Ilha do Mel | Doce Reserva da Biosfera.

Posted by & filed under BRASIL, Ilha do Mel, Paraná.

i_m_00.jpg

Nada foi planejado! Na verdade estávamos querendo passar um final de semana na Ilha do Mel há tempos, mas não havia pintado a oportunidade ainda. Enfim, na sexta-feira retrasada (27/10/2007) decidimos em cima da hora ir para lá: eu, Bibo, Sil e o Sr. Edson. Como sempre o tempo aqui em Curitiba não decidia fazer sol ou não, mas o calor foi convidativo para um passeio na praia. Saímos ao meio-dia de sábado e assim que chegamos a Pontal do Sul pegamos o barco que leva a praia de Encantadas. A viagem é super tranqüila e em meia hora você está lá. Em geral as acomodações na Ilha são bem simples, mas digo que dessa vez acertamos em cheio! A pousada que nos hospedamos foi um achado pelo mundo virtual, o nome é Caraguatá e além de charmosa, é extremamente limpa e têm um café da manhã sensacional. Não espere por luxo, quando refiro a sensacional quero dizer simples, caprichado e delicioso! Os proprietários são umas gracinhas e já começamos nosso tour com um astral super bom. Depois de deixar as malas no quarto partimos para nosso 1º passeio: Gruta das Encantadas e Mar de Fora. A caminhada até a gruta leva em torno de 15 min do ponto de partida e o acesso até a gruta não foi possível por causa da maré cheia. Não sofremos com isso e de lá fomos para a praia do Mar de Fora. Como o próprio nome diz, é mar aberto e brabo, ideal para quem gosta de surfar, aliás, só tinha surfista na água naquela ocasião. Como não nos enquadramos neste perfil, paramos para uma cervejinha básica e um camarão delicioso na praça de alimentação. Na volta um açaí para arrematar e mais tarde uma janta bem reforçada para terminar o estrago do dia.

Calma, vocês devem estar pensando, nossa, esse pessoal só come, e é verdade, comemos muito nesse final de semana, mas caminhamos também oras! Afinal, acha que é fácil agüentar uma caminhada de Encantadas até o Farol das Conchas, que dá exatamente 5,7km (3 horas) de caminhada na areia? Não é uma tarefa fácil para um domingo de manhã, mas vale a pena, o passeio é lindíssimo com muita beleza natural inclusa, e o melhor, não precisa de guia e nem de tour organizado para realizá-lo. Basta um biquíni, havaianas, muito protetor solar e dinheiro para comprar outro açaí no meio do caminho… Hehehe, ops se quiser levar água é legal também, hidrata!

Dica: o farol das Conchas é um ponto imperdível do passeio, lá têm um mirante com paisagens sensacionais. Na descida aproveite para um banho na praia do farol, que é super calminha e convidativa depois de uma boa caminhada! Volte por Brasília e pegue uma carona de barco até Encantadas novamente, o percurso custa apenas R$5,00 por pessoa e não deixa de ser outro passeio turístico, só que pelo mar. Duro é pensar que de barco leva 10 minutos o que a gente levou 3 horas para fazer… Mas se não fosse isso não teria a menor graça!

O melhor da ilha está na preservação ambiental e na consciência de conservação ecológica que ainda preserva! É bem provável que quando os primeiros habitantes chegaram ali, há tantos anos atrás, tenham visto a mesma paisagem que hoje a Ilha do Mel conserva, isso não é fascinante?

