses

  1. Carol Wieser | Trave 18 de dezembro de 2008 às 6:27

    Oi Guta!!

    Sou suspeita a falar de Santa Catarina pois adoro meu estado… Moro em Curitiba há 10 anos, mas não consigo falar que sou paranaense, pois meu estado do coração é SC!

    Sobre as chuvas, realmente estamos torcendo pra que o tempo firme e pare de chover!! O litoral de Santa Catarina está muito judiado, mas no oeste, não chove tanto e não tivemos problemas nenhum com as chuvas (ainda bem)!!!

    Beijos

    Responder
    • Lene Gomes 22 de agosto de 2012 às 14:51

      Olá Carol, sou paraense e gostaria de saber a respeito das estradas, se são boas e tranquilas para trafegar até piratuba e demais cidades da rota da amizade, quais os cuidados que devem ser tomados durante o trajeto, bem como os postos de gasolina para abastecer, onde comer durante o referido trajeto.

      Responder
      • Carol Wieser 24 de agosto de 2012 às 0:32

        Lene, Por qual estrada vc vem?

        Em geral as estradas que ligam interior a interior estão em bom estado.
        Não tem muito segredo, geralmente durante todo o trajeto existem pequenas cidades e a maioria delas tem postos de gasolinas com restaurantes. Ou mesmo nas cidades, bons restaurantes.

        Abs

        Responder
  2. Camila 18 de dezembro de 2008 às 16:08

    Que legal falar da sua terra aqui, Carol! Não sei porque, mas tenho uma atração pelo sul do Brasil. E eu só dei uma passadinha por aí, conheço bem pouco. Acho que deve ser porque não gosto muito de calor. hehe

    Beijos!

    Responder
  3. Margarida 20 de dezembro de 2008 às 13:49

    Carol

    Já estou com o caderninho preparado para os proximos posts! Estou super curiosa sobre Treze Tílias…não só pelo nome mas por ser um lugar onde se dançam danças tirolesas! É um bom exemplo da diversidade do Brasil!
    Quando voltar ao Brasil é de certeza para visitar o Sul…Santa Catarina vai ser a minha prioridade!!

    beijos e Feliz Natal

    Responder
  4. Carol Wieser | Trave 22 de dezembro de 2008 às 17:21

    Oi Camila,

    É difícil quem vem a Santa Catarina ou ao Sul do Brasil e não goste… 😯 Acho que por causa da organização, da cultura marcante, do povo, do carisma…. Sem falar das nossas praias lindíssimas!! (deu pra perceber que eu sou babona pelo meu estado)

    Acho que você deveria sim vir pra cá com mais CALMA e curtir mais, tenho certeza que você vai se apaixonar mais ainda. 😉

    Beijos

    Responder
  5. Carol Wieser | Trave 22 de dezembro de 2008 às 17:26

    Margarida!!

    Coloquei o post sobre Treze Tílias, agora tenho certeza que você virá pra cá… não só pra conhecer a cidade, mas pra comer aquelas guloseimas austríacas com tempero brasileiro que só aqui você conseguirá apreciar… 😛

    Sobre as danças, esse povo é muito animado mesmo, são super metódicos e de uma disciplina invejável. Treinam todo dia, e gostam muito do que fazem!!!
    É bem divertido ver uma apresentação deles.

    Beijos

    Responder
  6. marlene 24 de abril de 2009 às 1:14

    Carol gostei do seu blog e gostaría de saber sobre cursos de inglês intermediário para avançado em Fort Lauderdale, tenho minha irmã por lá mas ela não sabe sobre este assunto, pode me ajudar, vc conhece outros blogs de gente que fez ou faz cursos por lá. (inclusive gratuito).
    Obrigada

    Responder
  7. Márcia 11 de maio de 2009 às 15:29

    Carol
    Parabéns pelo seu trabalho, valeu a pena.
    Tenho uma aimiga que deverá ser mtransferida para Treze Tília por isso resolvi pesquisar sobre ela que pelo que vi é linda, até me deu vontade de morar aí; o problema é o frio, sou frienta demais mesmo morando no Rio.

    Tchau

    Responder
  8. Miin :} 25 de maio de 2009 às 7:44

    Nossa, adorei essa pesquisa :), me ajudou muuuuuuuito e pude ter várias informações sobre a região. Estou fazendo um trabalho de escola e achei super importante 🙂
    beijoo :*

    Responder
  9. Marilene 27 de junho de 2009 às 20:53

    Nossa Carol, que legal encontrar uma pg sua falando da nossa terra. Amanhã vou dar um giro pela rota do vinho para levar uma amiga conhecer e resolvi procurar os enderêços das cantinas e olha o ue encontro. Você. Abraços e parabéns. Abraços pro Bibo e pra Vc.
    Marilene

    Responder
  10. olívia 31 de maio de 2010 às 19:37

    noooooooossa seu blog é mt lindoo!! Por favr não apague nada que esta aii e continue postando sobre o oeste catarinense porque tenho um trabalho que eu tenho que fazer um roteiro turistico e esse site esta me ajudando bastante a ter uma noção de onde começar e td mis importante do oeste. obrigada meeeesmo!!

    beijos

    Responder

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>