i_m_01.jpg
i_m_02.jpg
Esta é a barca para Ilha do Mel…
i_m_22.jpg
i_m_03.jpg
Chegada na Ilha…
i_m_04.jpg
Gruta das Encantadas.
i_m_05.jpg
O pulo na Ilha… ( isso foi antes daquela cerveja básica), queria ver eles fazendo isso depois!!!
i_m_06.jpg
Mar de Fora.
i_m_07.jpg
i_m_08.jpg
Praia de Encantadas.
i_m_19.jpg
Pousada Caraguatá…
i_m_09.jpg
Super café da manhã.
i_m_10.jpg
i_m_23.jpg
i_m_11.jpg
Regenerando a natureza…
i_m_12.jpg
No meio do caminho, mal sabiam eles que era apenas o começo de um terço…
i_m_13.jpg
i_m_14.jpg
Parada para um Açaí no Grajagan…
i_m_15.jpg
Hum, delicioso.
i_m_16.jpg
Os mais bonitos… subindo para o Farol.
i_m_17.jpg
Praia do Farol.
i_m_18.jpg
Farol da Conchas.
i_m_20.jpg
i_m_21.jpg
Tendo que retornar…

Mapa Ilha do Mel
:: Mapa da Ilha ::

Conheça a Carol Wieser

Carol Wieser escreveu 165 posts para o TRAVEL FOREVER.

Criadora e editora do blog, adora colocar os pés na estrada! Está sempre planejando uma nova viagem. Sua Bucket List é enorme (e azul), dificilmente irá conhecer todos os destinos que deseja, mas continua esperançosa!

Veja também:

Tags: , , ,

9 Responses

  1. Valdir 13 de novembro de 2007 às 16:31

    Oi, Carol!
    Estivemos, em quatro pessoas, na Ilha do Mel, no mesmo dia que você. A gente deve ter se encontrado no Farol, talvez.
    Muito bom o seu relato e ótima a reportagem fotográfica. Eu e a mulher gostamos de viajar, mas só num raio (rodoviário) de 1500 km da base, Campo Grande – MS.

    Responder
  2. Carol Wieser | Trave 11 de abril de 2008 às 11:37

    Nossa!! E não é que as fotos são parecidas mesmo???
    Acho que eu tenho uma queda por lugares que inspiram natureza selvagem… é tão bom saber que ainda temos "locais" que mantém aquele feeling mágico e despertam um fascínio nas pessoas que a gente não sabe ao certo descrever, enfim, é melhor viver o lugar e sentí-lo. A ilha é assim, uma incógnita.

    Depois vou dar uma olhadinha com calma no seus blogs….

    Obrigada pela visita e vê se não some…

    😉

    Responder
  3. Emília 4 de julho de 2008 às 15:16

    Oi, Carol!
    Já faz tempo que via o seu nome no blog da Luisa e só agora vim fazer uma visita…parabéns pelo 1 ano! O meu também está quase lá e tanta viagem já aconteceu…que bom, né? 😉
    Adorei a Ilha do Mel também, estive lá há uns 3 ou 4 anos atrás. No primeiro dia não tivemos tanta sorte e choveu um bocado (justo o dia em que cismamos de ir andando de Encantadas a Fortaleza 🙄 ) Mas depois abriu um sol lindo e pudemos curtir a ilha, que é uma beleza mesmo. Um abraço!
    PS: A foto do siri está linda!

    Responder
  4. Carol Wieser | Trave 4 de julho de 2008 às 16:50

    Oi Emília!

    É tão legal quando pessoas do mesmo interesse se encontram e ainda descobrem que têm destinos em comum… adoro trocar este tipo de experiência!!

    Ahã, agora entendi porquê você gostou tanto da foto do siri, hehehe, você tem uma no cabeçalho do seu blog que aliás está show de bola… mais tarde dou uma olhadinha com calma nos seus posts, mas de cara posso dizer que vou bater cartão por lá.

    Sobre a ilha, chuva no litoral do Paraná é algo mais do que comum… parece até que São Pedro adivinha quando planejamos qualquer viajem pra lá!!! Apesar do aguaçero a gente se diverte não??? 8)

    Beijos e Volte Sempre!

    Responder
  5. Jonas 13 de junho de 2009 às 13:29

    Vc tirou uma foto do terrível caramujo africano que infesta nosso litoral e pode transmitir inúmeras doenças !

    E essa Ilha do Mel é maravilhosa!

    Responder

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>